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O evento será realizado de 7 a 11 de junho em Florianópolis e terá mostra de dança, residência artística, capacitação profissional e espetáculos. Toda a programação e as inscrições são gratuitas.

Estão abertas as inscrições para o Dança em Cena 2023. Este ano, o projeto chega à quinta edição como um dos mais importantes de fomento à dança e formação de plateia em Florianópolis e consolida a vocação de Santa Catarina para essa arte. As inscrições para a Mostra de Dança do evento podem ser feitas até 30 de abril pelo site https://www.dancaemcena.com.br/.

O 5º Dança em Cena será realizado de 7 a 11 de junho na Capital. A programação plural engloba mostras, residência artística, capacitação profissional e espetáculos de grupos reconhecidos dentro e fora do Brasil como convidados. Toda a programação é gratuita e será realizada em quatro locais: Floripa Shopping, Teatro Ademir Rosa (CIC), Cenarium Escola de Dança e Conselho dos Moradores do Saco Grande (Comosg), em Florianópolis. 

Assim como na edição 2022, este ano os bailarinos profissionais e amadores ou escolas podem optar pelo dia da apresentação, com vagas limitadas para os cinco dias de Mostra. Cada escola, grupo ou companhia de dança pode inscrever até cinco coreografias para cada dia de Mostra. Os primeiros inscritos têm preferência na escolha do dia.  

 

Palco da Mostra para 10 gêneros diferentes

Como já é praxe, a Mostra do do Dança em Cena é realizada em um palco-arena montado no Floripa Shopping. Podem se inscrever conjuntos, trios, duos ou solos de bailarinos de todas as idades de Florianópolis ou de qualquer cidade de Santa Catarina. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site https://www.dancaemcena.com.br/ até 30 de abril. 

Podem ser inscritas coreografias em 10 gêneros diferentes: Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Dança Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas, Dança de Salão, Sapateado, Danças Regionais ou Populares, K-Pop e Estilo Livre. O regulamento completo está no site.

O Dança em Cena é patrocinado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte e Prefeitura Municipal de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. O projeto tem o apoio cultural do Floripa Shopping, Piemonte e Hotel Porto da Ilha. A coordenação geral é da Marte Cultural e a realização é da Cenarium Escola de Dança.  

 

Agende-se

Dança em Cena Florianópolis 2023

Quando: 7 a 11 de junho

Onde: Floripa Shopping, Teatro Ademir Rosa (CIC), Conselho dos Moradores do Saco Grande (Comosg)  e Cenarium Escola de Dança

Quanto: gratuito

Informações: https://www.dancaemcena.com.br/ 

INSCRIÇÕES PARA A MOSTRA  ATÉ 30 DE ABRIL DE 2023

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Quando?

março de 2023

Onde?

Teatro Ademir Rosa – CIC/Florianópolis

O Dia Internacional da Mulher foi celebrado pela Orquestra Brasileira em grande estilo com o show MULHERES DO SAMBA! As cantoras Bárbara Damásio, Juliana D Passos, Jandira Souza e Camélia Martins foram convidadas para uma noite de homenagens às grandes compositoras e intérpretes que não deixam o samba morrer. Fotos: Tóia Oliveira.


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A Marte Cultural é uma empresa dedicada à produção cultural e apoio às estratégias de marketing, especialmente na área da cultura. Nossas atividades incluem idealização de projetos, produção de eventos, bem como consultoria e formação de público. Trabalhamos em parceria com empresas, artistas, fundações e associações culturais, produtores independentes, meios de comunicação, agências de publicidade e editoras.
Perfil de pessoa que buscamos
  • Profissional com pelo menos 2 anos de experiência em produção de eventos;
  • Conhecimentos abrangentes na área da arte;
  • Paixão por eventos e projetos culturais;
  • Dinamismo e proatividade;
  • Profissional com desenvoltura para trabalho em equipe;
  • Conhecimentos mínimos do pacote do Google Workspace;
  • Ter disponibilidade para viagens e trabalhos ao final de semana;
  • Formação superior em comunicação social, eventos, marketing ou outros cursos na área da arte, como cinema e artes cênicas.
Principais atividades
  • Idealização e modelagem de projetos e eventos;
  • Orçamentação de projetos e eventos;
  • Contratação de serviços artísticos;
  • Contratação de serviços de hospitalidade e logística;
  • Contratação de serviços de sonorização, iluminação e audiovisual;
  • Contratação de mobiliário e estruturas para eventos;
  • Contratação de serviços de comunicação visual, impressa e eletrônica;
  • Gestão de pré-produção, produção e pós-produção;
  • Atendimento a parceiros e patrocinadores;
  • Gestão da aplicação de pesquisas de satisfação com clientes.
 

Tipo de Contrato

Tipo de Contrato: Autônomo de Pessoa Jurídica (MEI) / 160 horas mensais.

