PROGRAMA DE INCENTIVO À CULTURA – PIC SC

FÁBRICA DE LEITORES


SANTA CATARINA

Uma jornada imersiva que transforma crianças em protagonistas da leitura/
100% de isenção fiscal para empresas

De Agosto/2025 a setembro/2025
Uma contação de histórias

interativa

O projeto prevê a circulação de uma experiência de arte-educação imersiva e interativa, pautada nas linguagens do teatro e da literatura através da contação e criação de histórias.

Educação que

Encanta

A Fábrica de Leitores transforma a alfabetização em uma aventura inesquecível com teatro imersivo e jogos narrativos. Um novo jeito de aprender que ativa a imaginação e o desejo de ler.


Dentro da

Rotina Escolar

As sessões acontecem durante o período regular de aulas, integrando-se ao cotidiano das crianças e ampliando as ferramentas de ensino dos professores.


Presente em

Todo o Estado

A 2ª edição chega a 12 cidades de Santa Catarina, alcançando todas as mesorregiões. Um projeto pensado para descentralizar o acesso à cultura e valorizar a educação pública.


Impacto Amplo e

Mensurável

Com 7.500 crianças beneficiadas diretamente e mais de 60 mil pessoas impactadas, o projeto cria um ecossistema de transformação envolvendo famílias, professores e comunidades escolares.


Legado para

Professores e Escolas

Cada escola participante recebe um kit exclusivo com jogo pedagógico e livros, permitindo que os educadores estendam a experiência ao longo do ano letivo.



Comprovadamente

Transformador

A primeira edição foi um sucesso de engajamento e resultados. Agora, com apoio ampliado e estrutura ainda mais robusta, o projeto promete um impacto ainda maior.

Assista ao

Aftermovie

Veja como foi o projeto em 2024.


Algumas imagens das

Últimas Edições

O projeto em 2024 com enorme sucesso entre alunos e educadores.


Resumo de

Entregáveis

Entre produtos culturais, ações de ampliação de acesso e contrapartidas, o projeto tem como metas:

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Sessões

da experiência imersiva em 12 cidades catarinenses

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Mil Crianças

atendidas diretamente

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Jogos Pedagógicos

completos entregues às escolas

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Professores Capacitados

para continuidade do uso pedagógico

Conheça o

Cronograma


01. Pré-produção

2 meses após a captação


02. Circulação

9 meses


03. Pós-Produção

2 meses


Plano de

Mídia


  • Assessoria de Imprensa
  • Comunicação Digital e Redes Sociais
  • Comunicação Visual
  • E-mail marketing
  • Produção Audiovisual
Assessoria de Imprensa
  • Produção de releases e notas para imprensa regional e local.

  • Agendamento de entrevistas com educadores e organizadores.

  • Envio de sugestões de pauta para veículos de comunicação nas 12 cidades atendidas.

Comunicação Digital e Redes Sociais
  • Impulsionamento segmentado no Instagram e Facebook, focado em pais, professores e comunidades escolares das regiões participantes.

  • Publicações com vídeos curtos, fotos das apresentações, bastidores e depoimentos de crianças e professores.

  • Carrosséis e stories com curiosidades, frases inspiradoras e interação com o público.

Comunicação Visual
  • Confecção de banners físicos para ambientar as salas de aula, com destaque à identidade do projeto e aos logotipos dos parceiros.

  • Exibição das marcas em todos os materiais pedagógicos entregues às escolas.

E-mail marketing
  • Convites e lembretes enviados para escolas participantes, secretarias de educação e lideranças comunitárias.

  • Apresentação de resultados e relatórios visuais aos apoiadores.

Produção Audiovisual
  • Criação de aftermovie institucional para circular nas redes sociais e ser entregue aos patrocinadores.

  • Vídeos de depoimentos e cenas das sessões, reforçando o impacto do projeto.


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O que estão

falando

"A atividade foi maravilhosa, as crianças se envolveram com alegria, se mostraram interessadas desde o início da proposta, extremamente curiosas e vivendo cada momento proporcionado embarcando no mundo da imaginação e do faz de conta, algo que somente as histórias podem ofertar. Foi inesquecível para elas e para nós todos da escola que estivemos envolvidos.

Jiane Elisa Winter – Coordenadora Pedagógica da Escola Francisco Mees, Corupá SC

Ver Relatório de Clipagem


Conheça os

Parceiros

Marcas e instituições que já estão envolvidas no projeto.

