BLOG

Materiais e Notícias
sobre o nosso mundo

Category filter:AllArtes PerformativasArtes VisuaisLeis de IncentivoMúsicaProdução Cultural
Por enquanto é isso… ;-)
sunsetjazz.jpg

27 de dezembro de 2020
Sunset Jazz Iguatemi no Viver SC

O Sunset Jazz Iguatemi foi uma série de concertos que fizeram parte da programação Viver SC em 2019. Se em edições passadas o Viver SC destacou as características únicas de cada região de Santa Catarina, em 2019 o projeto da NSC Comunicação voltou-se às experiências do verão catarinense. Com um novo posicionamento, o Viver SC Verão buscava conectar tanto quem vai para o estado curtir a estação mais quente do ano, quanto quem é catarinense, a momentos que fazem nosso Estado ser referência nacional de lifestyle e qualidade de vida. Em Florianópolis, os palcos para os eventos foram: Jurerê Internacional, a Stage Music Park e o Shopping Iguatemi, e em Balneário Camboriú, a Green Valley. A programação diversificada ofereceu aos catarinenses atrações nacionais e internacionais, sunsets com jazz e blues, espaços gastronômicos e recreação infantil.

Como foi

Fins de tarde embalados por ritmos envolventes e influenciados pelo jazz, com um repertório de clássicos dos maiores nomes do gênero revisitados por artistas catarinenses. O Sunset Jazz Iguatemi reuniu alguns dos principais músicos catarinenses em 5 shows temáticos de variações do jazz e do blues. No repertório, além de muita improvisação, temas inesquecíveis e atuais, de grandes nomes da música como Ella Fitzgerald, Miles Davis, Charlie Parker, Roy Harrgrove, Erykah Badu, Herbie Hancock, Sonny Rollins, Dizzy Gillespie, Hermeto Pascoa, Sérgio Mendes, BB King e Eric Clapton.

Além da boa música, o público também encontrou uma ampla variedade de vinhos e espumantes do The Wine Pub e torneiras de chopp Eisenbahn. — Mais uma vez, o Sunset Jazz Iguatemi vai reunir uma constelação de músicos locais. Eventos como este são um presente para a comunidade e consolidam o shopping como um espaço de lazer para todos os públicos — diz a gerente de marketing Carolina Pajaro.

Sunset Jazz Iguatemi
Produção Musical: Marte Cultural

Seja um Patrocinador

concertosaf.jpg

27 de dezembro de 2020

Parte da programação anual da Aliança Francesa de Florianópolis, os Concertos AF apresentam, a cada ano, diversas apresentações musicais com repertórios ligados à cultura francesa e brasileira. Apesar de ter preferência e abertura especial para concertos eruditos ou instrumentais, essas séries de concertos também apresentam grupos musicais de outras vertentes, como a Música Popular, o Rock e as músicas folclóricas.

Veja abaixo alguns dos concertos que já aconteceram:

 
Bïa

A catarinense Bïa krieger, ou apenas Bïa, como é mundialmente conhecida, com seu show ‘Coeur Vagabond’, se apresentou pelo projeto em 2018. Radicada na França desde a década de 80, Bïa, que nasceu em Santa Catarina em 1967, viveu de perto o período da ditadura militar e, como muitos em sua época, fugiu com a família passando sua infância entre o Chile, Peru e Portugal. Com a anistia retornaram ao Rio de Janeiro, mas logo a inquieta Bïa partiria para Paris, onde finalmente se estabeleceria e começaria sua bem-sucedida carreira musical internacional.

 

Avery Trio e Convidados: La Grande Guerre

Em comemoração ao fim da primeira guerra mundial, que completou 100 anos em 2018, e em homenagem ao dia da França, comemorado em 14 de julho, a Aliança Francesa promoveu em Florianópolis um concerto especial, com o conjunto americano de música de câmara Avery Trio, acompanhado de instrumentistas convidados. No programa, o “Trio em Lá menor (1914)” de Ravel, que tem uma dupla relevância para a comemoração do dia da França, é executado pela formação original do conjunto, Annie Trèpanier (violino), Adriana Jarvis (piano) e Hans Twitchell (violoncelo). Além de ser considerado, por muitos, a melhor obra deste renomado compositor francês, este Trio possui um significado em relação à Primeira Guerra Mundial: Ravel fez o ‘acabamento final’ da obra e logo se inscreveu nas forças armadas em 1915.

