BLOG

Materiais e Notícias
sobre o nosso mundo


orquestra-brasileira-1.jpg

A Orquestra Brasileira dá voz aos instrumentos da música brasileira com a mesma potência e força da música clássica.

Trata-se de um dos trabalhos dirigidos pelo pianista e produtor musical catarinense Luiz Gustavo Zago, conhecido pelo pioneirismo em buscar diferentes linguagens sonoras, desde orquestras até canções populares.

“A ideia é trazer elementos do universo clássico como a valorização da música essencialmente escrita, a organização sistemática do grupo e ensaios, trazendo a nobreza e respeitabilidade dos grupos clássicos“, afirma Zago.

Participam da Orquestra Brasileira os músicos Luiz Gustavo Zago (piano e regência), Eduardo Pimentel (violão), Filipe Muller (violão 7 cordas), Igor Ishikawa (violão), Tiê Pereira (contrabaixo acústico), Duh Romão (cavaquinho), Lucas Martinez (bandolim), Roger Corrêa (acordeom), Richard Montano (bateria), Alexandre Damaria (percussão), Ana Luisa Remor (flauta transversal) e Elio Vistel (flauta e sax).

mm-1200x675.jpg

O projeto “MPB de PriMeira” é uma celebração da música popular brasileira e seus grandes intérpretes. O renomado músico e produtor Luiz Meira convida cantores e cantoras para interpretar clássicos de grandes nomes da MPB. Com uma trajetória consolidada na música brasileira, Luiz Meira já acompanhou grandes artistas, incluindo Gal Costa, com quem percorreu o mundo durante 19 anos em concertos de voz e violão.

 

Realização: Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis.

Patrocínio: Fundação Cultural Franklin Cascaes e Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer.

Produção: Marte Cultural.

floripaabeiramar.png

Florianópolis completou 349 anos em 2022 e a comemoração do Beiramar Shopping foi organizada pela Marte Cultural. Foram  diversas apresentações e oficinas para toda a família. Tudo gratuito.

Durante as quase duas semanas de comemoração, todos os diaso evento contou com oficinas culturais para crianças. Elas puderam desenhar e pintar artes sobre o folclore de Florianópolis. Um caricaturista também esteve disponível para quem quisesse ter um desenho exclusivo ao lado de grandes personages da Ilha. Em um telão de LED, o público pode acompanhar um pedacinho de uma exposição de gravuras e fotografias que conta a história de Florianópolis e está disponível no recém inaugurado Museu da Cidade.

Atrações
Exposição Museu da Cidade no telão
Boi de Mamão
Circocan
Darci
OSSCA – Grandes Músicas da Ilha
Musical da Ilha da Magia
Dona Bilica e o Boi de Mamão
Dazaranha

dancaemtransito.jpg

Há 19 anos, o projeto Dança em Trânsito reúne apresentações artísticas, formação, capacitação, reflexão e intercâmbio entre grupos de dança de diversas cidades do Brasil e do mundo. O festival possibilita trocas de experiências entre companhias nacionais e internacionais convidadas e incentiva o desenvolvimento das linguagens da dança.

Em 2022, o Dança em Trânsito circulará por aproximadamente 35 cidades brasileiras e uma cidade estrangeira: Paris. Vai receber companhias internacionais convidadas e selecionará companhias nacionais, das cinco regiões do Brasil, para a realização de uma “Vitrine Brasileira da Dança Contemporânea” na cidade do Rio de Janeiro, de 2 a 7 de agosto próximo.

Nosso objetivo principal em realizar esta Vitrine é facilitar a comunicação entre os artistas brasileiros e os representantes, diretores ou curadores dos mais expressivos Festivais, Mostras ou Congressos de Dança Contemporânea, em nível mundial, que estarão no Brasil para acompanhar e assistir a todas as apresentações da Vitrine, além de interagir com os artistas e coreógrafos convidados.

Todos esses diretores e curadores  primam pelo incentivo aos artistas, através de coproduções, de residências e de convites para oficinas presenciais ou online, ou ainda para mostrar seu trabalho, no país de origem do Festival ou na Instituição que o representa no Brasil.

