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Por enquanto é isso… ;-)
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27 de dezembro de 2020

O Projeto Entrelaços é uma mostra itinerante de espetáculos de contação de histórias e atividades lúdicas em escolas, que busca promover o incentivo à leitura, a
preservação da cultura popular, o desenvolvimento criativo e a cidadania em crianças de Santa Catarina. Previsto para ser executado em 2021 em escolas públicas das cidades de Guaramirim, Luiz Alves e Corupá, o projeto conta com o patrocínio do Grupo Lunelli, gigante do setor têxtil catarinense.

Ambiente Lúdico

O evento levará para a escola um dia especial e com cenografia especialmente preparada a partir de tecidos reciclados

Contação de Histórias

A cada edição, um espetáculo de contação de história selecionado proporciona um momento de lazer  e encantamento.

Oficinas com Tecidos

A cada edição, o evento apresenta uma oficina de incentivo à leitura e brincadeiras que estimulem a criatividade e amizade. 

Melhorias de acervos

O projeto selecionará 5 livros de autores catarinenses. Cada escola receberá 5 unidades de cada um, totalizando 25 livros novos para cada biblioteca.

 

Porque contação de Histórias?

Durante muito tempo o ato de contar histórias nas escolas era tido como uma forma de entreter, distrair e relaxar as crianças, e ainda em algumas instituições continua a ser assim. Mas neste século XXI tem ressurgido a figura do Contador de Histórias, ou o Professor/Contador de Histórias, e a sua importância no âmbito educacional e emocional das crianças, com presença certa em bibliotecas, feiras de livros, livrarias e escolas. Esse antigo costume popular pertencente à tradição oral, vem sendo resgatado pela educação como estratégia para o desenvolvimento da linguagem oral e escrita – a formação do leitor passa pela atividade inicial do escutar e do recontar.

De acordo com vários estudiosos a contação de histórias é um valioso auxiliar na prática pedagógica de professores da educação infantil e anos inicias do ensino fundamental. As narrativas estimulam a criatividade e a imaginação, a oralidade, facilitam o aprendizado, desenvolvem as linguagens oral, escrita e visual, incentivam o prazer pela leitura, promovem o movimento global e fino, trabalham o senso crítico, as brincadeiras de faz-de-conta, valores e conceitos, colaboram na formação da personalidade da criança, propiciam o envolvimento social e afetivo e exploram a cultura e a diversidade.

A contação de histórias é uma excelente estratégia para o professor colocar as crianças em contato com boas histórias. Histórias que, além de proporcionar o primeiro contato com os livros de forma agradável, irão distraí-las, levá-las a lugares distantes, onde, através do imaginário e da fantasia, viverão situações, experiências e aventuras das mais variadas possíveis. É com base nessa ideia de utilizar o universo lúdico e a contação de história como forma de promover o amor pela literatura e pelo teatro nas crianças da escola pública, que propomos este projeto.

Espetáculo Selecionado: “A Princesa Margarida: um musical brincante”, da Metamorfose Companhia Cênica
A Princesa Margarida desapareceu! O rei convoca a todos para que venham ajudar a encontrar a princesa. Onde está a Margarida? O espetáculo, com dramaturgia criada a partir da ciranda “Onde está a Margarida” contém muitos elementos dos contos que povoam o imaginário popular, com cantigas e brincadeiras tradicionais. O resgate das brincadeiras populares é o que a montagem propõe de forma bastante interativa

Classificação indicativa: Livre

Projeto Entrelaços
Idealização, Organização e Produção: Marte Cultural

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26 de dezembro de 2020

O Dança em Cena tem como missão contribuir para o desenvolvimento e democratização da dança através da sua valorização como expressão artística, da formação de público e da formação profissional. Sem caráter competitivo, nossa Mostra de Dança promove a troca de experiências entre estudantes e profissionais, oportunizando a vivência artística, a participação no processo criativo, o entendimento de um espetáculo e a experiência do palco. Podem participar escolas, grupos e companhias com trabalhos amadores e profissionais.

A cada edição, a programação do projeto é totalmente gratuita tanto para quem dança, como para quem assiste. Além da mostra, o Dança em Cena apresenta ainda espetáculos de companhias convidadas, workshops para profissionais, residência artística, aulas para iniciantes e dois eventos paralelos: o “Celebra – Companhias em Destaque” e o Baile Arena – Espetáculo Interativo.  A curadoria é assinada por Aline Menezes, bailarina, coreógrafa e grande incentivadora da dança e da arte-educação em Santa Catarina.