 

Concertos AF

Trio Innova

Uma noite musical com a temática do tango em um repertório focado no compositor Astor Piazzolla. Este foi o programa de mais uma edição do projeto “Concertos AF”, realizado pela Aliança Francesa de Florianópolis, e que recebeu o grupo francês Trio Innova, no dia 12 de agosto de 2018, no Teatro Pedro Ivo. Criado em 1999, o Trio Innova é composto pelos músicos David Zambon (tuba), Jean-Marc Fabiano (acordeão) e Patrick Zygmanowski (piano). O que a princípio era uma diversão entre amigos, tornou-se, durante um concerto no Festival “Meetings in Lorraine”, uma verdadeira aventura humana e musical.

 

 

Mathieu Boogaerts

O aclamado cantor, compositor e multi-instrumentista francês Mathieu Boogaerts se apresentou no O Sítio em Florianópolis em 27 de março de 2018. Sua música é conhecida pelo estilo descontraído e uma batida muito leve e delicada, com pitadas de Reggae, Afro-Pop, Indietronica e Folk Music. Com mais de duas décadas de carreira, Mathieu Boogaerts é um criador incansável, um mestre em poesia e um músico fervoroso. Essencialmente minimalista (e reverenciado por Dick Annegarn, Camellia Jordana e Vanessa Paradis), ele conduz o público nas encostas suaves do devaneio. Cantor com carisma discreto e bom humor, ele sempre aborda as sutilezas da vida em seus álbuns.

 

Eva Zaïcik

Revelação da cena lírica internacional, a meio-soprano francesa Eva Zaïcik foi atração dos Concertos AF em 2019. A parisiense apresentou o recital Femmes Amoureuses (Mulheres Apaixonadas), acompanhada pelo pianista paulistano Marco Bernardo. A apresentação aconteceu em 17 de outubro no Teatro Pedro Ivo, abrindo a primeira turnê da artista no Brasil — depois da Capital, ela seguiu para São Paulo, Curitiba e Manaus. No programa, além de Les Nuits d’Été, ciclo de canções do compositor romântico francês Hector Berlioz (1803 – 1869), a cantora interpretou dois dos mais conhecidos momentos do primeiro ato da ópera Carmen, de Georges Bizet (1838-1875): a Seguidilha e a Habanera.

Seja um Patrocinador
Acessar o site da Aliança Francesa Florianópolis

sextajazz.jpg

22 de dezembro de 2020

Se hoje a cena de música instrumental e jazz de Florianópolis é referência no país, muito se deve a projetos como o Sexta Jazz AF. Desde 2014, o evento promovido pela Aliança Francesa da Capital apresenta o virtuosismo dos músicos de Santa Catarina em homenagens épicas aos maiores nomes do jazz mundial. 

Sexta Jazz AF é realizado desde 2014 pela Aliança Francesa de Florianópolis

Desde a primeira edição, em 2014, foram realizadas 58 edições presenciais do Sexta Jazz em Florianópolis, e mais 5 Lives durante a pandemia em 2020. O projeto ocupou diferentes palcos: o Centro Cultural Fabiano Silveira, a sala Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC) e, desde 2018, o estacionamento do Shopping Iguatemi. De lá para cá,  foram feitos shows memoráveis e homenagens a ícones do jazz mundial, como Bill Evans, Miles Davis e Ella Fitzgerald; passando por brasileiros como Hermeto Pascoal e Alegre Corrêa, de Santa Catarina; e ainda nomes como Paquito D’Rivera, Erykah Badu, Avishai Cohen e Wes Montgomery.

No palco do Sexta Jazz AF já se apresentaram músicos catarinenses de todas as regiões, além de convidados de vários estados e países como Estados Unidos, França, Bélgica e Canadá. Os concertos são sempre únicos e contam com repertório preparado exclusivamente para o evento e ensaiado previamente pelos músicos.

Difusão da música do mundo, e promoção dos músicos locais

Ao colaborar  para a difusão da música e promoção dos músicos locais o Sexta Jazz AF também gera renda e contribui para a cultura da cidade ao apoiar, valorizar e difundir o conjunto das manifestações culturais e seus respectivos criadores. Além disso, o projeto ajuda a desenvolver uma consciência musical mais abrangente e o respeito aos valores culturais de outros povos ou nações. 

Sexta Jazz AF
Organização e Produção: Marte Cultural
Realização: Aliança Francesa de Florianópolis

Seja um Patrocinador
Acessar o site da Aliança Francesa Florianópolis

classicosbras.jpg

21 de dezembro de 2020

Clássicos Brasileiros foi um projeto que ofereceu uma experiência musical exclusiva para o público do shopping Iguatemi Florianópolis em 2017 e 2018. Com a finalidade de promover um final de tarde memorável para o público, combinando a conveniência da sua praça de alimentação com uma apresentação musical de qualidade, o projeto Clássicos Brasileiros traz como objetivos o resgate da obra de grandes nomes da música brasileira através de releituras musicais, e também a promoção de artistas locais que se apresentam em bares e casas noturnas da cidade, ampliando assim o seu campo de atuação e visibilidade.