O Dança em Trânsito tem como característica marcante a apresentação de trabalhos de destaque no cenário atual – além da ocupação de espaços convencionais e também de espaços urbanos. A cada nova edição, estende o acesso a novos públicos, prima pela democratização da cultura e reforça o compromisso assumido de contribuir para o fortalecimento e para a divulgação da dança contemporânea. Nessa linha manteremos, em 2022, essa nossa característica:  alguns dos trabalhos selecionados para a “Vitrine Brasileira da Dança Contemporânea” poderão ser convidados, caso desejem, a seguir com o Dança em Trânsito para outras cidades do Brasil.

Dança em Trânsito
Produção em Santa Catarina: Marte Cultural

Seja um Patrocinador 
Ir para o site do projeto
vivorio.jpg

A Marte é parceira do Vivo Rio em captação de recursos. Juntos, desenvolvemos propostas sob medida para patrocinadores interessados em marketing cultural.

Inaugurado em 2006, o espaço é a principal casa de shows do Rio de Janeiro. Situado no Aterro do Flamengo, no complexo do MAM, seu projeto foi concebido, no início dos anos 50, pelo mítico arquiteto Affonso Eduardo Reidy, um dos pioneiros da arquitetura moderna e considerado uma das joias brasileiras.

Mais de uma década de existência

Da MPB ao Rock, do stand up aos grandes musicais, a casa já divertiu e emocionou mais de 1,5 milhões de pessoas. Ao longo de seus 11 anos de atuação, a casa recebeu shows de grandes nomes da música brasileira e é palco de inúmeros artistas internacionais, se consagrando como um importante espaço de cultura e entretenimento carioca.

Uma casa de todos

Plural em sua essência, o local celebra a diversidade da música brasileira. A versatilidade da casa possibilita diferentes configurações para todos os tipos de espetáculos. Isso garante a nossa excelência em proporcionar ao público, uma estrutura grandiosa que mobiliza inúmeros profissionais a cada evento, promovendo shows e eventos corporativos inesquecíveis. Temos o compromisso em oferecer atendimento de qualidade, desde a chegada à casa, até o encerramento e a saída, em segurança.

Parceria em Captação de Recursos

A Marte é parceira do Vivo Rio em captação de recursos. Juntos desenvolvemos propostas customizadas de aproveitamento comercial nos eventos e projetos oferecidos pelo grupo.

Se interessou?

Seja um Patrocinador 
Conheça melhor o Vivo Rio

 

 

margarida.jpg

O Projeto Entrelaços é uma mostra itinerante de espetáculos de contação de histórias e atividades lúdicas em escolas, que busca promover o incentivo à leitura, a preservação da cultura popular, o desenvolvimento criativo e a cidadania em crianças de Santa Catarina. Previsto para ser executado em 2021 em escolas públicas das cidades de Guaramirim, Luiz Alves e Corupá, o projeto conta com o patrocínio do Grupo Lunelli, gigante do setor têxtil catarinense.

Ambiente Lúdico

O evento levará para a escola um dia especial e com cenografia especialmente preparada a partir de tecidos reciclados

Contação de Histórias

A cada edição, um espetáculo de contação de história selecionado proporciona um momento de lazer  e encantamento.

Oficinas com Tecidos

A cada edição, o evento apresenta uma oficina de incentivo à leitura e brincadeiras que estimulem a criatividade e amizade. 

Idealização, Organização e Produção: Marte Cultural

Seja um Patrocinador 
Site do projeto
sunsetjazz.jpg

O Sunset Jazz Iguatemi foi uma série de concertos que fizeram parte da programação Viver SC em 2019. Se em edições passadas o Viver SC destacou as características únicas de cada região de Santa Catarina, em 2019 o projeto da NSC Comunicação voltou-se às experiências do verão catarinense. Com um novo posicionamento, o Viver SC Verão buscava conectar tanto quem vai para o estado curtir a estação mais quente do ano, quanto quem é catarinense, a momentos que fazem nosso Estado ser referência nacional de lifestyle e qualidade de vida. Em Florianópolis, os palcos para os eventos foram: Jurerê Internacional, a Stage Music Park e o Shopping Iguatemi, e em Balneário Camboriú, a Green Valley. A programação diversificada ofereceu aos catarinenses atrações nacionais e internacionais, sunsets com jazz e blues, espaços gastronômicos e recreação infantil.

