Série Ressonâncias traz a música de câmara em quatro concertos gratuitos na Capital

Série Ressonâncias traz a música de câmara em quatro concertos gratuitos na Capital

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Ciclo de quatro concertos de música clássica começa em maio; apresentações ocorrem no piso G2 do Villa Romana Shopping.

Entre maio e agosto, a Série Ressonâncias – Ciclo de Música de Câmara propõe romper as fronteiras tradicionais entre público, música clássica e lugar com quatro concertos gratuitos de um repertório que atravessa séculos — de Beethoven a Piazzolla. As apresentações ocorrem no piso G2  (estacionamento) do Villa Romana Shopping.

A estreia será no dia 9 de maio, sexta, às 20h, com o espetáculo Beethoven: A Revolução Musical, numa performance que destaca duas obras emblemáticas do compositor alemão.

“A Série Ressonâncias nasce da vontade de democratizar o acesso à música de câmara, mas de um jeito diferente do habitual”, diz Ricardo Müller, diretor artístico do projeto. “Em vez de deslocar o público até o teatro ou os músicos até instituições, pensamos: e se trocássemos o próprio ambiente? Se colocássemos a música no meio do cotidiano, num lugar como o shopping, onde tanta gente circula — inclusive quem nunca teve contato com esse tipo de repertório?”.

A ideia é justamente criar um espaço de escuta que seja ao mesmo tempo informal e profundo, capaz de gerar conexões inesperadas entre o público e a música — algo que o próprio nome da série já sugere: Ressonâncias.

A programação conta com formações variadas — quartetos, quintetos e trios — e um repertório que vai de Beethoven e Schumann a Piazzolla e Shostakovich, revelando os diálogos e contrastes que atravessam séculos de música clássica.

Mais do que uma temporada de música, a Série Ressonâncias é um convite: ouvir com o corpo presente, deixar-se atravessar pelo som, e talvez descobrir, no meio da rotina, um novo jeito de estar em sintonia com o mundo.

Ciclo de concertos mensais começa em maio

O repertório dos quatro concertos dialogam entre si não só pelos temas escolhidos, mas também pelas formações, que terão sempre a presença de cordas como piano, violino e ou violoncelo, por exemplo.

A programação começa no dia 9 de maio, com o concerto Beethoven: A Revolução Musical, em formação de quarteto de cordas. A apresentação inclui obras marcantes como o Quarteto de Cordas No. 14 em Dó sustenido menor, Op. 131, uma das obras-primas tardias de Ludwig van Beethoven (1770-1827), e o String Trio No. 4, Op. 9, No. 3, ambas conhecidas pela densidade emocional e ousadia estrutural.

Em 6 de junho, um quinteto de piano e cordas apresenta Clara e Robert Schumann (1810-1856): Paixão e Criatividade, uma celebração do legado do casal Schumann com duas obras essenciais do romantismo.

O terceiro concerto, no dia 11 de julho, é dedicado ao universo do tango com Piazzolla: Tango de Fato. O programa é inteiramente dedicado ao compositor argentino Astor Piazzolla (1921-1992), incluindo peças emblemáticas como Fuga y Misterio, Adiós Nonino e seleções da Histoire du Tango.

“É uma pequena brincadeira também com o nome do concerto. ‘Tango de Fato’ pode ser entendido tanto como um ‘tango verdadeiro’ quanto como um tango ‘vestido’ de algo novo, transformado, como o Piazzolla o reinventou”, afirma Ricardo Müller.

O encerramento da série será no dia 8 de agosto, com o concerto Vanguardistas: Ravel e Shostakovich, destacando dois compositores que marcaram a transição para a modernidade com obras que mesclam introspecção e inovação: o Quarteto de Cordas No. 8, Op. 110, de Shostakovich, e o Quarteto em Fá maior, de Ravel.

“Estamos trazendo músicos gabaritados, com formação e trajetória nacional e internacional, para tocar em um espaço acessível. A ideia é justamente essa: romper com fronteiras, tanto geográficas quanto simbólicas, e permitir que mais pessoas entrem em ressonância com essa arte”, pontua o diretor artístico da série.

Ensaio aberto no Jardim Botânico

Além dos quatro concertos, o projeto promove um ensaio aberto no Jardim Botânico de Florianópolis dia 3 de maio, às 10h. A atividade busca aproximar o público do processo artístico dos músicos, oferecendo uma vivência educativa e sensível da criação musical. “Dificilmente consigo desvincular arte de educação. Elas são interligadas por natureza. Por isso, o ensaio aberto não é só um momento de preparação, mas uma oportunidade de aprendizado, de aproximação real com o fazer artístico”, diz Ricardo Müller.

Nesse sentido, a dimensão educativa é inseparável da proposta artística não apenas do ensaio aberto, mas também das apresentações no estacionamento do shopping. “Mesmo que não sejam concertos didáticos no sentido tradicional, todo contato com a música de câmara tem um potencial formativo. Seja descobrindo quem foi Borodin, que além de compositor era químico, ou entendendo o impacto de Piazzolla no tango, o importante é que as pessoas se sintam parte da experiência, que consigam se identificar e se deixar tocar por essas obras”.

A Série Ressonâncias é viabilizada pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis. Apoio cultural do Villa Romana Shopping. Produção da Marte Cultural.

 

Agende-se

Série Ressonâncias: Ciclo de Música de Câmara

Quando: 9 de maio, 6 de junho, 11 de julho e 8 de agosto, às 20h

Onde: Piso G2 (estacionamento) do Villa Romana Shopping, Florianópolis

Gratuito


Programação

9 de maio – Sexta-feira, 20h

Beethoven: A Revolução Musical (confira o programa e as notas)

Quarteto de Cordas

Obras: String Trio Op. 9 nº 3 e Quarteto Op. 131 – Beethoven

 

6 de junho – Sexta-feira, 20h

Clara e Robert Schumann: Paixão e Criatividade

Quinteto (Piano e cordas)

Obras de Clara e Robert Schumann

 

11 de julho – Sexta-feira, 20h

Piazzolla: Tango de Fato

Quinteto (cordas e violão)

Obras de Piazzolla

 

8 de agosto – Sexta-feira, 20h

Vanguardistas: Ravel e Shostakovich

Quarteto de Cordas

Obras de Ravel e Shostakovich