Concertos AF
Parte da programação anual da Aliança Francesa de Florianópolis, os Concertos AF apresentam, a cada ano, diversas apresentações musicais com repertórios ligados à cultura francesa e brasileira. Apesar de ter preferência e abertura especial para concertos eruditos ou instrumentais, essas séries de concertos também apresentam grupos musicais de outras vertentes, como a Música Popular, o Rock e as músicas folclóricas.
Veja abaixo alguns dos concertos que já aconteceram:
Bïa
A catarinense Bïa krieger, ou apenas Bïa, como é mundialmente conhecida, com seu show ‘Coeur Vagabond’, se apresentou pelo projeto em 2018. Radicada na França desde a década de 80, Bïa, que nasceu em Santa Catarina em 1967, viveu de perto o período da ditadura militar e, como muitos em sua época, fugiu com a família passando sua infância entre o Chile, Peru e Portugal. Com a anistia retornaram ao Rio de Janeiro, mas logo a inquieta Bïa partiria para Paris, onde finalmente se estabeleceria e começaria sua bem-sucedida carreira musical internacional.
Avery Trio e Convidados: La Grande Guerre
Em comemoração ao fim da primeira guerra mundial, que completou 100 anos em 2018, e em homenagem ao dia da França, comemorado em 14 de julho, a Aliança Francesa promoveu em Florianópolis um concerto especial, com o conjunto americano de música de câmara Avery Trio, acompanhado de instrumentistas convidados. No programa, o “Trio em Lá menor (1914)” de Ravel, que tem uma dupla relevância para a comemoração do dia da França, é executado pela formação original do conjunto, Annie Trèpanier (violino), Adriana Jarvis (piano) e Hans Twitchell (violoncelo). Além de ser considerado, por muitos, a melhor obra deste renomado compositor francês, este Trio possui um significado em relação à Primeira Guerra Mundial: Ravel fez o ‘acabamento final’ da obra e logo se inscreveu nas forças armadas em 1915.
Trio Innova
Uma noite musical com a temática do tango em um repertório focado no compositor Astor Piazzolla. Este foi o programa de mais uma edição do projeto “Concertos AF”, realizado pela Aliança Francesa de Florianópolis, e que recebeu o grupo francês Trio Innova, no dia 12 de agosto de 2018, no Teatro Pedro Ivo. Criado em 1999, o Trio Innova é composto pelos músicos David Zambon (tuba), Jean-Marc Fabiano (acordeão) e Patrick Zygmanowski (piano). O que a princípio era uma diversão entre amigos, tornou-se, durante um concerto no Festival “Meetings in Lorraine”, uma verdadeira aventura humana e musical.
Mathieu Boogaerts
O aclamado cantor, compositor e multi-instrumentista francês Mathieu Boogaerts se apresentou no O Sítio em Florianópolis em 27 de março de 2018. Sua música é conhecida pelo estilo descontraído e uma batida muito leve e delicada, com pitadas de Reggae, Afro-Pop, Indietronica e Folk Music. Com mais de duas décadas de carreira, Mathieu Boogaerts é um criador incansável, um mestre em poesia e um músico fervoroso. Essencialmente minimalista (e reverenciado por Dick Annegarn, Camellia Jordana e Vanessa Paradis), ele conduz o público nas encostas suaves do devaneio. Cantor com carisma discreto e bom humor, ele sempre aborda as sutilezas da vida em seus álbuns.
Eva Zaïcik
Revelação da cena lírica internacional, a meio-soprano francesa Eva Zaïcik foi atração dos Concertos AF em 2019. A parisiense apresentou o recital Femmes Amoureuses (Mulheres Apaixonadas), acompanhada pelo pianista paulistano Marco Bernardo. A apresentação aconteceu em 17 de outubro no Teatro Pedro Ivo, abrindo a primeira turnê da artista no Brasil — depois da Capital, ela seguiu para São Paulo, Curitiba e Manaus. No programa, além de Les Nuits d’Été, ciclo de canções do compositor romântico francês Hector Berlioz (1803 – 1869), a cantora interpretou dois dos mais conhecidos momentos do primeiro ato da ópera Carmen, de Georges Bizet (1838-1875): a Seguidilha e a Habanera.
Seja um Patrocinador
Acessar o site da Aliança Francesa Florianópolis
- Category
- Música