PROGRAMA DE INCENTIVO À CULTURA – PIC SC

FÁBRICA DE LEITORES


SANTA CATARINA

Arte-educação imersiva e interativa/
100% de isenção fiscal para empresas.

De setembro/2023 a setembro/2024
Uma contação de histórias

interativa

O projeto prevê a circulação de uma experiência de arte-educação imersiva e interativa, pautada nas linguagens do teatro e da literatura através da contação de histórias.

Formando

Leitores

Fábrica de Leitores é uma experiência de educação imersiva formulada para os primeiros anos do Ensino Fundamental, buscando incentivar o processo de alfabetização e letramento através da fantasia. Foi desenvolvida a partir da abordagem criativa de ensino desenvolvida pela Platô Cultural denominada "Aventuras de Aprendizagem" em que teatro imersivo, arte e novas tecnologias se entrelaçam com metas educacionais e impacto social. Através desta metodologia, o aluno é envolvido em um mundo ficcional, onde ele é protagonista e onde reconhece o seu potencial criativo enquanto avança em sua trajetória educacional.


Veja detalhes da experiência

Sobre o

o projeto

  • O projeto é interdisciplinar, transversal ao currículo e ancorado nos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU;

  • Está alinhado à BNCC para o 1º a 3º ano do Ensino Fundamental, trabalhando competências gerais e habilidades de diferentes componentes curriculares, com foco central nas habilidades da Língua Portuguesa e Arte;

  • Chamamos as sessões do projeto de episódios, porque entram tanto no universo ficcional como no universo da educação;

  • Os educadores são chamados de facilitadores, já que utilizamos metodologias ativas em que o professor é o mediador e os estudantes são os protagonistas do seu percurso de aprendizagem.

Como ele

acontece

  • Ocorre no turno oficial das turmas, tanto nas aulas do professor regente quanto em outros componentes curriculares;

  • Cada turma recebe o projeto durante um turno inteiro de aula: duas arte-educadoras vão até a escola no horário marcado e facilitam o episódio, que tem o roteiro já combinado com a escola;

  • São compartilhados antecipadamente com a escola o roteiro e os recursos fornecidos;

  • O roteiro possui temáticas, objetivos, um plano pedagógico alinhado à BNCC e atividades opcionais de apoio;

  • Os professores da turma recebem material para facilitação da atividade preparatória pelo correio, bem como treinamento online para facilitação da atividade;

  • O episódio tem a duração de 3h, com intervalo;

  • O ambiente digital oferece recursos para que os professores da turma deem continuidade ao projeto nas suas aulas.

Algumas imagens das

Últimas Edições

O projeto piloto aconteceu em 2022, com enorme sucesso entre alunos e educadores.


Resumo de

Entregáveis

Entre produtos culturais, ações de ampliação de acesso e contrapartidas, o projeto tem como metas:

0123456789001234567890
na mesoregião

Grande Florianópolis

– 72 apresentações em São José

01234567890
na mesoregião

Sul

– 8 apresentações em Nova Veneza

012345678900123456789001234567890
na mesoregião

Vale do Itajaí

– 16 apresentações em Luiz Alves;
– 32 apresentações em Itajaí;
– 32 apresentações em Balneário Camboriú;
– 32 apresentações em Navegantes;
– 32 apresentações em Brusque;

012345678900123456789001234567890
na mesoregião

Norte

– 16 apresentações em Massaranduba;
– 32 apresentações em Barra Velha;
– 32 apresentações em Joinville;
– 32 apresentações em Guaramirim;
– 32 apresentações em São Francisco do Sul;

Conheça o

Cronograma


01. Pré-produção

2 meses após a captação


02. Circulação

9 meses


03. Pós-Produção

2 meses




Plano de

mídia

O plano de Mídia do projeto tem como estratégia uma divulgação através de assessoria de imprensa, um hotsite, bem como a divulgação da agenda das ações nas escolas e de um vídeo de aftermovie de cada cidade, além de um vídeo completo no final.


https://marte.art.br/marte/wp-content/uploads/2022/01/plano-de-midia-dec-1.jpg
https://marte.art.br/marte/wp-content/uploads/2023/08/imagem-1.jpg

O que estão

falando

"A atividade foi maravilhosa, as crianças se envolveram com alegria, se mostraram interessadas desde o início da proposta, extremamente curiosas e vivendo cada momento proporcionado embarcando no mundo da imaginação e do faz de conta, algo que somente as histórias podem ofertar. Foi inesquecível para elas e para nós todos da escola que estivemos envolvidos.

Jiane Elisa Winter – Coordenadora Pedagógica da Escola Francisco Mees, Corupá SC



Conheça os

Parceiros

Marcas e instituições que já estão envolvidas no projeto.

