Domingo com Teatro: abril traz espetáculos com reflexões sociais, de cultura e contação de histórias

Domingo com Teatro: abril traz espetáculos com reflexões sociais, de cultura e contação de histórias

3.Vo-Ninha-e-as-bruxas-Frankolinas-Joel-Vigano-1200x675.jpg

Novidade iniciada em março, as últimas apresentações de cada mês serão adaptadas para pessoas com TEA. Os espetáculos acontecem aos domingos no Villa Romana Shopping, em Florianópolis.

Abrindo as apresentações do mês, a Lótus Cia Cênica contará a história da menina curiosa e imaginativa chamada Laura, no dia 6. Intitulado “Cadê o Lixo que Tava Aqui?”, o espetáculo mostra Laura, interpretada pela atriz Juliana Freitas, em uma jornada de descoberta sobre para onde vão os objetos descartados pelos humanos.

Juliana também é performer, diretora teatral, palhaça, bonequeira e educadora, licenciada em teatro pela UDESC. Dentre outros feitos, ela criou o projeto Articulação Cultural e por cinco anos ministrou aulas regulares de teatro para crianças, jovens e adultos; foi arte educadora na comunidade do Campeche, em Florianópolis, e fundou a Lótus Cia Cênica, que integra artistas pesquisadores interessados na pesquisa de bonecos híbridos.

No dia 13, “O Conto da Cigarra e da Formiga” será apresentado pela Loki Produções. Repleto de música ao vivo e diversão, ele mostra a história da Cigarra e da Formiga: enquanto a primeira canta e se diverte diariamente, ignorando suas responsabilidades, a segunda trabalha muito para armazenar comida para o inverno. O desenrolar da história e as suas lições aparecem quando chega o inverno e tudo muda na rotina delas.

Ariane Kali Lourenço e Gustavo Avante são a atriz e o ator da obra. Ariane é gestora de marketing, tem diversas formações artísticas, além de experiência em produção teatral musical, como “A Bela e a Fera”. Já Gustavo é comunicador social (publicidade e propaganda) e tem formação artística diversificada, com curso de canto popular e mentoria vocal, além de projetos musicais como “Banda PUB!” e “BOB AVANTE”.

Já no dia 20 de abril, o ator Joel Vigano trará mais um conto de sua famosa personagem criada em 2005, Vó Ninha, inspirada em sua avó materna Ana Ricarda da Conceição. O espetáculo “Vó Ninha e as bruxas Frankolinas” é uma comemoração aos 20 anos da personagem; durante a performance, ela mostra quem foi Franklin Cascaes e sua importância para a cultura e o folclore de Florianópolis.

Joel Vigano é ator profissional desde 2009. Coordenou o projeto Pró-Leitura na rede estadual de ensino (2003-2017) e foi professor na rede municipal (2020-2024). Desde 2017, é membro da Academia Brasileira de Contação de Histórias (ABCH). Já coordenou várias oficinas de teatro e atuou em outros espetáculos, como “Balança, Bruxa” (2019) e “Purupirna” (2022), do Laboratório de Design Audiovisual e Transmídia da UFSC.

O último espetáculo de abril, no dia 27, será realizado pela contadora de histórias Adriane Forster. A apresentação “Conta de novo!” expõe as histórias que as pessoas gostam de ouvir e narrar, geralmente parecidas, mas refaladas de um jeito diferente. Dentre elas: “O Caso do Bolinho”, de Tatiana Belinky, “A Princesa que tudo sabia menos uma coisa”e “A história mais longa do mundo”, ambar de Rosane Pamplona; “Grão de Milho”, de Olalla González, e “Dona Baratinha”, de Ana Maria Machado.

Adriane Forster é pedagoga pela UNISUL e tem diversas pós-graduações na área. Trabalha há 15 anos na educação, com experiência em alfabetização e letramento utilizando a literatura infantil como ferramenta de ensino. Contadora de histórias profissional, ela é Membro Imortal da ABCH e já recebeu o prêmio de melhor contadora de histórias na 7ª Mostra Nacional de Contadores de Histórias da 64ª Feira do Livro de Porto Alegre. Desde 2017, participa do projeto “Hora do Conto”, da rede Livrarias Catarinense. 

Novidade para pessoas com TEA

No retorno do Domingo com Teatro em março, uma iniciativa abarcou ainda mais gente nos espetáculos: agora, todas as apresentações do fim do mês contarão com sessões adaptadas para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), além, claro, de audiodescrição ao vivo e tradução simultânea em Libras (que ocorre em todas as apresentações).

 

Programação – Abril

06/04 – Lótus Cia Cênica – “Cadê o Lixo que Tava Aqui?” | LIBRAS

Laura é uma menina curiosa e imaginativa. Em suas reflexões de criança, um dia se questiona: “Para onde vão as coisas quando a gente joga fora? Onde será esse fora?”. Essas perguntas conduzem Laura em uma jornada de descoberta sobre o destino dos objetos descartados, num espetáculo que usa linguagens do teatro de animação com as técnicas de teatro de papel, teatro de sombras e máscaras.

 

13/04 – Loki Produções – “O Conto da Cigarra e da Formiga” | LIBRAS

Em uma ensolarada estação de verão, a cigarra passa os dias cantando e se divertindo, ignorando suas responsabilidades. Enquanto isso, a formiga trabalha arduamente, armazenando comida para o inverno. Quando a estação muda e o frio chega, a cigarra, despreparada, busca abrigo e alimento, mas se depara com a formiga, que se recusa a ajudá-la. A fábula  ensina a importância de cumprir nossas responsabilidades, mas lembra que é preciso aproveitar cada momento da vida com alegria.

 

20/04 – Joel Vigano – “Vó Ninha e as bruxas Frankolinas” | LIBRAS

Em comemoração aos 20 anos da personagem, Vó Ninha conta nessa performance quem foi Franklin Cascaes e sua importância para a cultura e o folclore da “Ilha da Magia”. Vó Ninha apresenta a história “Bruxas Roubam a Lancha Baleeira de Um Pescador Da Ilha”, um conto bruxólico recolhido e registrado em 1975 por Franklin Cascaes.

 

27/03 – Adriane Forster – “Conta de novo!” | LIBRAS, audiodescrição ao vivo e sessão adaptada para pessoas com TEA

“Conta de novo!” é um espetáculo de contação de histórias que as pessoas gostam de ouvir e contar. São histórias da narração oral, marcadas pela repetição e contadas de geração em geração, sempre parecidas, mas com um jeito diferente. “Conta de novo!”, pedem as crianças. E então, começa tudo outra vez.