Em junho, 5 espetáculos com contação de histórias e palhaçaria recheiam a programação do Domingo com Teatro

Em junho, 5 espetáculos com contação de histórias e palhaçaria recheiam a programação do Domingo com Teatro

4.As-Sementes-da-Descoberta-1200x675.jpg

Os espetáculos possuem acessibilidade e acontecem aos domingos no Villa Romana Shopping, em Florianópolis.

Para iniciar as apresentações de junho, o artista Leonardo Umpierrez, da Circus Fever, guiará o público em “Você é o Circo”, neste dia 1. O espetáculo é comandado pelo Palhaço Leleco, que convida a plateia a participar de diversos números circenses e brincadeiras, tornando-a protagonista da apresentação.

Criada em 2001 por Cristina Villar e Leonardo Umpierrez, a Circus Fever foi a primeira companhia de Florianópolis e possui quatro espetáculos em repertório, tendo sido contemplada em seis editais. Além disso, tem diversos números e percorreu festivais e convenções no Brasil e no Uruguai. O grupo é mobilizador de ações do Coletivo Circo Floripa, produz cabarés, treinos e palcos abertos.

Já no dia 8, a Entre Sonhos contará a história “Sítio do Picapau Amarelo – Histórias da Ilha da Magia”. Nela, a boneca Emília, Visconde de Sabugosa, Narizinho e Pedrinho mergulham em livros sobre lendas e folclores da Ilha da Magia, baseadas nos contos de Franklin Cascaes. Nesta aventura, o público conhecerá duas histórias mágicas: “A Festa das Bruxas de Itaguaçu” e “O Menino Lobo”.

A apresentação celebra a riqueza do folclore brasileiro, unindo o universo mágico de Monteiro Lobato às tradições culturais da Ilha de Santa Catarina. A companhia Entre Sonhos faz teatro e contação de histórias adaptadas de clássicos infantis em escolas, prefeituras e empresas na grande Florianópolis.

Patito Show Circo apresenta “Um é bom dois é demais”, no dia 15 de junho, um espetáculo para toda a família com os palhaços Tiquito e Paquito aprontando muitas confusões, mágicas, malabarismos, dentre outros. O espetáculo é interativo e toda a plateia poderá participar.

Patrício Mancilla Jara e Waldo Mancilla Jara interpretam os palhaços. Originários do Chile e com uma carreira circense internacional, já viajaram por países como a Bolívia, o Paraguai, a Argentina e o Brasil. Ainda, participaram de eventos, projetos sociais e festivais.

“As sementes da descoberta” são três histórias orientais que o artista Felipe Ferro contará no dia 22 de junho. Nelas, “três sementes” acompanham uma aventura para descobrir e entender sentimentos e emoções que fazem parte do crescimento de todo ser humano.

Felipe Ferro é escritor, contador de histórias, ator, músico e arte-educador, com experiência em grupos como Núcleo de Pé Poesia, Cia Mafagafos e Boi de Mamão, em educação e na área cultural, tendo participado da Maratona Cultural de Florianópolis, do Floripa Jazz Festival (2019) e Festival Carioca de Dança Circular, dentre outros.

A última apresentação do mês fica por conta da artista Bel Conta com o espetáculo “A primavera da Lagarta”. Nessa história, Dona Formiga convoca uma reunião com todos os animais da floresta, exceto Dona Lagarta, para criar um complô contra esta. A contação de história é uma releitura da obra homônima da autora Ruth Rocha.

Bel Conta, personagem criada por Isabel Francisco, faz releituras de livros e contos infantis. Com esse personagem, através da ONG Embaixadores da Virtude, Isabel atendia 540 crianças por semana contando histórias, sendo uma diferente da outra. Nesta época, escreveu o livro “O Mistério das Meias Perdidas” (edital da Secretaria de Cultura e da Fundação Franklin Cascaes). Formada pela Escola de Arte Dramática da ECA-USP, Isabel já realizou trabalhos em eventos e espaços, incluindo a peça “O Planeta Lilás”, de Ziraldo, com estreia no SESI-RJ, tendo sido indicada ao prêmio de melhor atriz.

Todas as apresentações contarão com tradução simultânea em Libras, e o espetáculo do dia 29 de junho conta com audiodescrição ao vivo e sessão adaptada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Programação – Junho

01/06 – Circus Fever – “Você é o Circo” | LIBRAS

O Palhaço Leleco comanda um espetáculo recheado de atividades: ele convida a plateia a participar de diversos números circenses e brincadeiras, tornando-a protagonista da apresentação.

 

08/06 – Entre Sonhos – “Sítio do Picapau Amarelo – Histórias da Ilha da Magia” | LIBRAS

Neste espetáculo, os famosos personagens da clássica obra de Monteiro Lobato entram numa aventura que dá vida a dois contos mágicos: “A Festa das Bruxas de Itaguaçu”, que revela mistérios e encantos das bruxas que habitam a ilha, e “O Menino Lobo”, no qual uma família que teve sete meninos e o último virou um lobisomem.

 

15/06 – Cia Patito Show Circo – “Um é bom dois é demais” | LIBRAS

Os palhaços Tiquito e Paquito irão aprontar confusões para apresentar suas habilidades circenses de mágica, malabarismo e muitas comédias tradicionais de circo. Com muita interatividade, cada cena do espetáculo revela uma surpresa para cativar o público nessa disputa entre dois palhaços.

 

22/06 – Felipe Ferro – “As sementes da descoberta” | LIBRAS

Três histórias orientais e três sementes nos acompanham nesta aventura que ajuda o público a descobrir e entender sentimentos e emoções que fazem parte do crescimento de todo ser humano. Com muita cantoria e brincadeiras, Felipe Ferro e o público poderão encontrar a coragem, a verdade e a atenção aos detalhes e às belezas anunciados por sementinhas de reis, jardineiros, cameleiros e muito mais.

 

29/06 – Bel Conta – “A primavera da Lagarta” | LIBRAS, Audiodescrição e sessão adaptada para pessoas com TEA

Dona Formiga convoca uma reunião com todos os animais da floresta, menos a Dona Lagarta. Ela queria criar um complô contra ela, pois ela achava que a Lagarta comia muitas folhas e isto irritava a Dona Formiga. Alguns animais concordavam e resolveram caçar a Dona Lagarta. Mas, uma surpresa espera a todos com o desenrolar dessa história que fala sobre transformações e preconceitos.