Plural e Democrático

O Dança em Cena se destaca por ser um projeto democrático, com inscrição e entrada gratuitas em todas as atividades e variedade de estilos e atrações. A Mostra de Dança, por exemplo, além de ser uma oportunidade para bailarinos amadores terem a experiência de palco pela primeira vez e ainda aprender com profissionais, é realizada num local aberto ao público e com grande circulação de pessoas, o Floripa Shopping.

— O shopping possibilita um fluxo grande pessoas que muitas vezes nunca tiveram relação com a dança e com a arte, aproximando muita gente a diversas potencialidades. Um espaço que tem estrutura para circulação de vários grupos, bailarinos e expressões artísticas, movimentando a cena local com mais arte, estimulando o público e formando plateia — destaca a Diretora Artística do projeto. 

A Mostra é o principal produto do festival e conta com cinco dias de apresentações. Além disso, o evento apresenta sempre ao menos duas noites com companhias convidadas no Teatro Pedro Ivo, cursos de capacitação para profissionais e uma residência artística com jovens bailarinos da comunidade do Saco Grande. O palco da mostra recebe coreografias de grupos de todas as idades, profissionais ou amadores, de 10 gêneros diferentes: do Ballet Clássico à Dança Contemporânea, Danças Urbanas e o fenômeno K-Pop.

Cena Comentada é uma das novidades

Um dos destaques da programação atualmente é a Cena Comentada, uma sessão especial e com vagas limitadas em que grupos são avaliados por três profissionais convidados da área.  

— Os grupos inscritos terão acesso a uma avaliação por escrito sobre aspectos como composições coreográficas, técnica, musicalidade e figurino. O propósito é incentivar os diretores e bailarinos a melhorarem suas performances — explica Aline Menezes.

Urbanas em Cena

Uma das sessões mais aguardadas do evento é o Urbanas em Cena, sessão especial da programação da Mostra de Dança com inscrições restritas às danças urbanas, mas aberta a todas as categorias. Trata-se de uma grande celebração coletiva à cultura Hip Hop que conta com a participação de convidados especiais e intervenções artísticas.

Dança em Cena
Organização e Produção: Marte Cultural
Direção Artística: Aline Menezes

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23 de dezembro de 2020

O projeto “O Caco não Lava o Pé” foi desenvolvido através de uma parceria da Marte Cultural com a Elefants Companhia de Teatro, de Florianópolis. Com o objetivo de integrar arte e educação em torno de uma mensagem que promovesse os hábitos saudáveis nas crianças, o projeto contou com 2 produtos culturais: uma peça de teatro e um livro infantil.

Construída a partir de jogos e, sobretudo, da acepção do “faz-de-conta”, a narrativa utilizada nesses dois produtos conta a história de Caco, um menino que não gostava muito de tomar banho e escovar os dentes. Esse mau hábito, contudo, muitas vezes fazia com que a brincadeira durasse pouco, devido à dor de barriga e às dores de dente que ele tinha. Mas com a ajuda de sua amiga Lala e seu urso Olavo, ele acaba descobrindo a importância de ter cuidar da saúde e da higiêne.

Enredo 

A história é contada a partir do ponto de vista da criança, reduzindo o didatismo e enfatizando a função simbólica do teatro, diminuindo assim o abismo entre o universo mágico e o realista. Para isso, aposta no visual lúdico e colorido, que inclui brinquedos recicláveis, pipa e um carrinho gigante para transportar Olavo para todos os lados, e traz uma série de canções que são cantadas junto com as crianças. No dia do espetáculo, as crianças também receberam o livro ilustrado com a história do Caco, para levarem para casa as lições aprendidas e guardarem a lembrança vivida com o teatro.

Apresentações em Escolas

As apresentações  foram realizadas no decorrer do segundo semestre de 2017, em dias de semana, em instituições de ensino sugeridas pelo setor Mapa das Artes, da Secretaria Municipal de Educação, contemplando prioritariamente as instituições que estão localizadas em regiões mais carentes da capital catarinense.

Parceiros

O Caco não Lava o Pé foi viabilizado a partir de uma parceria da Marte Cultural e da Elefants Companhia de Teatro, com o apoio cultural da Pixeon e o patrocínio do Município de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91.

