LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

FESTIVAL DE MÚSICA DE CÂMARA DE FLORIANÓPOLIS


FLORIANÓPOLIS

Conjuntos renomados / Concertos didáticos em escolas /
Concertos comentados / Ações formativas /
100% de isenção fiscal para empresas

Junho 2023
Música para amar

Música

Seja parceiro de um festival inédito e dedicado a concertos para pequenos conjuntos que realizam trabalhos de excelência no mais amplo espectro da música de câmara.


Programação

Inspiradora

Além de nos conectar, a música também nos permite explorar grandes emoções e ajuda a contextualizar o mundo ao nosso redor. A programação desta primeira edição do FMCF apresenta performances inspiradoras e impactantes, destinadas a nos fazer amar a música em sua plenitude.




Espaços

Diversos

Durante o festival, concertos e atividades de formação acontecerão em diversos espaços de Florianópolis como Catedral Metropolitana, Teatro Ademir Rosa, Teatro Álvaro de Carvalho, Teatro Pedro Ivo Campos e Escolas Públicas.



Formação e

Acessibilidade

Comprometido com o fortalecimento da música em Santa Catarina, em sua primeira edição o projeto prevê a realização de pelo menos duas mater classes e um painel sobre música de câmara. No campo da acessibilidade, todos os concertos contarão com programas especiais em sistema Braile.



Contrapartidas

Sociais

Como contrapartida social, o projeto irá realizar 2 concertos didáticos em escolas públicas. Em parceria com com o curso de música da UDESC, estes concertos buscarão apresentar o universo da música de câmara aos alunos, promovendo o interesse por esta forma de arte.


Conjuntos

Confirmados

Conheça os grupos que já estão comprometidos com a programação do festival.
https://marte.art.br/marte/wp-content/uploads/2022/11/alessandro-e.jpg

Duo

Alessandro Penezzi e Alexandre Ribeiro

Uma antiga e sólida amizade entre estes dois grandes instrumentistas e o amor pela música brasileira, resultou em 2010 a gravação do primeiro disco do duo chamado “Cordas ao Vento” . Um trabalho bem-sucedido, dotado de lindas melodias e interpretação aprimorável fez com que o violonista Alessandro Penezzi e o clarinetista Alexandre Ribeiro mostrassem sua música para o Brasil e para o mundo. Juntos realizaram shows em importantes festivais de Jazz nos Estados Unidos e Europa. San Francisco Jazz Festival (Eua-CA), California Brazil Camp (Eua-CA), Skopje Jazz Festival (Macedônia), Festival Europalia (Holanda e Bélgica) foram alguns dos lugares que eles passaram divulgando e levantando a bandeira da música brasileira.

https://marte.art.br/marte/wp-content/uploads/2022/11/quinteto-villa-lobos-1.jpg

Quinteto

Villa-Lobos

Um alto grau de musicalidade marca a trajetória do Quinteto Villa-Lobos, que em 2012 comemorou seu cinquentenário de atividades ininterruptas. Fundado em 1962, desde então se esmera na divulgação da música de câmara brasileira, ao mesmo tempo em que amplia seu repertório por vários gêneros, conferindo competência e popularidade às suas apresentações em espaços públicos e em escolas da rede de ensino. Em 2001 e 2009 recebeu o Prêmio Carlos Gomes, promovido pelo Governo do Estado de São Paulo, como o Melhor Grupo de Câmara nacional. Em 2018, no palácio do Itamaraty, o grupo foi agraciado pelo ministro das relações exteriores, com a Comenda da Ordem de Rio Branco.

https://marte.art.br/marte/wp-content/uploads/2022/11/duo-Jarvis-–-Twitchell.jpg

Duo Piano + Violoncelo

Jarvis – Twitchell

Agora em sua vigésima quinta temporada, o Jarvis Twitchell Duo executou virtualmente todo o repertório padrão para violoncelo e piano em três continentes. O Duo é conhecido tanto por suas esplêndidas interpretações da música pós-moderna quanto por suas apresentações de estilos barrocos em instrumentos de época (cravo e viola da gamba). Jarvis e Twitchell são membros fundadores do versátil quarteto Avery Ensemble, vencedores do Prêmio Americano de Música de Câmara 2016, e já gravaram nos selos Parma, Ablaze, Zephyr e New England de Gamba Society; O CD de Brahms, Mahler e Schnittke de Avery, bem como seu novo lançamento de 2017 de Mozart, Biber Creston e Schoenfield estão disponíveis em Arkivmusic.com e Amazon.com.


https://marte.art.br/marte/wp-content/uploads/2022/11/quartetoosesp-baldini-1.jpg

