O que é Marketing Cultural?

O que é Marketing Cultural?

Oqueemarketingcultural-1200x675.jpg

Marketing Cultural é o conjunto de ações culturais praticadas por entidades como instituições, empreendimentos, produtoras, ONGs, fundações e outros.

Nas empresas, o Marketing Cultural é parte do departamento de Marketing Empresarial e é utilizado como estratégia, aliado à ferramenta do patrocínio, para fortalecer a autoridade da marca da empresa patrocinadora.

Mas de que forma o Marketing Cultural contribui para reforçar positivamente a imagem da marca? Despertando o lado emocional do público. 

O patrocínio destinado a uma atividade cultural, como shows, espetáculos, ou exposições, proporciona ao cliente uma experiência memorável e bem diferente se comparada a um comercial televisivo, por exemplo.

Continue a leitura para entender um pouco mais sobre o papel das empresas na produção cultural, a ferramenta do patrocínio, endomarketing cultural, quais empresas usam o Marketing Cultural e os benefícios dessa estratégia.

 

O papel das empresas na produção cultural

No Brasil, o Marketing Cultural começa a ganhar força a partir da aprovação da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei do Mecenato ou Lei Rouanet, na década de 90. 

No entanto, a prática de incentivo à cultura por empresários e outras instituições é bem mais antiga. Historicamente, os mecenas apoiaram grandes artistas em busca de prestígio social.

O termo “mecenas” vem de Caius Cilnius Mecenas, ministro de Caio Julio Augusto, Imperador de Roma. Ele difundiu a política que coloca o governo como responsável pela proteção às diversas manifestações artísticas.

 

A ferramenta do patrocínio

Para se adequar ao comportamento do consumidor, cada vez mais exigente quanto às questões sociais e ambientais, grandes empresas passaram a priorizar o Marketing Cultural, através da utilização de patrocínios.

Porém, o investimento feito pelas empresas para a realização de projetos culturais coerentes com o seu público, não se limita aos recursos transferidos ao organizador do projeto. Vai além disso. 

As empresas dispostas a patrocinar um evento ou atividade artística também investem no que se chama de “ativação” da campanha, que consiste em ações adicionais que potencializam os benefícios daquele patrocínio à empresa patrocinadora.

 

Endomarketing cultural

O uso de atividades culturais não alcança apenas os clientes e potenciais clientes de uma empresa. Podem atingir os profissionais da mesma.

Eventos culturais promovidos para os colaboradores de uma corporação tornam o ambiente mais agradável e inspirador para trabalhar.

Essa estratégia é classificada como “endomarketing cultural”, ou seja, um marketing cultural voltado para “dentro”, para seus funcionários.

 

Empresas que usam o Marketing Cultural

Grandes empresas de diferentes segmentos têm conquistado ótimos resultados através da utilização do Marketing Cultural. Entre elas estão:

Coca-Cola

Além de ser uma das empresas mais famosas do mundo, a Coca-Cola é reconhecida também como uma marca que incentiva e promove diversas atividades culturais. Em uma ação recente, a Coca-Cola foi a patrocinadora da primeira edição do Festival Afropunk.

Banco Itaú 

Outra marca referência quando o assunto é Marketing Cultural é o Banco Itaú. Diante do sucesso das estratégias implementadas, a marca abriu um espaço exclusivo para reunir as atividades artísticas: o Itaú Cultural. 

Ambev

Uma das maiores produtoras de cerveja também soma conquistas através de suas campanhas de Marketing Cultural. A marca Skol é patrocinadora de diversos eventos culturais por todo o país.

 

Por que usar o Marketing Cultural na sua empresa?

Incentivar projetos culturais faz com que a marca seja lembrada e reconhecida por sua responsabilidade social.

Além de se diferenciar em meio à concorrência, utilizar o Marketing Digital é o caminho para fortalecer o relacionamento com seu público.

Quer saber mais sobre o tema? Conheça outros benefícios de utilizar o Marketing Cultural na sua empresa.