 

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22 de dezembro de 2020

Um dos mais importantes projetos permanentes de teatro infantil de Santa Catarina, o Domingo com Teatro promove, a cada ano, mais de 70 apresentações gratuitas abertas ao público, bem como edições fechadas em creches municipais e casas de acolhimento

O problema central que o projeto Domingo é Dia de Teatro tenta solucionar, ou contribuir para solucionar, é o fato de que nossas crianças não estão sendo preparadas para viver em um mundo que valoriza cada vez mais as pessoas com alto potencial criativo, com facilidade para se relacionar socialmente e com capacidade de associar saberes em diferentes campos para resolver problemas complexos.

Reconhecido por artistas e pela sociedade

Atualmente, o Domingo com Teatro é reconhecido por artistas ligados ao teatro e por profissionais da educação como uma excelente ação cultural na que contribui pela formação de plateia. O evento é, para muitas das crianças catarinenses, o primeiro evento cultural e social que participam. 

A força da continuidade

A cada ano, projeto traz novidades: novos espetáculos, peças de grupos consagrados em SC e companhias estreantes. Mas é “a continuidade de projetos como esse que possibilita o desenvolvimento e manutenção de companhias e coletivos que buscam inserir em seus repertórios trabalhos dedicados ao público infantil. Acredito que precisamos de mais iniciativas como essa, que motivem artistas a desenvolver novas pesquisas e possibilitar que os pais vivam experiências culturais e artísticas  junto aos filhos”, diz Tailor Morais, Diretor Artístico na Marte Cultural.

Sessões lotadas e acessível para pessoas com deficiência visual

O projeto começou em 2012 e desde então reúne uma média de 13 mil pessoas por ano, entre crianças e adultos, em sessões semanais sempre lotadas. Além de contribuir para formação de plateia – para muitas crianças, é o primeiro evento cultural que participam — e ter o reconhecimento de artistas ligados às artes cênicas e de profissionais da educação, a mostra permanente de teatro é também acessível. Uma vez por mês, conta com os recursos de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.

Domingo com Teatro
Idealização, Organização e Produção: Marte Cultural

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21 de dezembro de 2020

O Festival de Circo de Florianópolis traz toda a magia do Circo para a Ilha da Magia. O circo é certamente uma das artes mais democráticas que existem. Ele celebra a diversidade: são homens e mulheres, pessoas altas e baixas, pessoas de diferentes nacionalidades e biotipos que, independentemente de qualquer característica física ou cultural, celebram a raça humana e a sua capacidade de fazer coisas surpreendentes.

Sonhar é viver o nosso mundo

É com esse espírito de diversidade e amor às pessoas que propomos a criação de um festival único em Florianópolis. Um evento pensado para potencializar a ocupação da cidade pelas artes do circo em suas variadas tendências. Ao longo da programação deste primeiro Festival de Circo de Florianópolis, o público pode assistir espetáculos de curta e longa duração, de artistas locais, nacionais e internacionais. Também compõem a programação intervenções artísticas, incluindo ações sociais no Hospital Joana de Gusmão, além de experimentações circenses para crianças e workshops para amantes do circo. Todas as atrações são gratuitas!

— O festival busca a mescla de apresentações ancoradas na tradição e espetáculos com característica do novo circo. O propósito é reavivar a força das artes circenses latentes no imaginário cultural, formando plateias, incentivando a criação de projetos circenses locais ligados à cidadania e reacender o valor dessa arte na população ao reconhecer e descobrir seus talentos locais — afirmam os idealizadores Tailor Morais e Gabriel Pereira, da Marte Cultural.

Formação de plateia, formação de artistas

O intercâmbio cultural entre artistas de diferentes cidades do Brasil e do exterior também é um dos propósitos do festival. Em 2019, foi a vez do cultuado Palhaço Tomate, da Argentina, apresentar dois espetáculos: Tomate, Puro Tomate e Tomate Callejero. Há 25 anos o artista apresenta montagem sem texto falado, número premiado em três continentes. De Cuba, o artista Rafael Gómez Pérez apresentou clássicos da arte do ilusionismo: leitura da mente, aparição e desaparecimento de objetos e outros truques.

Festival de Circo de Florianópolis
Idealização, Organização e  Produção: Marte Cultural

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