BLOG

Materiais e Notícias
sobre o nosso mundo

Category filter:AllAtualizações e NotíciasCultura
Por enquanto é isso… ;-)
circo.jpg

O Festival de Circo de Florianópolis traz toda a magia do Circo para a Ilha da Magia. O circo é certamente uma das artes mais democráticas que existem. Ele celebra a diversidade: são homens e mulheres, pessoas altas e baixas, pessoas de diferentes nacionalidades e biotipos que, independentemente de qualquer característica física ou cultural, celebram a raça humana e a sua capacidade de fazer coisas surpreendentes.

Sonhar é viver o nosso mundo

É com esse espírito de diversidade e amor às pessoas que propomos a criação de um festival único em Florianópolis. Um evento pensado para potencializar a ocupação da cidade pelas artes do circo em suas variadas tendências. Ao longo da programação deste primeiro Festival de Circo de Florianópolis, o público pode assistir espetáculos de curta e longa duração, de artistas locais, nacionais e internacionais. Também compõem a programação intervenções artísticas, incluindo ações sociais no Hospital Joana de Gusmão, além de experimentações circenses para crianças e workshops para amantes do circo. Todas as atrações são gratuitas!

— O festival busca a mescla de apresentações ancoradas na tradição e espetáculos com característica do novo circo. O propósito é reavivar a força das artes circenses latentes no imaginário cultural, formando plateias, incentivando a criação de projetos circenses locais ligados à cidadania e reacender o valor dessa arte na população ao reconhecer e descobrir seus talentos locais — afirmam os idealizadores Tailor Morais e Gabriel Pereira, da Marte Cultural.

Formação de plateia, formação de artistas

O intercâmbio cultural entre artistas de diferentes cidades do Brasil e do exterior também é um dos propósitos do festival. Em 2019, foi a vez do cultuado Palhaço Tomate, da Argentina, apresentar dois espetáculos: Tomate, Puro Tomate e Tomate Callejero. Há 25 anos o artista apresenta montagem sem texto falado, número premiado em três continentes. De Cuba, o artista Rafael Gómez Pérez apresentou clássicos da arte do ilusionismo: leitura da mente, aparição e desaparecimento de objetos e outros truques.

Festival de Circo de Florianópolis
Idealização, Organização e  Produção: Marte Cultural

Seja um Patrocinador
Acessar a página do Projeto