Aspect image
Aspect image
Aspect image

SEJA UM APOIADOR

Conheça as Contrapartidas de Patrocínio

Recursos de relacionamento, soluções de comunicação, Responsabilidade Social, Benefícios, Investimento e Parceiros do projeto.



Patrocínio Master

R$1

Milhão
  • Assinatura na Mídia (on e offline) como Apresenta / Patrocínio Master
  • Logo em Post impulsionados FB + Instagram (agenda e pós execução na cidade)
  • Citação no Release Imprensa
  • Logo em destaque no site
  • Logo nos e-mails de divulgação
  • Logo na comunicação visual (banners em frente a sala)
  • Logo no aftermovie
  • Viabiliza a entrega completa do projeto
ENTRAR EM CONTATO

Patrocínio Ouro

R$600

Mil
  • Assinatura na Mídia (on e offline) como Patrocínio Ouro
  • Logo em Post impulsionados FB + Instagram (agenda e pós execução na cidade)
  • Citação no Release Imprensa
  • Logo em destaque no site
  • Logo nos e-mails de divulgação
  • Logo na comunicação visual (banners em frente a sala)
  • Logo no aftermovie
  • Definição das cidades de 184 apresentações*
ENTRAR EM CONTATO

Patrocínio Prata

R$400

Mil
  • Assinatura na Mídia (on e offline) como Patrocínio Prata
  • Logo em Post impulsionados FB + Instagram (agenda e pós execução na cidade)
  • Citação no Release Imprensa
  • Logo em destaque no site
  • Logo nos e-mails de divulgação
  • Logo na comunicação visual (banners em frente a sala)
  • Logo no aftermovie
  • Definição das cidades de 122 apresentações*
ENTRAR EM CONTATO


Co-Patrocínio Ouro

R$300

Mil
  • Assinatura na Mídia (on e offline) como Co-Patrocínio
  • Logo em Post impulsionados FB + Instagram (agenda e pós execução na cidade)
  • Citação no Release Imprensa
  • Logo em destaque no site
  • Logo nos e-mails de divulgação
  • Logo na comunicação visual (banners em frente a sala)
  • Logo no aftermovie
  • Definição das cidades de 92 apresentações*
ENTRAR EM CONTATO

Co-Patrocínio Prata

R$225

Mil
  • Assinatura na Mídia (on e offline) como Co-Patrocínio
  • Logo em Post impulsionados FB + Instagram (agenda e pós execução na cidade)
  • Citação no Release Imprensa
  • Logo em destaque no site
  • Logo nos e-mails de divulgação
  • Logo na comunicação visual (banners em frente a sala)
  • Logo no aftermovie
  • Definição das cidades de 69 apresentações*
ENTRAR EM CONTATO

Co-Patrocínio Bronze

R$150

Mil
  • Assinatura na Mídia (on e offline) como Co-Patrocínio
  • Logo em Post impulsionados FB + Instagram (agenda e pós execução na cidade)
  • Citação no Release Imprensa
  • Logo em destaque no site
  • Logo nos e-mails de divulgação
  • Logo na comunicação visual (banners em frente a sala)
  • Logo no aftermovie
  • Definição das cidades de 46 apresentações*
ENTRAR EM CONTATO


* Válido apenas para as cidades inscritas originalmente no projeto. Segundo normativa do PIC, será necessário um aporte sem direito a incentivo de 15% (quinze por cento) do total do valor incentivado no projeto, diretamente ao Fundo Estadual de Cultura quando houver alteração da abrangência geográfica da proposta original para atender às localidades definidas pelo(s) incentivador(es);


Sustentabilidade

Notas Importantes

Evento ambientalmente e socialmente responsável, este projeto está alinhado e se esforça para seguir os preceitos intrínsecos ao conceito ESG.

Acessibilidade

O evento garante a acessibilidade física para pessoas com deficiência motora, bem como obras com audiodescrição e vídeos com tradução em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.


Carbono Zero

Através de uma estratégia de comunicação que segue o princípio da desmaterialização e do desperdício zero, bem como a disponibilização de Ecopontos, o evento busca contribuir para a neutralização das emissões de carbono.


Comunidade

Além de incentivar jovens de escolas públicas a se envolverem com a arte, o projeto promove a ampliação de acesso para comunidades vulneráveis e prioriza a contratação de fornecedores locais, bem como o desenvolvimento profissional de artistas da região.


Código de Conduta

Além de apoiar a igualdade de gênero, idade, etnias e religiões, o projeto opera uma política de compras justa e possui rígidas diretrizes de transparência em sua governança.