Qual é a importância da responsabilidade social empresarial?

Qual é a importância da responsabilidade social empresarial?

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Na teoria, ter responsabilidade social é ter a preocupação com questões que envolvem as pessoas da comunidade onde vivem, com os direitos do cidadão e com o meio ambiente como um todo.

A responsabilidade social engloba todas as ações que garantem o bem-estar da sociedade e medidas que contribuem positivamente para as gerações futuras.

Na prática, a responsabilidade social vem sendo cobrada nas empresas. As pessoas estão mais conscientes da necessidade de posicionamento das corporações com relação a sustentabilidade, trabalho responsável e cuidado com as causas sociais.

Para entender a importância da responsabilidade social empresarial, vamos apresentar alguns estudos que comprovam a urgência da preocupação com o social por parte das empresas, o conceito do ESG e os benefícios do marketing cultural. Continue a leitura!

Responsabilidade social é tendência que veio pra ficar

Algumas pesquisas confirmam essa afirmação. Segundo um estudo da Euromonitor International, o consumo consciente vai dominar o comportamento de compra das pessoas em 2022 e que 67% dos consumidores tentaram causar um impacto positivo no meio ambiente por meio de ações cotidianas em 2021.

Um estudo da Mandalah e da Stilingue a partir de monitoramento da Internet mostrou que os brasileiros têm buscado cada vez mais termos ligados ao consumo consciente e presidentes de grandes empresas que buscam priorizar o conceito ESG relatam que, mesmo com o aumento da inflação, o consumo consciente não diminuiu.

ESG e a demanda dos consumidores

Environmental, Social and Governance, traduzido livremente como “Princípios Ambientais, Sociais e de Governança”, o ESG ajuda a diferenciar as empresas que de fato buscam atingir a sustentabilidade das que ignoram o tema ou que mascaram os impactos de suas ações.

Mais que uma tendência, o ESG surgiu para adequar as empresas aos anseios dos consumidores e da população em geral. 

É um conceito que resulta em boa reputação no mercado e na conquista da confiança do consumidor, tornando-se um guia no processo de decisão de compra.

Além dos consumidores, o mercado financeiro também está atento aos pilares do ESG. As empresas que têm responsabilidade social se destacam e passam a ser preferência na hora do investimento.

Marketing cultural

Como mencionamos no post “O que é Marketing Cultural?”, grandes empresas de diferentes segmentos como Coca-Cola, Banco Itaú e Ambev têm conquistado ótimos resultados através da utilização do Marketing Cultural.

Mas qual a relação entre a responsabilidade social empresarial e o marketing cultural? 

O marketing cultural é a estratégia mais recomendada para as empresas que querem se destacar no mercado através de posicionamentos que promovem a responsabilidade social.

Ao patrocinar um projeto artístico, por exemplo, a empresa não só amplia o alcance da sua marca, mas também contribui para a formação sociocultural da comunidade e proporciona experiências enriquecedoras para as pessoas envolvidas.

Se você ainda não começou a priorizar a responsabilidade social na sua empresa, é hora de elaborar a sua estratégia. Além de estreitar o relacionamento com seus clientes, seus negócios podem ter um alcance maior para outros públicos.

A Marte Cultural utiliza as Leis de Incentivo à Cultura para converter tributos (IR, ICMS, IPTU e ISS) da sua empresa em oportunidades para sua marca. 

Conheça os benefícios de iniciar estratégias de marketing cultural na sua empresa.