Como foi

Fins de tarde embalados por ritmos envolventes e influenciados pelo jazz, com um repertório de clássicos dos maiores nomes do gênero revisitados por artistas catarinenses. O Sunset Jazz Iguatemi reuniu alguns dos principais músicos catarinenses em 5 shows temáticos de variações do jazz e do blues. No repertório, além de muita improvisação, temas inesquecíveis e atuais, de grandes nomes da música como Ella Fitzgerald, Miles Davis, Charlie Parker, Roy Harrgrove, Erykah Badu, Herbie Hancock, Sonny Rollins, Dizzy Gillespie, Hermeto Pascoa, Sérgio Mendes, BB King e Eric Clapton.

Além da boa música, o público também encontrou uma ampla variedade de vinhos e espumantes do The Wine Pub e torneiras de chopp Eisenbahn. — Mais uma vez, o Sunset Jazz Iguatemi vai reunir uma constelação de músicos locais. Eventos como este são um presente para a comunidade e consolidam o shopping como um espaço de lazer para todos os públicos — diz a gerente de marketing Carolina Pajaro.

Sunset Jazz Iguatemi
Produção Musical: Marte Cultural

Seja um Patrocinador 
concertosaf.jpg

Parte da programação anual da Aliança Francesa de Florianópolis, os Concertos AF apresentam, a cada ano, diversas apresentações musicais com repertórios ligados à cultura francesa e brasileira. Apesar de ter preferência e abertura especial para concertos eruditos ou instrumentais, essas séries de concertos também apresentam grupos musicais de outras vertentes, como a Música Popular, o Rock e as músicas folclóricas.

Veja abaixo alguns dos concertos que já aconteceram:

 
Bïa

A catarinense Bïa krieger, ou apenas Bïa, como é mundialmente conhecida, com seu show ‘Coeur Vagabond’, se apresentou pelo projeto em 2018. Radicada na França desde a década de 80, Bïa, que nasceu em Santa Catarina em 1967, viveu de perto o período da ditadura militar e, como muitos em sua época, fugiu com a família passando sua infância entre o Chile, Peru e Portugal. Com a anistia retornaram ao Rio de Janeiro, mas logo a inquieta Bïa partiria para Paris, onde finalmente se estabeleceria e começaria sua bem-sucedida carreira musical internacional.

 

Avery Trio e Convidados: La Grande Guerre

Em comemoração ao fim da primeira guerra mundial, que completou 100 anos em 2018, e em homenagem ao dia da França, comemorado em 14 de julho, a Aliança Francesa promoveu em Florianópolis um concerto especial, com o conjunto americano de música de câmara Avery Trio, acompanhado de instrumentistas convidados. No programa, o “Trio em Lá menor (1914)” de Ravel, que tem uma dupla relevância para a comemoração do dia da França, é executado pela formação original do conjunto, Annie Trèpanier (violino), Adriana Jarvis (piano) e Hans Twitchell (violoncelo). Além de ser considerado, por muitos, a melhor obra deste renomado compositor francês, este Trio possui um significado em relação à Primeira Guerra Mundial: Ravel fez o ‘acabamento final’ da obra e logo se inscreveu nas forças armadas em 1915.

 

Concertos AF

Trio Innova

Uma noite musical com a temática do tango em um repertório focado no compositor Astor Piazzolla. Este foi o programa de mais uma edição do projeto “Concertos AF”, realizado pela Aliança Francesa de Florianópolis, e que recebeu o grupo francês Trio Innova, no dia 12 de agosto de 2018, no Teatro Pedro Ivo. Criado em 1999, o Trio Innova é composto pelos músicos David Zambon (tuba), Jean-Marc Fabiano (acordeão) e Patrick Zygmanowski (piano). O que a princípio era uma diversão entre amigos, tornou-se, durante um concerto no Festival “Meetings in Lorraine”, uma verdadeira aventura humana e musical.

