Sobre o Projeto: Fábrica de Leitores

Aqui na Fábrica de Leitores, acreditamos no poder que as histórias têm de mudar vidas. O projeto é realizado pela Marte Cultural, dedicada em levar criatividade e arte para a salas de aula através de uma contação de histórias interativa.

Não queremos só entreter

“E se os personagens do misterioso jogo ‘Fábrica de Leitores’ fugissem do tabuleiro em busca de jogadores no mundo real? E se eles convidassem estes jogadores para criarem novas histórias que darão vida ao universo do jogo?”
Nosso objetivo é muito maior: queremos fazer nascer nas crianças o amor pela leitura, mostrando novos mundos e expandindo seus horizontes culturais. Cada apresentação é uma chance única de aprender e se expressar criativamente. Para isso, seguimos a abordagem “Aventuras da Aprendizagem” da Platô Cultural. Combinando teatro imersivo, literatura e metodologias ativas, o projeto dá vida às histórias criadas pelos jogadores incentivando a criatividade, o pensamento crítico e a expressão pessoal.
A Fábrica de Leitores não é só um projeto educacional. É uma chance de fazer a diferença na comunidade. Ao alcançar crianças dos 1º ao 5º anos do ensino fundamental, o projeto promove autonomia, pensamento crítico e criatividade, contribuindo na preparação dos alunos participantes para os desafios do século XXI.

A estrutura

1

Curso Preparatorio

Entrega do guia de facilitação da experiência, videaulas e atividade de preparação com os professores das turmas participantes mediada pela equipe Plato

2

LEITURA DO LIVRO ESCOLHIDO

Um livro da biblioteca da escola é escolhido pelo(a) professor(a) para uma atividade de leitura e de registro por de ficha de leitura.

3

PRÓLOGO

Atividade de preparação para a experiência: “Invasão dos personagens” no livro escolhido e jogo de caça tesouro para encontrar um tabuleiro perdido.

4

EXPERIÊNCIA

Chegada dos personagens na sala de aula e facilitação da experiência: Jogo “Fábrica de Leitores”.

O TEATRO IMERSIVO NAS AVENTURAS DE APRENDIZAGEM

No teatro imersivo, o público passa de um espectador “receptor” a um participante ativo da história, onde interage e influencia a narrativa. Mais do que uma interação entre elenco e plateia, o teatro imersivo propõe narrativas em que ambos se confundem, diluindo as fronteiras entre realidade e fantasia. O teatro imersivo para fins de aprendizagem, embora seja algo novo no Brasil e no mundo, tem o potencial de transformar a educação. Trazer a linguagem do teatro imersivo para a sala de aula é uma forma inovadora de levar conteúdo com emoção, envolvendo o aluno em um mundo ficcional que o convida para participar e interagir. Nossa intenção é provocar nos alunos a sensação de que o mundo à sua volta é mágico, lúdico e – principalmente – participativo. É um mundo onde é possível imaginar outras possibilidades e narrativas e que, portanto, pode ser transformado. A criação de uma aventura de aprendizagem que utiliza a linguagem do teatro imersivo possui alguns elementos centrais: