Com: Rodrigo Aragão, Kapel Furman, Armando Fonseca, Petter Baiestorf, Gabriela Alcântara, Ales de Lara, Joel Caetano, Geisla Fernades, Monica Demes, Patty Fang e Matheus Marchetti.
O cinema em Santa Catarina está com uma nova safra de ralizadores que tem muitas questões de linguagem e regionalismo para se discutir. Mediação de Andrey Lehnemann
Um panorama da produção e distribuição independente de Quadrinhos, com Alexandre Linck (Quadrinhos na Sarjeta) e L. Rossetti (Joinville)
Dir: Gustavo Spolidoro
Com: Lóren Maite, Juliana Zardo, Paulo Reginatto, Larissa Tres e Raphael Scarton.
Sinopse: Em uma conservadora comunidade, cinco adolescentes vêem seus corpos se transformarem de forma assustadora. Diante da repulsa da cidade e do medo da vida adulta, eles devem escolher se aceitam seu lado Dragão ou se rendem ao tédio e às regras locais.
Realismo Fantástico/Fantasia/Drama. Classificação indicativa: Livre.
Apresentação de Gustavo Spolidoro (a confirmar)
As exibições são parte do Troma Latin América Festival – Part II, que marca ainda o início das celebrações dos 50 anos da Troma que serão comemorados em 2024 e vai circular por diversas cidades, como Gôiania, Curitiba, Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro na Cinemateca do Museu de Arte Moderna e Rosário na Argentina.
Dir: Rodrigo Aragão
Com: Walderrama dos Santos, Kika Oliveira, Markus Konká, Ricardo Araújo e Marcelo Castanheira.
Sinopse: Em um manguezal poluído, cadáveres levantam-se atacando e mordendo os moradores que se transformam em zumbis agressivos. Um pescador local luta contra os mortos-vivos para sobreviver e salvar a vida das pessoas ao seu redor.
Horror Folclórico/Gore. Classificação indicativa: 16 anos.
Com: Jane Jensen, Will Keenan, Valentine Miele, Lemmy, Debbie Rochon e Ron Jeremy.
Sinopse: Uma adaptação moderna e punk do clássico de Shakespeare. Contado de forma irreverente, este filme tenta impactar o espectador da mesma forma que os frequentadores do teatro eram afetados na época de Shakespeare. Obsceno, violento, bem-humorado e romântico.
Gore Romântico/Adaptação Literária. Classificação indicativa: 16 anos.
Produções colaborativas, de baixo orçamento, com potência narrativa, e grande alcance de circuito.
Desde os Primórdios do Cinema Fantástico Brasileiro, O que é Cinema Fantástico, Realismo Mágico e José Mojica Marins até a Boca do Lixo e do cinema fundamentado nela. Espaço geográfico, pensamento social brasileiro, produção, distribuição e exibição no Brasil e na Boca. Além do papel dos cinemas de rua, da bilheteria, a censura e o apagamento histórico.
Dir: Rodrigo Aragão
Com: Carol Aragão, Jackson Antunes, Markus Konká, Margareth Galvão, Walderrama dos Santos e Clarissa Pinheiro.
Sinopse: Em uma floresta no coração do Brasil, uma garota vê sua vida – e a de todos ao seu redor – mudar terrivelmente, quando encontra o Livro Perdido de Cipriano, cuja Magia Negra, além de conferir poder e riqueza ao seu possuidor, também é capaz de entregar um mal terrível sobre a Terra.
Horror Folclórico/Gore. Classificação indicativa: 16 anos.
Mais recentemente na história do cinema – nomeadamente já na segunda década do século XXI – o sub-gênero “terror racial” vem crescendo dentro da esfera do cinema de horror. Esse subgênero contém em si, como é característica de fortes construções estéticas, uma clave interpretativa dupla. O que significa dizer que ele é ao mesmo tempo bastante perigoso e bastante importante.
Para estimular a observação de como o cinema de horror brasileiro por meio de suas narrativas e personagens estimulam a reformulação de narrativas e personagens de maneira que estruturas racistas e xenofóbicas não sejam reproduzidas no audiovisual.
No comando da Fábulas Negras Produções há catorze anos, Rodrigo já escreveu, dirigiu e produziu seis filmes de longa duração e cinco curtas metragens. No currículo, participação em mais de 100 festivais ao redor do mundo e 23 prêmios; além de distribuição nacional e internacional, nas mais variadas plataformas de exibição.
Master Class mediante inscrição.
Dir: Rodrigo Aragão
Com: Renato Chocair, Allana Lopes, Diego Garcia, Clarissa Pinheiro, Markus Konká e Carol Aragão
Sinopse: Corrompidos pelo poder do Livro Negro de Cipriano, um jesuíta e seus seguidores iniciam um reinado de horror no Brasil colonial, até serem amaldiçoados a viver para sempre presos sob os túmulos de um cemitério. Agora, séculos depois, eles estão prontos para se libertar e espalhar o seu mal por todo o mundo.
Horror Folclórico/Gore. Classificação indicativa: 16 anos.
Sinopse: Durante duas décadas os cinéfilos de Nova Iorque tiveram acesso a um tesouro de filmes raros e esotéricos através do Kim’s Video. Originalmente dirigida pelo enigmático Yong-man Kim, o espaço acabou acumulando 55 mil títulos de aluguel. Em 2008, diante de uma indústria em mudança, o Sr. Kim ofereceu sua coleção para doação, desde que ela permanecesse intacta e estivesse disponível para os membros do Kim’s Video. É aí que os problemas começaram.
Documentário. Classificação indicativa: 14 anos.
(Brasil, SC, 2023, 50’) dir: Felipe Bottamedi.
Com: Petter Baiestorf, E.B. Toniolli, Leomar Wazlawick, Airton Bratz e Elio Copini.
Sinopse: Em 1992 um grupo de adolescentes começa a gravar filmes de horror com câmeras VHS em Palmitos, no Oeste de Santa Catarina. Liderada pelo diretor catarinense Petter Baiestorf, a produtora veio a se chamar Canibal Filmes. Distantes dos grandes centros urbanos e em tempos de estagnação do cinema brasileiro, o grupo aprendeu na prática a realizar cinema de baixo orçamento. Os filmes encontraram um caminho próprio de financiamento e exibição ao público. Por meio de relatos, fotografias, documentos e vídeos, o documentário percorre os primeiros anos da Canibal, remontando os esforços e desafios do grupo em fazer cinema independente em uma região sem tradição cinematográfica.
Documentário. Classificação indicativa: 16 anos.
(Brasil, SC, 1995, 77’) dir: Petter Baiestorf.
Com: Loures Jahnke, Onesia Liotto, Jorge Timm, E.B. Toniolli, Doroti Timm, Leomar Wazlawick, Marcos Braun. Coffin Souza, Tania Enea, Marcelo Severo e Airton Bratz.
Sinopse: Um monstro alienígena, constituído de tecido vegetal, é aprisionado por um cientista brasileiro e acaba nutrindo um ódio mortal por toda a humanidade, a ponto de querer exterminá-la. Clássico do Shot On Video brasileiro, gravado em VHS, em sua cópia restaurada pelo MAM-RJ (Museu da Arte Moderna do Rio de Janeiro).
Gore Escatológico/SOV/Sci-Fi Capenga.
Classificação indicativa: 16 anos.
The Old Man In The Rocking Chair
(USA, 2019, 20’) dir: Eric Yoder.
Vevkjerring
(The Weaver, Noruega, 2023, 13’) dir: Øyvind Willumsen.
Los otros
(Argentina, 2022, 15’) dir: Juan Cruz Oruezabala.
Stébla Trávy
(Leaves of Grass, República Tcheca, 2023, 6’) dir: Michelle Tseng.
Karada
(Venezuela, 2023, 14’) dir: Oscar Lopera.
The other
(Irã, 2023, 14’) dir: Negah Sohrabi.
Code Dependency
(Austrália, 2023, 10’) dir: Mia Sciacca.
The Ash Heap
(Espanha, 2023, 5’) dir: Taís DeMelo.
Sim Meu Bem
(Inglaterra/Brasil, 2023, 7’) dir: Maria Júlia Rengel Ferreira.
Aracne
(México, 2023, 4’) dir: Cremance.
Observando a atual presença de representações de Satã e do Satanismo em séries, filmes e em múltiplas faces da cultura midiática, desde O Mundo Sombrio de Sabrina (2018-2020), Lúcifer (2016-), História de Horror Americana (2011-), Delivery Macabro (2019) e muitos outros exemplos, objetiva-se nesta palestra debater sobre as representações de Satã e do Satanismo fundamentalmente durante a década de 1970 nos Estados Unidos. amplamente revisitadas pelo meio cinematográfico recentemente. Como assinalam autores como Robin Wood (1979), Douglas Kellner (1988), Noël Carroll (1999), John Kenneth Muir (2002), Peter Hutchings (2014), Carrol L. Fry (2008) e Douglas Cowan (2008), é possível abordar a potencialidade do cinema de horror em suscitar questões culturais, políticas e religiosas. Problematizados pelo viés da história, os filmes do gênero são fontes privilegiadas para a análise de medos sociais profundamente vinculados ao seu contexto de produção, mediação e recepção.
3:33
(Irã, 2023, 19’) dir: Azad Sadeghi.
O Aniversário do Seu Lair
(Brasil, SP, 2022, 18’) dir: Dácio Pinheiro.
Nada Além de Flores
(Brasil, RJ, 2022, 24’) dir: Eddy Mathias.
Nuit Calme
(França, 2022, 16’) dir: Bertrand Jeandel.
O Caixeiro Viajante
(Brasil, PR, 2023, 3’) dir: Nataly Pereira Santos.
Caído
(Brasil, SP, 2023, 14’) dir: Alexandre Estevanato.
Arapuca
(Brasil, SP, 2023, 20’) dir: Joel Caetano.
(Brasil, SP, 2011, 9’) dir: Dácio Pinheiro.
Com: Boneca Bianca, Samantha Labios, Dudu Fox, F Kawallys e Condessa Flora Bronski.
Sinopse: Uma orgia maluca com vampiros egípcios que infectam transexuais brasileiros, deixando-os loucos por sangue e sexo.
Erótico/Experimental/Queer. Classificação indicativa: 18 anos.
(USA, 2023, 33’) dir: Christopher Baiza.
Com: James L. Brewster e Julia Aks.
Sinopse: No Halloween de 1979 uma nova guloseima é introduzida.
Horror/Comédia. Classificação indicativa: 16 anos.
Suas pesquisas focam-se, sobretudo, em narrativas de horror, produzindo material bibliográfico sobre o assunto. Merecem destaque os seguintes títulos: Expressões do horror – Escritos de cinema de horror contemporâneo (livro organizado); Monstars: monstruosidade e horror audiovisual (livro organizado); Monstruosidades: estética e política (livro organizado); Apocalipse vampiro: a monstruosidade pandêmica em “The Omega Man” (capítulo de livro); Zumbis negros, monstros políticos da escravidão haitiana (capítulo de livro); A espacialidade gótica como dimensão do horror (capítulo de livro); A companhia dos lobos: monstros, fadas, erotismo e agressividade (artigo); O inimigo sideral: a monstruosidade nas ficções cinematográficas com seres alienígenas (artigo); Os reflexos do colonialismo em ficções alienígenas (artigo).
Amor Irreal
(Brasil, RS, 2023, 6’) dir: Lucas Reis.
Queime Este Corpo
(Brasil, SP, 2023, 19’) dir: Mauricio Bouzon e Denis Cisma.
La Soglia
(Itália, 2022, 5’) dir: Simone Colombo, Sofia Gasparetti e Nicoló Tonani.
Promessa de um Amor Selvagem
(Brasil, SP, 2022, 22’) dir: Davi Mello.
El Árbol
(Espanha, 2023, 15’) dir: Charli Sangar.
Creuse
(França, 2022, 13’) dir: Guillaume Scaillet.
O Limiar da Meia-Noite
(Brasil, RJ, 2023, 23’) dir: Matheus Magre.
Carne com Bife
(Brasil, SP, 2023, 9’) dir: Karen Takahara.
Amy & I
(Holanda, 2022, 8’) dir: Bastiaan Rook.
Produção Vinil Filmes
(Brasil, RJ, 2022, 19’) dir: Edgar Soares.
Comédia/Turismo. Classificação indicativa: 16 anos.
(Brasil, PE, 2021, 1’) dir: Douglas Henrique.
Experimental. Classificação indicativa: 16 anos.
(Brasil, SP, 2023, 25’) dir: Danilo Morales.
Horror. Classificação indicativa: 16 anos.