Contação de histórias e números circenses estão na programação gratuita de outubro no Domingo com Teatro

Contação de histórias e números circenses estão na programação gratuita de outubro no Domingo com Teatro

2710-1200x675.jpg

Os espetáculos possuem acessibilidade e acontecem aos domingos no Villa Romana Shopping, em Florianópolis

Aprendizado e consciência ambiental estão unidos na história “Água Vida”, do grupo Essaé Cia, que abre as apresentações de outubro no dia 6. Nela, quando os personagens tentam ensinar uma receita ao público, mas veem que há um desperdício de água com a torneira aberta, a “Dona Água” entra em cena para contar a sua história.

Nascida em Joinville em 2010, a Essaé Cia aborda diversas linguagens cênicas e trabalha com diretores convidados. A Cia participou de eventos, projetos e festivais em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio Grande do Sul e Amazonas, atingindo um público de mais de 15 mil espectadores. Hoje, oferece cursos e oficinas ministrados por seus integrantes.

Já o segundo espetáculo, marcado para 13 de outubro, é por conta de Bel Conta e se chama “A Festa no Céu”. Na história, uma grande festa no céu impede que animais sem asas possam participar e aproveitar esse momento. Contudo, uma tartaruga elaborou uma ideia e conseguiu ir para o evento no céu, o que impressionou todos os animais na festa. O desenrolar da trama surpreende o público.

Bel Conta, personagem criada por Isabel Francisco, faz releituras de livros e contos infantis. Com esse personagem, através da ONG Embaixadores da Virtude, Isabel atendia 540 crianças por semana contando histórias, sendo uma diferente da outra. Nesta época, escreveu o livro “O Mistério das Meias Perdidas” (edital da Secretaria de Cultura e da Fundação Franklin Cascaes). Formada pela Escola de Arte Dramática da ECA-USP, Isabel já realizou trabalhos em eventos e espaços, incluindo a peça “O Planeta Lilás”, de Ziraldo, com estreia no SESI-RJ, tendo sido indicada ao prêmio de melhor atriz.

No dia 20 do mês, “Seu Nico, o pescador de histórias” mergulha nas lendas e tradições do folclore da Ilha de Santa Catarina, celebrando a rica herança cultural da capital catarinense. O espetáculo é da Cia Peregrina Teatro, associada da Unima (Union Internationale de la Marionnette, ou União Internacional da Marioneta, em tradução livre), que é membro do Instituto Internacional de Teatro e uma entidade filiada à UNESCO.

Os bonecos e a concepção do espetáculo são de Rodrigo Prestes e a direção, de Juliana Freitas. A Cia foi fundada em 2018 por Rodrigo e trabalha pesquisando a conexão entre as linguagens do teatro, circo, teatro de animação e performance. O grupo já participou de nacionais e internacionais, dentre eles: Animapraça, no Rio de Janeiro (RJ), em 2019; Festival de Circo de Florianópolis, em 2019, 2022 e 2023, e os 20° e 22° Festival Mundial de Teatro de Marionetes em Charleville Mézières, na França, em 2019 e 2023.

O último espetáculo de outubro, no dia 27, fica por conta do grupo Dale Circo em “Extrambólico”. Aqui, Chico Chan vai utilizar malabares e fazer equilibrismo com alto nível técnico para brincar com toda a plateia em uma linguagem do riso e de circo para retratar a vida.

O palhaço, malabarista e equilibrista Carlos Daniel Velazquez é argentino, mora no Brasil desde 2007 e, em 2011, co-fundou a Cia Dale Circo. Com seu solo “Extrambólico”, participou de festivais, mostras e prêmios de incentivo à cultura, como “Olha o palhaço no meio da praça” (Aldir Blanc Estadual 2021) e a Maratona Cultural de Florianópolis de 2019 e 2022, dentre outros.

Todas as apresentações contarão com tradução simultânea em Libras, e o espetáculo do dia 27 de outubro conta com audiodescrição ao vivo.

 

Programação – Outubro

06/10 – Essaé Cia – “Água Viva” | LIBRAS

O espetáculo conta a história de dois personagens que, numa cozinha, pretendem ensinar ao público uma receita. Mas, eles descobrem que a torneira está aberta, desperdiçando água. A partir daí a própria Dona Água conta sua história.

 

13/10 – Bel Conta – “A Festa no Céu” | LIBRAS

Com uma cesta para acontecer no céu, uma tartaruga decide ir mesmo sabendo da dificuldade de chegar lá – os animais sem asas não poderiam ir. Mas, ela conseguiu ir e todos se impressionaram. O que acontece depois é ainda mais intrigante!

 

20/10 – Cia Peregrina – “Seu Nico, o pescador de histórias” | LIBRAS

O espetáculo transporta o público para um mundo mágico onde mitos e lendas ganham vida por meio das palavras cativantes de Seu Nico, um pescador sábio e carismático. A produção é uma oportunidade para conhecer e apreciar as histórias tradicionais da região.

 

27/10 – Dale Circo – “Extrambólico” | LIBRAS e audiodescrição ao vivo

Neste dia, em “Extrambolico”, Chico Chan dialoga com o público levando o malabares e equilíbrio para promover uma atmosfera brincante, retratando a vida e usando a linguagem universal do riso e do circo.