 

 

Mathieu Boogaerts

O aclamado cantor, compositor e multi-instrumentista francês Mathieu Boogaerts se apresentou no O Sítio em Florianópolis em 27 de março de 2018. Sua música é conhecida pelo estilo descontraído e uma batida muito leve e delicada, com pitadas de Reggae, Afro-Pop, Indietronica e Folk Music. Com mais de duas décadas de carreira, Mathieu Boogaerts é um criador incansável, um mestre em poesia e um músico fervoroso. Essencialmente minimalista (e reverenciado por Dick Annegarn, Camellia Jordana e Vanessa Paradis), ele conduz o público nas encostas suaves do devaneio. Cantor com carisma discreto e bom humor, ele sempre aborda as sutilezas da vida em seus álbuns.

 

Eva Zaïcik

Revelação da cena lírica internacional, a meio-soprano francesa Eva Zaïcik foi atração dos Concertos AF em 2019. A parisiense apresentou o recital Femmes Amoureuses (Mulheres Apaixonadas), acompanhada pelo pianista paulistano Marco Bernardo. A apresentação aconteceu em 17 de outubro no Teatro Pedro Ivo, abrindo a primeira turnê da artista no Brasil — depois da Capital, ela seguiu para São Paulo, Curitiba e Manaus. No programa, além de Les Nuits d’Été, ciclo de canções do compositor romântico francês Hector Berlioz (1803 – 1869), a cantora interpretou dois dos mais conhecidos momentos do primeiro ato da ópera Carmen, de Georges Bizet (1838-1875): a Seguidilha e a Habanera.

Seja um Patrocinador 
Acessar o site da Aliança Francesa Florianópolis
danca.jpg

O Dança em Cena tem como missão contribuir para o desenvolvimento e democratização da dança através da sua valorização como expressão artística, da formação de público e da formação profissional. Sem caráter competitivo, nossa Mostra de Dança promove a troca de experiências entre estudantes e profissionais, oportunizando a vivência artística, a participação no processo criativo, o entendimento de um espetáculo e a experiência do palco. Podem participar escolas, grupos e companhias com trabalhos amadores e profissionais.

 

Plural e Democrático

O Dança em Cena se destaca por ser um projeto democrático, com inscrição e entrada gratuitas em todas as atividades e variedade de estilos e atrações. A Mostra de Dança, por exemplo, além de ser uma oportunidade para bailarinos amadores terem a experiência de palco pela primeira vez e ainda aprender com profissionais, é realizada num local aberto ao público e com grande circulação de pessoas, o Floripa Shopping.

— O shopping possibilita um fluxo grande pessoas que muitas vezes nunca tiveram relação com a dança e com a arte, aproximando muita gente a diversas potencialidades. Um espaço que tem estrutura para circulação de vários grupos, bailarinos e expressões artísticas, movimentando a cena local com mais arte, estimulando o público e formando plateia — destaca a Diretora Artística do projeto. 

A Mostra é o principal produto do festival e conta com cinco dias de apresentações. Além disso, o evento apresenta sempre ao menos duas noites com companhias convidadas no Teatro Pedro Ivo, cursos de capacitação para profissionais e uma residência artística com jovens bailarinos da comunidade do Saco Grande. O palco da mostra recebe coreografias de grupos de todas as idades, profissionais ou amadores, de 10 gêneros diferentes: do Ballet Clássico à Dança Contemporânea, Danças Urbanas e o fenômeno K-Pop.

Seja um Patrocinador 
Ir para o site do projeto
ocaco2.jpg

Integrando arte e educação em torno de uma mensagem sobre hábitos saudáveis e folclore de Florianópolis, este projeto multidisciplinar contou com uma peça de teatro e um livro infantil. Foram beneficiadas mais de 6 mil crianças da rede pública de ensino.

O projeto “O Caco não Lava o Pé” foi desenvolvido através de uma parceria da Marte Cultural com a Elefants Companhia de Teatro, de Florianópolis. Com o objetivo de integrar arte e educação em torno de uma mensagem que promovesse os hábitos saudáveis nas crianças, o projeto contou com 2 produtos culturais: uma peça de teatro e um livro infantil.

Construída a partir de jogos e, sobretudo, da acepção do “faz-de-conta”, a narrativa utilizada nesses dois produtos conta a história de Caco, um menino que não gostava muito de tomar banho e escovar os dentes. Esse mau hábito, contudo, muitas vezes fazia com que a brincadeira durasse pouco, devido à dor de barriga e às dores de dente que ele tinha. Mas com a ajuda de sua amiga Lala e seu urso Olavo, ele acaba descobrindo a importância de ter cuidar da saúde e da higiene.