Alguns especiais apresentados

 

Elis Regina

Conhecida por sua presença de palco, sua voz e sua personalidade, Elis inovou os espetáculos musicais no país e era capaz de demonstrar emoções tão contrárias, como a melancolia e a felicidade, numa mesma apresentação ou numa mesma música.
Luana Laus (voz)
Moyses Catarina de Jesus (baixo)
Diego Nunes (violão)
Narcizo Farias (bateria)

Vinícius de Moraes

Uma linda homenagem a Vinícius e suas parcerias mais famosas, responsáveis por grandes sucessos da nossa música. Após 37 anos de sua morte, a poesia apaixonante de Vinícius continua presente nos corações e mentes de fãs de todas as idades. Vinícius inspirou e ainda inspira muita gente.
Jana Gularte (voz)
Leandro Fortes (violão)
Tiê Pereira (baixo)
Richard Montano (bateria)

Tim Maia

Um show envolvente, espontâneo e cheio de boas energias que homenageia a memória deste mito do cancioneiro nacional. Dono de uma voz potente, de um ritmo único, de versos inspirados e de uma sonoridade ímpar, Tim Maia será homenageado por um dos maiores cantores catarinenses da atualidade, que ainda incluirá no repertório grandes nomes do soul que influenciaram o cantor.
Gustavo Barreto (voz e guitarra)
Buiu Mondanezi (bateria)
Anderson Sávio (baixo)
Gabriel Fortunato (guitarra)

Tom Jobim

Implementando elementos da melodia e harmonias do jazz à batida do samba, Jobim foi, ao lado de João Gilberto, Carlos Lyra e outros artistas, um dos inventores de um estilo que viria para revolucionar a sonoridade da música brasileira: a bossa nova. Pianista habilidoso e experiente, Tom foi responsável por incorporar também uma pegada erudita na música clássica, algo impensável até os dias de hoje, o que o destacou em grande medida para o mundo inteiro.
Jana Gularte – voz
Leandro Fortes – violão
Tiê Pereira – baixo
Mauro Borghezan – bateria

Jorge Ben

Um dos grandes da MPB, Jorge Ben Jor é guitarrista, cantor e compositor. Seu estilo característico possui diversos elementos, entre eles: rock and roll, samba, samba rock (termo que gosta de usar), bossa nova, jazz, maracatu, funk, ska e até mesmo hip hop, com letras que misturam humor e sátira, além de temas esotéricos. A obra de Jorge Ben tem uma importância singular para a música brasileira, por incorporar elementos novos no suingue e na maneira de tocar violão, com características do rock, soul e funk norte-americanos. Além disso, trouxe influências árabes e africanas, oriundas de sua mãe, nascida na Etiópia.
Léo Vieira (voz, violão e guitarra)
Dido (cuíca)
Carlos André (tantam)
Tiko (pandeiro)

Gilberto Gil

O show traz uma retrospectiva da carreira de Gilberto Gil, explorando toda a riqueza da linguagem musical e poética desse grande artista, que ao longo de sua trajetória vêm explorando imensa variedade de ritmos e estilos, o que garante a esse show uma dinâmica contagiante. No repertório estão “Expresso 2222”, “Lamento Sertanejo” e tantas outras belas canções que já se tornaram clássicos da nossa música.
Dinho Stormowsky (voz e violão)
Wesley Risso (guitarra)
Cristiano Forte (bateria)
Edu Almeida (baixo)
Alexandre Damaria (percussão)

Djavan

Djavan é um dos grandes compositores e produtores musicais brasileiros. Ele retrata muito bem em suas composições a riqueza das cores do dia-a-dia e se utiliza de elementos em construções metafóricas de maneira distinta dos demais.
François Muleka (voz e violão)
Trovão Rocha (baixo)
Francis Pandemonte (mesa/som/efeitos)

Ginzaqguinha e Gonzagão

Grandes expoentes do baião e samba, pai e filho, estão presentes na vida de muitos brasileiros com seus grandes clássicos. Uma homenagem imperdível para dançar e se divertir com a música bem executada por grandes músicos catarinenses.
Camélia Martins (voz)
Neno Moura (percussão)
Leandro Pacheco (cavaquinho e bandolim,)
Luiz Sebastião (violão 7 cordas)

Clássicos Brasileiros
Produção Musical: Marte Cultural

Seja um Patrocinador