O que é Marketing Cultural?
Marketing Cultural é o conjunto de ações culturais praticadas por entidades como instituições, empreendimentos, produtoras, ONGs, fundações e outros.
Nas empresas, o Marketing Cultural é parte do departamento de Marketing Empresarial e é utilizado como estratégia, aliado à ferramenta do patrocínio, para fortalecer a autoridade da marca da empresa patrocinadora.
Mas de que forma o Marketing Cultural contribui para reforçar positivamente a imagem da marca? Despertando o lado emocional do público.
O patrocínio destinado a uma atividade cultural, como shows, espetáculos, ou exposições, proporciona ao cliente uma experiência memorável e bem diferente se comparada a um comercial televisivo, por exemplo.
Continue a leitura para entender um pouco mais sobre o papel das empresas na produção cultural, a ferramenta do patrocínio, endomarketing cultural, quais empresas usam o Marketing Cultural e os benefícios dessa estratégia.
O papel das empresas na produção cultural
No Brasil, o Marketing Cultural começa a ganhar força a partir da aprovação da Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei do Mecenato ou Lei Rouanet, na década de 90.
No entanto, a prática de incentivo à cultura por empresários e outras instituições é bem mais antiga. Historicamente, os mecenas apoiaram grandes artistas em busca de prestígio social.
O termo “mecenas” vem de Caius Cilnius Mecenas, ministro de Caio Julio Augusto, Imperador de Roma. Ele difundiu a política que coloca o governo como responsável pela proteção às diversas manifestações artísticas.
A ferramenta do patrocínio
Para se adequar ao comportamento do consumidor, cada vez mais exigente quanto às questões sociais e ambientais, grandes empresas passaram a priorizar o Marketing Cultural, através da utilização de patrocínios.
Porém, o investimento feito pelas empresas para a realização de projetos culturais coerentes com o seu público, não se limita aos recursos transferidos ao organizador do projeto. Vai além disso.
As empresas dispostas a patrocinar um evento ou atividade artística também investem no que se chama de “ativação” da campanha, que consiste em ações adicionais que potencializam os benefícios daquele patrocínio à empresa patrocinadora.
Endomarketing cultural
O uso de atividades culturais não alcança apenas os clientes e potenciais clientes de uma empresa. Podem atingir os profissionais da mesma.
Eventos culturais promovidos para os colaboradores de uma corporação tornam o ambiente mais agradável e inspirador para trabalhar.
Essa estratégia é classificada como “endomarketing cultural”, ou seja, um marketing cultural voltado para “dentro”, para seus funcionários.
Empresas que usam o Marketing Cultural
Grandes empresas de diferentes segmentos têm conquistado ótimos resultados através da utilização do Marketing Cultural. Entre elas estão:
Coca-Cola
Além de ser uma das empresas mais famosas do mundo, a Coca-Cola é reconhecida também como uma marca que incentiva e promove diversas atividades culturais. Em uma ação recente, a Coca-Cola foi a patrocinadora da primeira edição do Festival Afropunk.
Banco Itaú
Outra marca referência quando o assunto é Marketing Cultural é o Banco Itaú. Diante do sucesso das estratégias implementadas, a marca abriu um espaço exclusivo para reunir as atividades artísticas: o Itaú Cultural.
Ambev
Uma das maiores produtoras de cerveja também soma conquistas através de suas campanhas de Marketing Cultural. A marca Skol é patrocinadora de diversos eventos culturais por todo o país.
Por que usar o Marketing Cultural na sua empresa?
Incentivar projetos culturais faz com que a marca seja lembrada e reconhecida por sua responsabilidade social.
Além de se diferenciar em meio à concorrência, utilizar o Marketing Digital é o caminho para fortalecer o relacionamento com seu público.
Quer saber mais sobre o tema? Conheça outros benefícios de utilizar o Marketing Cultural na sua empresa.
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