Enredo 

A história é contada a partir do ponto de vista da criança, reduzindo o didatismo e enfatizando a função simbólica do teatro, diminuindo assim o abismo entre o universo mágico e o realista. Para isso, aposta no visual lúdico e colorido, que inclui brinquedos recicláveis, pipa e um carrinho gigante para transportar Olavo para todos os lados, e traz uma série de canções que são cantadas junto com as crianças. No dia do espetáculo, as crianças também receberam o livro ilustrado com a história do Caco, para levarem para casa as lições aprendidas e guardarem a lembrança vivida com o teatro.

Apresentações em Escolas

As apresentações  foram realizadas no decorrer do segundo semestre de 2017, em dias de semana, em instituições de ensino sugeridas pelo setor Mapa das Artes, da Secretaria Municipal de Educação, contemplando prioritariamente as instituições que estão localizadas em regiões mais carentes da capital catarinense.

Parceiros

O Caco não Lava o Pé foi viabilizado a partir de uma parceria da Marte Cultural e da Elefants Companhia de Teatro, com o apoio cultural da Pixeon e o patrocínio do Município de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91.

Seja um Patrocinador 
sextajazz.jpg

Os concertos do Sexta Jazz são sempre únicos. Grandes homenagens à ícones da música com participação dos principais instrumentistas catarinenses e de convidados nacionais e internacionais.

Se hoje a cena de música instrumental e jazz de Florianópolis é referência no país, muito se deve a projetos como o Sexta Jazz AF. Desde 2014, o evento promovido pela Aliança Francesa da Capital apresenta o virtuosismo dos músicos de Santa Catarina em homenagens épicas aos maiores nomes do jazz mundial.

Sexta Jazz AF é realizado desde 2014 pela Aliança Francesa de Florianópolis

Desde a primeira edição, em 2014, foram realizadas 58 edições presenciais do Sexta Jazz em Florianópolis, e mais 5 Lives durante a pandemia em 2020. O projeto ocupou diferentes palcos: o Centro Cultural Fabiano Silveira, a sala Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC) e, desde 2018, o estacionamento do Shopping Iguatemi. De lá para cá,  foram feitos shows memoráveis e homenagens a ícones do jazz mundial, como Bill Evans, Miles Davis e Ella Fitzgerald; passando por brasileiros como Hermeto Pascoal e Alegre Corrêa, de Santa Catarina; e ainda nomes como Paquito D’Rivera, Erykah Badu, Avishai Cohen e Wes Montgomery.

No palco do Sexta Jazz AF já se apresentaram músicos catarinenses de todas as regiões, além de convidados de vários estados e países como Estados Unidos, França, Bélgica e Canadá. Os concertos são sempre únicos e contam com repertório preparado exclusivamente para o evento e ensaiado previamente pelos músicos.

Difusão da música do mundo, e promoção dos músicos locais

Ao colaborar  para a difusão da música e promoção dos músicos locais o Sexta Jazz AF também gera renda e contribui para a cultura da cidade ao apoiar, valorizar e difundir o conjunto das manifestações culturais e seus respectivos criadores. Além disso, o projeto ajuda a desenvolver uma consciência musical mais abrangente e o respeito aos valores culturais de outros povos ou nações. 

Sexta Jazz AF
Organização e Produção: Marte Cultural
Realização: Aliança Francesa de Florianópolis

Seja um Patrocinador 
Acessar o site da Aliança Francesa Florianópolis
domingocomteatro.jpg

Um dos mais importantes projetos permanentes de teatro infantil de Santa Catarina, o Domingo com Teatro promove, a cada ano, mais de 70 apresentações gratuitas abertas ao público, bem como edições fechadas em creches municipais e casas de acolhimento

É fato de que nossas crianças, em sua maioria, não estão sendo bem preparadas para viver em um mundo que valoriza cada vez mais as pessoas com alto potencial criativo. Assistir espetáculos teatrais desde cedo nos ajuda a desenvolver uma facilidade para se relacionar socialmente e uma capacidade de associar saberes em diferentes campos para resolver problemas complexos.

