Projeto Entrelaços

https://marte.art.br/marte/wp-content/uploads/2020/12/margarida-grande.jpg

Projeto Entrelaços

Title:

Description:

Projeto Entrelaços

margarida-grande-1200x800.jpg

O Projeto Entrelaços é uma mostra itinerante de espetáculos de contação de histórias e atividades lúdicas em escolas, que busca promover o incentivo à leitura, a
preservação da cultura popular, o desenvolvimento criativo e a cidadania em crianças de Santa Catarina. Previsto para ser executado em 2021 em escolas públicas das cidades de Guaramirim, Luiz Alves e Corupá, o projeto conta com o patrocínio do Grupo Lunelli, gigante do setor têxtil catarinense.

Ambiente Lúdico

O evento levará para a escola um dia especial e com cenografia especialmente preparada a partir de tecidos reciclados

Contação de Histórias

A cada edição, um espetáculo de contação de história selecionado proporciona um momento de lazer  e encantamento.

Oficinas com Tecidos

A cada edição, o evento apresenta uma oficina de incentivo à leitura e brincadeiras que estimulem a criatividade e amizade. 

Melhorias de acervos

O projeto selecionará 5 livros de autores catarinenses. Cada escola receberá 5 unidades de cada um, totalizando 25 livros novos para cada biblioteca.

 

Porque contação de Histórias?

Durante muito tempo o ato de contar histórias nas escolas era tido como uma forma de entreter, distrair e relaxar as crianças, e ainda em algumas instituições continua a ser assim. Mas neste século XXI tem ressurgido a figura do Contador de Histórias, ou o Professor/Contador de Histórias, e a sua importância no âmbito educacional e emocional das crianças, com presença certa em bibliotecas, feiras de livros, livrarias e escolas. Esse antigo costume popular pertencente à tradição oral, vem sendo resgatado pela educação como estratégia para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita – a formação do leitor passa pela atividade inicial do escutar e do recontar.

De acordo com vários estudiosos a contação de histórias é um valioso auxiliar na prática pedagógica de professores da educação infantil e anos inicias do ensino fundamental. As narrativas estimulam a criatividade e a imaginação, a oralidade, facilitam o aprendizado, desenvolvem as linguagens oral, escrita e visual, incentivam o prazer pela leitura, promovem o movimento global e fino, trabalham o senso crítico, as brincadeiras de faz-de-conta, valores e conceitos, colaboram na formação da personalidade da criança, propiciam o envolvimento social e afetivo e exploram a cultura e a diversidade.

A contação de histórias é uma excelente estratégia para o professor colocar as crianças em contato com boas histórias. Histórias que, além de proporcionar o primeiro contato com os livros de forma agradável, irão distraí-las, levá-las a lugares distantes, onde, através do imaginário e da fantasia, viverão situações, experiências e aventuras das mais variadas possíveis. É com base nessa ideia de utilizar o universo lúdico e a contação de história como forma de promover o amor pela literatura e pelo teatro nas crianças da escola pública, que propomos este projeto.

Espetáculo Selecionado: “A Princesa Margarida: um musical brincante”, da Metamorfose Companhia Cênica
A Princesa Margarida desapareceu! O rei convoca a todos para que venham ajudar a encontrar a princesa. Onde está a Margarida? O espetáculo, com dramaturgia criada a partir da ciranda “Onde está a Margarida” contém muitos elementos dos contos que povoam o imaginário popular, com cantigas e brincadeiras tradicionais. O resgate das brincadeiras populares é o que a montagem propõe de forma bastante interativa

Classificação indicativa: Livre

Projeto Entrelaços
Idealização, Organização e Produção: Marte Cultural

Seja um Patrocinador
Category
Artes Performativas, Literatura, Teatro