Quarteto de Cordas da

OSESP

Fundado em 2008, o Quarteto Osesp reúne o spalla da Orquestra, Emmanuele Baldini, o violinista Davi Graton, o violista Peter Pas e o violoncelista convidado Rodrigo Andrade Silveira. Desde sua criação, o Quarteto Osesp tem sua própria série na Sala São Paulo, na qual são apresentadas obras clássicas e propostas inovadoras e criativas. Seu repertório é vasto, incluindo peças que vão do período Barroco até os jovens compositores contemporâneos. Entre os que já se apresentaram com o grupo estão artistas como Ricardo Castro, Antonio Meneses, Arnaldo Cohen, David Aaron Carpenter, Nicholas Angelich, Nathalie Stutzmann e Jean-Efflam Bavouzet.

https://marte.art.br/marte/wp-content/uploads/2022/11/duo-siuqueira.jpg

Duo de violões

Siqueira Lima

Eles estão sendo considerados um novo fenômeno do violão brasileiro. Com uma mistura de técnica perfeita, repertorio infalível e muito carisma, Fernando Lima e Cecilia Siqueira ganha admiradores por onde passam. Formado pela uruguaia Cecilia Siqueira e pelo mineiro Fernando de Lima, o Siqueira Lima é um dos mais prestigiados duos de violões da atualidade. Com um trabalho que une o clássico ao instrumental brasileiro, são reconhecidos mundialmente pelo virtuosismo técnico, interpretativo, perfeito entrosamento e por seus ousados e originais arranjos para dois violões. Em sua recente turnê nos Estados Unidos o duo se destacou pelo sucesso de público e crítica, o que lhes rendeu o prêmio Brazilian International Press Awards 2014.

https://marte.art.br/marte/wp-content/uploads/2022/11/Elisa-Freixo.jpg

Duo Órgão + Trompete

Elisa Freixo e Heinz Karl Schwebel

Elisa Freixo: Paulista, após longo período de formação em órgão e cravo no Brasil e na Europa, está radicada em Minas desde 1988 quando foi convidada pela Fundação Cultural e Educacional da Arquidiocese de Mariana para cuidar do órgão de sua Sé e desenvolver um trabalho de divulgação em torno deste precioso instrumento. Heinz Karl Schwebel, atual Diretor da Escola de Música da UFBA, integra seu corpo docente desde 2001. Primeiro trompete da OSBA, iniciou seus estudos com seu pai, o Prof. Horst Schwebel, com quem continuou a estudar até se formar no curso de Instrumento da UFBA em 1993. Em 1990 teve uma breve passagem pela Hochschule für Musik em Karlsruhe, Alemanha, onde teve aulas com os Profs. Adolf Weresch e Reinhold Friedrich


https://marte.art.br/marte/wp-content/uploads/2022/11/trio-madeira.jpg

Trio

Madeira Brasil

Reunindo três virtuoses em torno de uma proposta artística ousada: fazer uma música ao mesmo tempo calorosa e bem acabada, o Trio Madeira Brasil lança mão de um repertório tão precioso quanto eclético, representando o que há de melhor na cultura brasileira, e atento a manifestações de outras culturas. Tendo recebido diversos prêmios e realizado turnês dentro e fora do país, o trio é formado por Ronaldo do Bandolim (bandolim); Zé Paulo Becker (violão) e Marcello Gonçalves (violão de 7 cordas).

https://marte.art.br/marte/wp-content/uploads/2022/11/madrigal.jpg

Orquestra de Câmara

Madrigal da UDESC

Grupo vocal de câmara formado por alunos e ex-alunos do Departamento de Música da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC em 2016 com direção artística e regência da profa. Dra. Cristina Emboaba. É vinculado ao programa de extensão “Engenho Musical” coordenado pela profa. Dra. Cristina Emboaba, ligado à Pró-Reitoria de Extensão da UDESC/CEART.




SEJA UM APOIADOR

Conheça as Contrapartidas de Patrocínio

Recursos de relacionamento, soluções de comunicação, Responsabilidade Social, Benefícios, Investimento e Parceiros do projeto.

COTAS E CONTRAPARTIDAS

Sutentabilidade

Notas Importantes

Evento ambientalmente e socialmente responsável, o FMCF está alinhado e se esforça para seguir os preceitos intrínsecos ao conceito ESG.

Acessibilidade

O evento garante a acessibilidade física para pessoas com deficiência motora, cadeiras reservadas para idosos, bem como programas em Braile para pessoas com deficiência visual.


Carbono Zero

Através de uma estratégia de comunicação que segue o princípio da desmaterialização e do desperdício zero, bem como a disponibilização de Ecopontos, o evento busca contribuir para a neutralização de carbono.


Comunidade

Além de incentivar jovens de escolas públicas a se envolverem com a arte damúsica, o evento prioriza a contratação de fornecedores locais e o desenvolvimento profissional de artistas da região.


Código de Conduta

Além de apoiar a igualdade de gênero, idade, etnias e religiões, o evento opera uma política de compras justa e possui rígidas diretrizes de transparência em sua governança.


SEJA UM APOIADOR

Conheça as Contrapartidas de Patrocínio

Recursos de relacionamento, soluções de comunicação, Responsabilidade Social, Benefícios, Investimento e Parceiros do projeto.

COTAS E CONTRAPARTIDAS