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SEJA UM APOIADOR

Conheça as Contrapartidas de Patrocínio

Recursos de relacionamento, soluções de comunicação, Responsabilidade Social, Benefícios, Investimento e Parceiros do projeto.



Patrocínio Master

R$1

Milhão
  • Assinatura na Mídia (on e offline) como Apresenta / Patrocínio Master
  • Logo em Post impulsionados FB + Instagram (agenda e pós execução na cidade)
  • Citação no Release Imprensa
  • Logo em destaque no site
  • Logo nos e-mails de divulgação
  • Logo na comunicação visual (banners em frente a sala)
  • Logo no aftermovie
  • Viabiliza a entrega completa do projeto
ENTRAR EM CONTATO

Patrocínio Ouro

R$600

Mil
  • Assinatura na Mídia (on e offline) como Patrocínio Ouro
  • Logo em Post impulsionados FB + Instagram (agenda e pós execução na cidade)
  • Citação no Release Imprensa
  • Logo em destaque no site
  • Logo nos e-mails de divulgação
  • Logo na comunicação visual (banners em frente a sala)
  • Logo no aftermovie
  • Definição das cidades de 184 apresentações*
ENTRAR EM CONTATO

Patrocínio Prata

R$400

Mil
  • Assinatura na Mídia (on e offline) como Patrocínio Prata
  • Logo em Post impulsionados FB + Instagram (agenda e pós execução na cidade)
  • Citação no Release Imprensa
  • Logo em destaque no site
  • Logo nos e-mails de divulgação
  • Logo na comunicação visual (banners em frente a sala)
  • Logo no aftermovie
  • Definição das cidades de 122 apresentações*
ENTRAR EM CONTATO


Co-Patrocínio Ouro

R$300

Mil
  • Assinatura na Mídia (on e offline) como Co-Patrocínio
  • Logo em Post impulsionados FB + Instagram (agenda e pós execução na cidade)
  • Citação no Release Imprensa
  • Logo em destaque no site
  • Logo nos e-mails de divulgação
  • Logo na comunicação visual (banners em frente a sala)
  • Logo no aftermovie
  • Definição das cidades de 92 apresentações*
ENTRAR EM CONTATO

Co-Patrocínio Prata

R$225

Mil
  • Assinatura na Mídia (on e offline) como Co-Patrocínio
  • Logo em Post impulsionados FB + Instagram (agenda e pós execução na cidade)
  • Citação no Release Imprensa
  • Logo em destaque no site
  • Logo nos e-mails de divulgação
  • Logo na comunicação visual (banners em frente a sala)
  • Logo no aftermovie
  • Definição das cidades de 69 apresentações*
ENTRAR EM CONTATO

Co-Patrocínio Bronze

R$150

Mil
  • Assinatura na Mídia (on e offline) como Co-Patrocínio
  • Logo em Post impulsionados FB + Instagram (agenda e pós execução na cidade)
  • Citação no Release Imprensa
  • Logo em destaque no site
  • Logo nos e-mails de divulgação
  • Logo na comunicação visual (banners em frente a sala)
  • Logo no aftermovie
  • Definição das cidades de 46 apresentações*
ENTRAR EM CONTATO


* Válido apenas para as cidades inscritas originalmente no projeto. Segundo normativa do PIC, será necessário um aporte sem direito a incentivo de 15% (quinze por cento) do total do valor incentivado no projeto, diretamente ao Fundo Estadual de Cultura quando houver alteração da abrangência geográfica da proposta original para atender às localidades definidas pelo(s) incentivador(es);


Sustentabilidade

Notas Importantes

Evento ambientalmente e socialmente responsável, este projeto está alinhado e se esforça para seguir os preceitos intrínsecos ao conceito ESG.

Acessibilidade

O evento garante a acessibilidade física para pessoas com deficiência motora, bem como obras com audiodescrição e vídeos com tradução em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.


Carbono Zero

Através de uma estratégia de comunicação que segue o princípio da desmaterialização e do desperdício zero, bem como a disponibilização de Ecopontos, o evento busca contribuir para a neutralização das emissões de carbono.


Comunidade

Além de incentivar jovens de escolas públicas a se envolverem com a arte, o projeto promove a ampliação de acesso para comunidades vulneráveis e prioriza a contratação de fornecedores locais, bem como o desenvolvimento profissional de artistas da região.


Código de Conduta

Além de apoiar a igualdade de gênero, idade, etnias e religiões, o projeto opera uma política de compras justa e possui rígidas diretrizes de transparência em sua governança.