PROGRAMA ESTADUAL DE INCENTIVO À CULTURA DE SANTA CATARINA (PIC- SC)

Cai na Água, Olga


4 CIDADES EM SANTA CATARINA

Literatura
100% de isenção fiscal para empresas (projeto em aprovação)

Agosto/2025 – Agosto/2026

Literatura para Infância

Uma história leve e educativa sobre os desafios e aprendizados de Olga, uma criança descobrindo o mar.

Segurança Aquática Infantil

Inspirado em dados alarmantes de afogamento infantil, o projeto promove educação lúdica para prevenção.

Livro em Três Formatos

Publicação gratuita em versão impressa, digital (PDF) e audiobook com audiodescrição.

Acesso Gratuito e Amplo

Distribuição de 2.000 livros em espaços públicos e escolas de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu.

Audiovisual Acessível

Audiobook com audiodescrição disponível nas principais plataformas de streaming e site do projeto.

Presença Paterna Ativa

Valoriza o vínculo entre pai e filha, incentivando a paternidade ativa e presente.

Imagens de projetos

Outros trabalhos de mesma autoria


Resumo de

Entregáveis

Entre produtos culturais, ações de ampliação de acesso e contrapartidas, o projeto tem como metas:

01234567890
Livro Infantil

Distribuição gratuita em 4 municípios

• Tiragem de 2.000 exemplares impressos em formato A5;
• Entregue em praças, praias, escolas públicas e parques;
• Linguagem simples, acessível e educativa;
• Conteúdo voltado à segurança no mar e vínculo familiar.

01234567890
Livro Digital

Disponível para download gratuito

• Formato PDF acessível no site do projeto;
• Meta de 4.000 downloads em 12 meses;
• Divulgação em redes sociais e mídia espontânea;
• Acesso facilitado por QR code e link direto.

01234567890
Audiobook Inclusivo

Em plataformas de streaming

• Com audiodescrição para pessoas com deficiência visual;
• Meta de 3.000 reproduções em 12 meses;
• Publicado no Spotify, YouTube, Google Podcasts, entre outros;
• Divulgação junto a ONGs, escolas e associações especializadas.


Conheça o

Cronograma


01. Pré-produção

5 meses


02. Distribuição

4 meses


03. Pós-produção

2 meses



Plano de

Assessoria de Imprensa

• Atuação com cobertura estadual;
• Elaboração e envio de releases, notas e imagens para imprensa;
• Ações de relacionamento com jornalistas e colunistas;
• Clipagem de todo o material publicado sobre o projeto.



Plano de

Redes Sociais

• Criação e gerenciamento de perfis no Instagram, Facebook e TikTok;
• Publicações em formato de cards, stories e reels;
• Patrocínio de postagens com segmentação por local e interesse;
• Acessibilidade nos posts com texto alternativo e #paratodosverem.



Plano de

Site do Projeto

• Página com apresentação do projeto e dos autores;
• Disponibilização do livro digital em PDF;
• Acesso ao audiobook em plataformas e via download em MP3.



Plano de

Ações Presenciais

• Distribuição gratuita dos livros em praças, praias, parques e escolas públicas;
• Mochilas pirulito e camisetas personalizadas para os staffs;
• Uso de windbanners e banners nas ações de entrega.



Plano de

Mídia Espontânea

• Inserções em jornais impressos da Grande Florianópolis;
• Participações em programas de rádio e TV regionais;
• Citações em blogs e sites especializados via assessoria de imprensa.



Plano de

Outdoor

• Instalação de 2 outdoors com a identidade visual do projeto em locais estratégicos.



Conheça os

Parceiros

Marcas e instituições que já estão envolvidas no projeto.
Aspect image
Aspect image
SEJA UM APOIADOR

Conheça as Contrapartidas de Patrocínio

Incentivar projetos culturais faz com que a marca seja lembrada e reconhecida por sua responsabilidade social. Conheça os benefícios que os parceiros do projeto terão direito.


Incentivo Exclusivo

R$150

Mil
  • Exclusividade como única empresa incentivadora do projeto;
  • Logomarca em todos os materiais físicos e digitais (livro, audiobook, site, redes sociais, banners, outdoors);
  • Citação em entrevistas, releases e falas públicas;
  • Presença destacada em mochilas de staff, camisetas e materiais promocionais;
  • Logomarca com link no topo do site oficial;
  • Reconhecimento como incentivador exclusivo em todas as peças de comunicação.
ENTRAR EM CONTATO

Incentivo Ouro

R$105

Mil
  • Logomarca em materiais principais: livro, site, redes sociais e audiobook;
  • Citação em peças de imprensa e redes sociais;
  • Presença em banners físicos com destaque intermediário;
  • Logotipo com link no site oficial.
ENTRAR EM CONTATO

Incentivo Prata

R$75

Mil
  • Logomarca em materiais digitais: site, redes sociais, livro digital e audiobook;
  • Inserção em releases da assessoria de imprensa;
  • Presença nos banners físicos com destaque menor;
  • Menções em publicações específicas nas redes.
ENTRAR EM CONTATO

Incentivo Bronze

R$37.5

Mil
  • Logomarca no site oficial e em posts nas redes sociais;
  • Agradecimento em materiais digitais finais do projeto;
  • Inserção nos banners físicos com destaque proporcional à cota.
ENTRAR EM CONTATO

Sustentabilidade

Notas Importantes


Redução de Impacto Ambiental

A tiragem do livro foi planejada de forma racional (2.000 exemplares) e sua versão digital evita desperdício de papel, ampliando o acesso com menor impacto ambiental.


Distribuição em Espaços Naturais

A entrega dos livros em praias, praças e parques reforça a conexão entre leitura, infância e natureza, incentivando o uso consciente e preservação dos espaços públicos.


Valorização da Educação Ambiental

A história estimula desde cedo a consciência sobre o comportamento seguro e respeitoso com o mar, promovendo a relação harmônica com os ecossistemas costeiros.


Acessibilidade como Sustentabilidade Social

A oferta gratuita e acessível em múltiplos formatos (impresso, digital e audiobook com audiodescrição) garante inclusão, equidade de acesso e democratização cultural.



Agenda 2030 da ONU

Contribuição aos ODS


ODS 01234567890

Saúde e Bem-Estar

Promove a prevenção de afogamentos por meio da educação lúdica sobre segurança no mar, estimulando práticas seguras em ambientes naturais.

ODS 01234567890

Educação de Qualidade

Incentiva a leitura na primeira infância com materiais gratuitos, acessíveis e de linguagem simples, fomentando o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças.

ODS 0123456789001234567890

Redução das Desigualdades

Distribuição gratuita em áreas públicas e escolas, com foco em famílias das classes C, D e E, além de acessibilidade comunicacional e suporte a pessoas com deficiência.

ODS 0123456789001234567890

Ação Contra a Mudança Global do Clima

Estimula a consciência ambiental e o respeito à natureza, com atividades que ocorrem em espaços naturais e conteúdos voltados à valorização do meio ambiente.

Esses ODS se alinham às diretrizes ESG, destacando:

• Ambiental: educação ambiental e incentivo à preservação do litoral;
• Social: inclusão, acessibilidade e democratização do acesso à leitura;
• Governança: transparência, contrapartida pública e responsabilidade cultural com base em recursos de incentivo fiscal.