Dança em Trânsito promove aulas gratuitas para profissionais com professores de destaque da cena contemporânea

Dança em Trânsito promove aulas gratuitas para profissionais com professores de destaque da cena contemporânea

Christian-AGO-0613-em-aula-1200x800.jpg

O Dança em Trânsito promove aulas gratuitas para profissionais com professores de destaque da cena contemporânea. Realizadas desde 4 de junho, as aulas para profissionais de dança oferecidas pelo festival internacional Dança em Trânsito entram no terceiro mês trazendo nomes como Christian Moyano (Montevidéu, Uruguai), Alex Neoral (RJ) e Mário Nascimento (MT).

Sempre às sextas-feiras, as aulas têm duração de 1h30 e são gratuitas e online, mediante inscrição. Para participar é necessário enviar um breve currículo, de até três linhas, para o email online@espacotapias.com.br. As aulas serão disponibilizadas para o público no canal do YouTube do Espaço Tápias.

Abrindo as duas primeiras semanas da programação de agosto, nos dias 6 e 13, o uruguaio Christian Moyano fará um “convite para trabalhar o corpo potencial, em diálogo entre o impulso e a criatividade reflexiva”, resume. No dia 20, Alex Neoral parte dos métodos de composição, movimentos, sensações e vivências que serviram como impulsos criativos para as obras da Focus Cia de Dança coreografadas por ele para fazer uma preparação técnica forte, que mescla princípios da dança clássica com abordagens de um corpo contemporâneo, frases de solo e sequências coreográficas. Já o bailarino, professor e coreógrafo Mário Nascimento encerra o mês, no dia 27, com uma proposta que visa abrir os canais para a criação. “A partir da linguagem e técnica próprias da minha vivência, farei trabalhos de solo, explorações de planos e alturas, expansão e células de movimentos”, explica.

A 19ª edição do Dança em Trânsito começa em outubro e segue até dezembro em formato híbrido, presencial e online, percorrendo diversas cidades. Mais informações serão divulgadas à frente. Apresentado pelo Ministério do Turismo, o festival internacional é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale e Engie.

 

BIOS

Christian Moyano

Graduado na Escola Nacional de Dança SODRE, no Uruguai, Moyano é bailarino e coreógrafo há dez anos, tendo dançado clássicos como Giselle e Lago dos Cisnes, com a SODRE National Ballet, dirigida por Julio Bocca, além de espetáculos contemporâneos em companhias como a Cia de Dança Martín Inthamoussú.

 

Alex Neoral

Alex Neoral iniciou seus estudos em dança em 1994. Fez parte de companhias cariocas como Cia de Dança Deborah Colker, Nós da Dança, Grupo Tápias e Cia Vacilou Dançou. Em 2000, fundou a Focus Cia de Dança, atualmente uma das mais atuantes do Brasil, tendo se apresentado em mais de 90 cidades brasileiras, assim como em mais de uma dezena de países, como Alemanha, Itália, França, Portugal, Estados Unidos e Colômbia. Como professor de dança contemporânea, ministrou aulas em Washington DC, Canadá e na Itália, além de vários workshops pelo Brasil. Como coreógrafo convidado fez inúmeros trabalhos, destacando a remontagem de Pathways para o CityDance Ensemble de Washington DC, peças inéditas para Teatro Bolshoi no Brasil, Cia Nós da Dança e São Paulo Cia de Dança, além de musicais e peças teatrais. É coreógrafo da comissão de frente da Unidos da Viradouro há 12 anos. Em 2016, sua cia foi agraciada com a Comenda Ordem do Mérito Cultural, o prêmio mais importante do Ministério da Cultura.

 

Mário Nascimento

Em seus 30 anos de carreira como Bailarino, Professor e acima de tudo Criador, Mário Nascimento construiu uma assinatura própria, um jeito de fazer dança, ou melhor, de construir a sua dança. Sua trajetória tem como bases técnicas a Dança Moderna e clássica, Artes Marciais, Atletismo, Música (percussão) e técnicas de Dança Contemporânea. Desde 2020 é diretor artístico do Corpo de Dança do Amazonas (CDA).

 

SERVIÇO:

Aulas de Dança Contemporânea / Manutenção para profissionais de dança e artes cênicas

PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO (sempre às sextas)

06 – Christian Moyano (Montevidéu, Uruguai)

13 – Christian Moyano (Montevidéu, Uruguai)

20 – Alex Neoral (Rio de Janeiro, Brasil)

27 – Mário Nascimento (Manaus, Brasil)

Horário: 13h30 às 15h

Inscrições: envio de currículo (3 linhas) para o email online@espacotapias.com.br

 

Apresentado por:

MINISTÉRIO DO TURISMO

Patrocinado por:

INSTITUTO CULTURAL VALE

ENGIE

Realização:

ESPAÇO TÁPIAS

SECRETARIA ESPECIAL DE CULTURA

MINISTÉRIO DO TURISMO

GOVERNO FEDERAL – PÁTRIA AMADA BRASIL

 

Dança em Trânsito

Criado em 2002, o Dança em Trânsito é um festival internacional de dança contemporânea que tem por objetivo valorizar, promover e democratizar esta expressão artística, seja pelo intenso intercâmbio entre artistas e companhias do Brasil e do exterior, como também pela itinerância, percorrendo desde as grandes cidades até pequenas localidades no interior do Brasil, em teatros ou espaços públicos. Sua atuação abrange ainda residências artísticas, com oficinas de criação, e workshops, abrindo canais para novos talentos da dança, e a formação de plateias, estimulando o interesse pelas artes e pela dança. O festival é parte do projeto Ciudades Que Danzan, que reúne 41 cidades em diversas partes do mundo com o intuito de difundir a dança contemporânea. Desde a sua criação, o Dança em Trânsito já realizou mais de 650 apresentações de dança contemporânea, abrangendo 103 companhias nacionais e 59 internacionais, de 18 países, passando por 26 cidades no Brasil e no exterior, para um público de mais de 48 mil pessoas. A edição 2020, 100% online, envolveu 739 participantes de 68 cidades e 18 países, com um total, entre transmissões e redes sociais, de mais de 170 mil acessos.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso e fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Em 2021, são mais de 150 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados pela Vale via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Visite o site do Instituto Cultural Vale para saber mais sobre sua atuação: institutoculturalvale.org.

Sobre a ENGIE Brasil

No Brasil, a ENGIE é a maior produtora privada de energia elétrica no país, operando uma capacidade instalada de 10.290 MW em 32 usinas em todo o Brasil, o que representa cerca de 6% da capacidade do país. O Grupo possui 90% de sua capacidade instalada no país proveniente de fontes limpas, renováveis e com baixas emissões de gases de efeito estufa, posição que tem sido reforçada pela construção de novas eólicas no nordeste do país e por uma das maiores hidrelétricas do País, Jirau (3.750 MW), localizada no rio Madeira e que foi inaugurada em dezembro de 2016.

O Grupo também atua na área geração solar distribuída e oferece serviços relacionados à energia, engenharia e integração de sistemas, atuando no desenvolvimento de sistemas de telecomunicação e segurança, iluminação pública e mobilidade urbana para cidades inteligentes, infraestruturas e a indústria de óleo e gás. Contando com 3.000 colaboradores, a ENGIE teve no país em 2016 um faturamento de R$ 6 bilhões.

Informações para a imprensa:
Leila Grimming
leilagrimming.imprensa@gmail.com
Tel: 21 98112-3390

 

Conheça as nossas soluções para patrocinadores

Conheça as nossas soluções para proponentes