O projeto é interdisciplinar, transversal ao currículo e ancorado nos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU;
Está alinhado à BNCC para o 1º a 3º ano do Ensino Fundamental, trabalhando competências gerais e habilidades de diferentes componentes curriculares, com foco central nas habilidades da Língua Portuguesa e Arte;
Chamamos as sessões do projeto de episódios, porque entram tanto no universo ficcional como no universo da educação;
Os educadores são chamados de facilitadores, já que utilizamos metodologias ativas em que o professor é o mediador e os estudantes são os protagonistas do seu percurso de aprendizagem.
Ocorre no turno oficial das turmas, tanto nas aulas do professor regente quanto em outros componentes curriculares;
Cada turma recebe o projeto durante um turno inteiro de aula: duas arte-educadoras vão até a escola no horário marcado e facilitam o episódio, que tem o roteiro já combinado com a escola;
São compartilhados antecipadamente com a escola o roteiro e os recursos fornecidos;
O roteiro possui temáticas, objetivos, um plano pedagógico alinhado à BNCC e atividades opcionais de apoio;
Os professores da turma recebem material para facilitação da atividade preparatória pelo correio, bem como treinamento online para facilitação da atividade;
O episódio tem a duração de 3h, com intervalo;
O ambiente digital oferece recursos para que os professores da turma deem continuidade ao projeto nas suas aulas.
2 meses após a captação
9 meses
2 meses
* Válido apenas para as cidades inscritas originalmente no projeto. Segundo normativa do PIC, será necessário um aporte sem direito a incentivo de 15% (quinze por cento) do total do valor incentivado no projeto, diretamente ao Fundo Estadual de Cultura quando houver alteração da abrangência geográfica da proposta original para atender às localidades definidas pelo(s) incentivador(es);
O evento garante a acessibilidade física para pessoas com deficiência motora, bem como obras com audiodescrição e vídeos com tradução em LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.
Através de uma estratégia de comunicação que segue o princípio da desmaterialização e do desperdício zero, bem como a disponibilização de Ecopontos, o evento busca contribuir para a neutralização das emissões de carbono.
Além de incentivar jovens de escolas públicas a se envolverem com a arte, o projeto promove a ampliação de acesso para comunidades vulneráveis e prioriza a contratação de fornecedores locais, bem como o desenvolvimento profissional de artistas da região.
Além de apoiar a igualdade de gênero, idade, etnias e religiões, o projeto opera uma política de compras justa e possui rígidas diretrizes de transparência em sua governança.