Julho no Domingo com Teatro: 4 espetáculos com contação de histórias, cordel e brincadeiras para toda a família

Julho no Domingo com Teatro: 4 espetáculos com contação de histórias, cordel e brincadeiras para toda a família

2.Reconto-Lendas-Brasileiras-e-Contos-Encantados-em-Cordel-11.40.51-1200x675.jpg

Os espetáculos possuem acessibilidade e acontecem aos domingos no Villa Romana Shopping, em Florianópolis

A artista Lieza Neves abre as apresentações do mês com muita contação de histórias tradicionais, mas que não se sabe exatamente quando, onde e por quem foram criadas. Nesse espetáculo, intitulado “Na boca do povo”, Lieza mostra diversos contos da tradição oral que ressaltam a voz como principal forma dessa arte para conduzir o público, criar imagens e emocionar a cada história.

A artista Lieza Neves atua como contadora de histórias, atriz, escritora e voice over, declama poemas, escreve e organiza projetos culturais. Recebeu em 2020 o Prêmio Funarte RespirArte com o vídeo de narrativa “O pastor de camelos” e o Prêmio Trajetórias da Fundação Catarinense de Cultura. Em 2022, por meio da Lei Aldir Blanc, ela apresentou o espetáculo “Sob a Lua Cigana” em Brusque (SC) e em seis cidades do litoral catarinense. Esse espetáculo integrou o projeto Baú de Histórias do Sesc Santa Catarina.

No dia 13 de julho, Joseane Berenda da Silva vai performar o “Reconto: Lendas Brasileiras e Contos Encantados em Cordel”. Esse espetáculo combina teatro, música e contação de histórias para trazer à vida as obras da talentosa poetisa e cordelista Sírlia Lima, de Mossoró (RN), num momento que promete ainda muita diversão e poesia.

Além de pedagoga, Joseane é atriz desde 2012. Iniciou sua carreira no grupo Arte da Comédia, dirigido pelo italiano Roberto Innocente, e já atuou em produções do diretor curitibano Edson Bueno. Recebeu o troféu de Melhor Atriz nos Festivais de Teatro de Paranaguá e de Colombo pelo espetáculo “Electra”. Em 2024, tornou-seprodutora com os espetáculos infantis “Obax. Do Bambú ao Baobá” e “Reconto: Lendas Brasileiras e Contos Encantados em Cordel”, contemplados pela lei Paulo Gustavo.

A Cia Sopro Cênico participa das apresentações do mês com “Brincanteira”, no dia 20. O espetáculo é um encontro de manifestações da cultura popular apresentado com encantamento, alegria e muita música. Do repente à ratoeira, do nordeste ao sul do Brasil, os brincantes reúnem seus repertórios cênicos e entregam ao público humor, poesia, canções, mágica, histórias e muita brincadeira.

A Cia Sopro Cênico foi criada em 2018 por Tainá Silva com o projeto premiado em edital municipal “Na rota da cultura popular: uma viagem pelas formas animadas”. Em seguida, em 2022 e 2023, criou mais dois espetáculos brincantes: “Brincanteria” e “Contos de bichos e batuques”. Tainá Silva é multiartista, educadora, produtora e geógrafa, trabalhando como brincante e atriz há 14 anos. Também participa da peça Fernando Montagna, artista, músico, compositor, luthier de tambores africanos, trabalhando como recreador há 15 anos.

No último espetáculo do mês, no dia 27, o público conhece a história “Gaia, a Fada Aurtista”. A obra da escritora e atriz Fernanda Garcia mostra a fada Gaia, que vive com o Espectro Autista em um mundo mágico, onde ser diferente é natural e a inclusão é a magia mais poderosa de todas. Gaia leva o público a celebrar a diversidade em uma jornada sobre inclusão, experiências e descobertas; além de ensinar sobre compreensão, respeito e amor.

Todas as apresentações contarão com tradução simultânea em Libras, e o espetáculo do dia 27 de julho conta com audiodescrição ao vivo e sessão adaptada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 

Programação – Julho

06/07 – Lieza Neves – “Da boca do povo” | LIBRAS

Neste espetáculo de Lieza Nves, os contos, segundo a atriz, são aqueles surgidos num tempo remoto que ninguém consegue precisar quando ou por quem exatamente foram criados. A artista convida o público para a prática da narração de histórias, como era antigamente, em que crianças e adultos sentavam-se ao redor de uma fogueira para compartilhá-las.

 

13/07  – Joseane Berenda da Silva – “Reconto: Lendas Brasileiras e Contos Encantados em Cordel” | LIBRAS

Esse espetáculo ressignifica a arte de contar histórias, utilizando diversos recursos cênicos que vão prender a atenção de crianças e adultos. Venha mergulhar em um mundo repleto de aventuras e encantos, onde a tradição das regiões norte e nordeste do Brasil ganha vida de forma divertida e envolvente. Uma experiência única que promete despertar a imaginação e o amor pela literatura em todos os espectadores!

 

20/07 – Cia Sopro Cênico – “Brincante” | LIBRAS

É diversão garantida para toda a família! O espetáculo é um encontro de manifestações da cultura popular apresentado com encantamento, alegria e muita música. Do repente à ratoeira, do nordeste ao sul do Brasil, os brincantes reúnem seus repertórios cênicos e entregam ao público humor, poesia, canções, mágica, histórias e muita brincadeira!

 

27/07 – Fernanda Garcia – “Gaia, a Fada Aurtista” | LIBRAS, Audiodescrição e sessão adaptada para pessoas com TEA

O espetáculo leva o público à jornada da fada Gaia: ela vive num mundo mágico e mostra que a verdadeira magia está em aceitar e celebrar exatamente quem somos. Ainda, através do olhar gentil e único de Gaia, é abordado o Espectro Autista e descobre suas características especiais com ternura e carinho. Cada traço único é abraçado com amor, desde as sensibilidades sensoriais até os desafios do dia a dia que moldam suas jornadas.