Como surgiu a ideia?

Entre as inspirações iniciais para a criação da abordagem estão a narrativa artística e a imaginação como ferramentas poderosas para o processo de ensino-aprendizagem. Com esta perspectiva, um olhar lúdico e sensível fortalece e transforma a relação com a realidade. Diferentemente do adulto, que interage com o mundo predominantemente de forma racional, a criança experimenta o mundo principalmente através do pensamento corporizado. Esta é a razão pela qual o impacto do ambiente circundante é tão pungente durante a infância. Técnicas lúdicas e corporizadas facilitam a compreensão de conceitos abstratos através do reconhecimento do ambiente como o “corpo estendido”.

A Platô Cultural já possui um projeto em andamento que monitora e avalia a abordagem “Aventuras de Aprendizagem”. Este projeto é a Escola do (Im)Possível, um projeto com foco em educação ambiental e mudanças climáticas. A experiência educacional possui pontos em comum com a Fábrica de Leitores. Utilizando a mesma abordagem metodológica, que interliga Arte, Tecnologia e Educação, estes projetos colocam o aluno como protagonista de um universo ficcional que invade a sala de aula e que o convida a participar e interagir.

No processo de criação dos conteúdos, são utilizadas técnicas de design de experiência, storytelling imersivo, sensorialidade, metodologias ativas e as novas tecnologias para criar experiências inovadoras de aprendizagem, que valorizam a criação individual e coletiva dos jovens. Ambos os projetos buscam fortalecer as relações entre aluno, conteúdo e professor, e despertar nos participantes um auto reconhecimento como agentes transformadores da sociedade.

Assista ao vídeo do projeto Escola do (Im)Possível

A experiência permitiu estabelecer metas que oportunizam a construção de conhecimento de forma multissensorial (vivencial) e multissemiótica (leitura, escrita, dinâmicas presenciais, multimídia, interação entre objetos virtuais e físicos, síncronos e assíncronos). A abordagem permitiu que estas produções se tornassem instrumentos avaliativos. A partir do estudo desses instrumentos, foi possível estabelecer formas contundentes de realizar a análise de impacto educacional e social.

O desenvolvimento da abordagem se ancorou na experiência do projeto Escola do (Im)possível para elaborar esta abordagem educacional inovadora, multidisciplinar e de qualidade. Seguindo a legislação educacional vigente e articulando a compreensão de que a alfabetização e o letramento são processos de empoderamento e transformação social, buscamos impacto na formação de cidadãos plenos desde o início da sua educação, enquanto se equipam com competências acadêmicas e reconhecem o valor único da arte e da cultura.