Dança em Cena

Dança em Cena

Title:

Description:

Dança em Cena

[vplayer id=4541]

O Dança em Cena tem como missão contribuir para o desenvolvimento e democratização da dança através da sua valorização como expressão artística, da formação de público e da formação profissional. Sem caráter competitivo, nossa Mostra de Dança promove a troca de experiências entre estudantes e profissionais, oportunizando a vivência artística, a participação no processo criativo, o entendimento de um espetáculo e a experiência do palco. Podem participar escolas, grupos e companhias com trabalhos amadores e profissionais.

A cada edição, a programação do projeto é totalmente gratuita tanto para quem dança, como para quem assiste. Além da mostra, o Dança em Cena apresenta ainda espetáculos de companhias convidadas, workshops para profissionais, residência artística, aulas para iniciantes e dois eventos paralelos: o “Celebra – Companhias em Destaque” e o Baile Arena – Espetáculo Interativo.  A curadoria é assinada por Aline Menezes, bailarina, coreógrafa e grande incentivadora da dança e da arte-educação em Santa Catarina.

Plural e Democrático

O Dança em Cena se destaca por ser um projeto democrático, com inscrição e entrada gratuitas em todas as atividades e variedade de estilos e atrações. A Mostra de Dança, por exemplo, além de ser uma oportunidade para bailarinos amadores terem a experiência de palco pela primeira vez e ainda aprender com profissionais, é realizada num local aberto ao público e com grande circulação de pessoas, o Floripa Shopping.

— O shopping possibilita um fluxo grande pessoas que muitas vezes nunca tiveram relação com a dança e com a arte, aproximando muita gente a diversas potencialidades. Um espaço que tem estrutura para circulação de vários grupos, bailarinos e expressões artísticas, movimentando a cena local com mais arte, estimulando o público e formando plateia — destaca a Diretora Artística do projeto. 

A Mostra é o principal produto do festival e conta com cinco dias de apresentações. Além disso, o evento apresenta sempre ao menos duas noites com companhias convidadas no Teatro Pedro Ivo, cursos de capacitação para profissionais e uma residência artística com jovens bailarinos da comunidade do Saco Grande. O palco da mostra recebe coreografias de grupos de todas as idades, profissionais ou amadores, de 10 gêneros diferentes: do Ballet Clássico à Dança Contemporânea, Danças Urbanas e o fenômeno K-Pop.

Cena Comentada é uma das novidades

Um dos destaques da programação atualmente é a Cena Comentada, uma sessão especial e com vagas limitadas em que grupos são avaliados por três profissionais convidados da área.  

— Os grupos inscritos terão acesso a uma avaliação por escrito sobre aspectos como composições coreográficas, técnica, musicalidade e figurino. O propósito é incentivar os diretores e bailarinos a melhorarem suas performances — explica Aline Menezes.

Urbanas em Cena

Uma das sessões mais aguardadas do evento é o Urbanas em Cena, sessão especial da programação da Mostra de Dança com inscrições restritas às danças urbanas, mas aberta a todas as categorias. Trata-se de uma grande celebração coletiva à cultura Hip Hop que conta com a participação de convidados especiais e intervenções artísticas.

Dança em Cena
Organização e Produção: Marte Cultural
Direção Artística: Aline Menezes

Seja um Patrocinador
Acessar a página do Projeto 
Category
Artes Performativas, Dança