Reconhecido por artistas e pela sociedade

Atualmente, o Domingo com Teatro é reconhecido por artistas ligados ao teatro e por profissionais da educação como uma excelente ação cultural na que contribui pela formação de plateia. O evento é, para muitas das crianças catarinenses, o primeiro evento cultural e social que participam. 

A força da continuidade

A cada ano, projeto traz novidades: novos espetáculos, peças de grupos consagrados em SC e companhias estreantes. Mas é “a continuidade de projetos como esse que possibilita o desenvolvimento e manutenção de companhias e coletivos que buscam inserir em seus repertórios trabalhos dedicados ao público infantil. Acredito que precisamos de mais iniciativas como essa, que motivem artistas a desenvolver novas pesquisas e possibilitar que os pais vivam experiências culturais e artísticas  junto aos filhos”, diz Tailor Morais, Diretor Artístico na Marte Cultural.

Sessões lotadas e acessível para pessoas com deficiência visual

O projeto começou em 2012 e desde então reúne uma média de 13 mil pessoas por ano, entre crianças e adultos, em sessões semanais sempre lotadas. Além de contribuir para formação de plateia – para muitas crianças, é o primeiro evento cultural que participam — e ter o reconhecimento de artistas ligados às artes cênicas e de profissionais da educação, a mostra permanente de teatro é também acessível. Uma vez por mês, conta com os recursos de LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais.

Domingo com Teatro
Idealização, Organização e Produção: Marte Cultural

Seja um Patrocinador 
Ir para o site do Projeto

 

circo.jpg

O Festival de Circo de Florianópolis traz toda a magia do Circo para a Ilha da Magia. O circo é certamente uma das artes mais democráticas que existem. Ele celebra a diversidade: são homens e mulheres, pessoas altas e baixas, pessoas de diferentes nacionalidades e biotipos que, independentemente de qualquer característica física ou cultural, celebram a raça humana e a sua capacidade de fazer coisas surpreendentes.

Sonhar é viver o nosso mundo

É com esse espírito de diversidade e amor às pessoas que propomos a criação de um festival único em Florianópolis. Um evento pensado para potencializar a ocupação da cidade pelas artes do circo em suas variadas tendências. Ao longo da programação deste primeiro Festival de Circo de Florianópolis, o público pode assistir espetáculos de curta e longa duração, de artistas locais, nacionais e internacionais. Também compõem a programação intervenções artísticas, incluindo ações sociais no Hospital Joana de Gusmão, além de experimentações circenses para crianças e workshops para amantes do circo. Todas as atrações são gratuitas!

— O festival busca a mescla de apresentações ancoradas na tradição e espetáculos com característica do novo circo. O propósito é reavivar a força das artes circenses latentes no imaginário cultural, formando plateias, incentivando a criação de projetos circenses locais ligados à cidadania e reacender o valor dessa arte na população ao reconhecer e descobrir seus talentos locais — afirmam os idealizadores Tailor Morais e Gabriel Pereira, da Marte Cultural.

Formação de plateia, formação de artistas

O intercâmbio cultural entre artistas de diferentes cidades do Brasil e do exterior também é um dos propósitos do festival. Em 2019, foi a vez do cultuado Palhaço Tomate, da Argentina, apresentar dois espetáculos: Tomate, Puro Tomate e Tomate Callejero. Há 25 anos o artista apresenta montagem sem texto falado, número premiado em três continentes. De Cuba, o artista Rafael Gómez Pérez apresentou clássicos da arte do ilusionismo: leitura da mente, aparição e desaparecimento de objetos e outros truques.

Festival de Circo de Florianópolis
Idealização, Organização e  Produção: Marte Cultural

Seja um Patrocinador 

classicosbras.jpg

Clássicos Brasileiros foi um projeto que ofereceu uma experiência musical exclusiva para o público do shopping Iguatemi Florianópolis em 2017 e 2018. Com a finalidade de promover um final de tarde memorável para o público, combinando a conveniência da sua praça de alimentação com uma apresentação musical de qualidade, o projeto Clássicos Brasileiros traz como objetivos o resgate da obra de grandes nomes da música brasileira através de releituras musicais, e também a promoção de artistas locais que se apresentam em bares e casas noturnas da cidade, ampliando assim o seu campo de atuação e visibilidade.

Clássicos Brasileiros
Produção Musical: Marte Cultural

Seja um Patrocinador