● Contrato de longo prazo, com pró-labore compatível.

● Home office;

● Ajuda de custo para transporte e alimentação em dias de evento;

● Direito a 30 dias de férias remuneradas por ano;

● Sem horário fixo.

Envie seu currículo aqui!

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O projeto direcionado ao público infantil acontece todos os domingos no Villa Romana Shopping em Florianópolis, com entrada gratuita Para abrir a programação do mês, o premiado Grupo Folclórico Alivanta Meu Boi apresenta o clássico Boi de Mamão, com personagens queridos por todo o público numa versão especial, cheia de humor. Sob a coordenação do professor João Luiz Domiciano e Sandro Penteado,  o grupo já foi homenageado com o prêmio “Amigo do Turismo”, pelo Governo do Estado de Santa Catarina, pelo resgate da tradição do folclore catarinense. Dia 05/03, às 11h30 no Villa Romana Shopping em Florianópolis. No dia 12, é a vez do Palhaço Marchalenta apresentar o “Calabum Tribum – O Picadeiro Mágico”. O show é apresentado pelo ator Ramon Matos Cunha, educador, ator e palhaço, que já atuou em escolas, feiras de livros e festivais pelo Estado. O espetáculo promete divertir a plateia de todas as idades. A atriz Lieza Neves e o percussionista Márcio Bicaco formam o Consonante Duo, que apresenta o espetáculo “Sob a Lua Cigana” no dia 19. O trabalho foi elaborado a partir de pesquisas em materiais acadêmicos, além de obras de literatura e música. Formado em 2017, o duo já circulou por diversas cidades do Estado e propõe a experimentação da sonoridade da voz e dos instrumentos percussivos de forma harmônica. A apresentação é indicada para crianças a partir de 8 anos. No dia 26, o espetáculo fica por conta da AtrapaTrupe de Teatro, que apresenta “O Show das Damas”. Dirigido pelas atrizes Gabriela Leite – formada em Teatro pela UDESC – e Lidiane Mandarina, que tem em seu currículo residências artísticas com os maiores nomes da palhaçaria do Brasil e do mundo, o show fortalece o espaço conquistado por artistas mulheres na arte da palhaçaria. O Domingo com Teatro é um dos mais importantes projetos de promoção da cultura na infância e formação de plateia de Santa Catarina. Realiza apresentações semanais de espetáculos infantis para curtir em família, sempre em sessões gratuitas. O projeto é totalmente patrocinado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. Com o apoio cultural do Villa Romana Shopping e Cinesystem. A coordenação geral é da Marte Cultural.  

Programação – Março de 2023

 

Dia 5/03 – Grupo Folclórico Alivanta Meu Boi | Boi de Mamão

Para contar a história clássica do Boi de Mamão, o grupo traz uma versão especial com os personagens Mateus, Moreninha, Maricota, Marieta, Valdemar, além dos animais que festejam a vida do boi, logo depois de tanta aventura. Um espetáculo para toda a família.   Agende-se Domingo Com Teatro: Grupo Folclórico Alivanta Meu Boi | Boi de Mamão Quando: 05/03/2023, às 11h30 Onde: Cinesystem – Villa Romana Shopping (Av. Madre Benvenuta, 687, Santa Mônica, Florianópolis) Gratuito Classificação: Livre Siga-nos também no Instagram: @martecultural e @domingocomteatro  

Dia 12/03 – Palhaço Marchalenta | Calabum Tribum – O Picadeiro Mágico

O espetáculo, que envolve magia, sonhos, mistério e diversão, traz o palhaço interpretado pelo ator Ramon Matos Cunha preso em uma caixa de vidro, tentando escapar. Pouco a pouco, as lembranças de sua vida vêm à tona e o palhaço envolve o público de todas as idades em suas peripécias.    Agende-se Domingo Com Teatro: Palhaço Marchalenta | Calabum Tribum – O Picadeiro Mágico Quando: 12/03/2023, às 11h30 Onde: Cinesystem – Villa Romana Shopping (Av. Madre Benvenuta, 687, Santa Mônica, Florianópolis) Gratuito Classificação: Livre Siga-nos também no Instagram: @martecultural e @domingocomteatro  

Dia 19/03 – Consonante Duo | Sob a Lua Cigana

O espetáculo “Sob a Lua Cigana” é formado por diversos contos tradicionais dos povos ciganos de diferentes partes do mundo, com poemas e músicas. O roteiro traz simbolicamente referências aos quatro elementos da natureza e às quatro fases da lua, além de movimentos das danças ciganas.   Agende-se Domingo Com Teatro: Consonante Duo | Sob a Lua Cigana Quando: 19/03/2023, às 11h30 Onde: Cinesystem – Villa Romana Shopping (Av. Madre Benvenuta, 687, Santa Mônica, Florianópolis) Gratuito Classificação: 8 anos Siga-nos também no Instagram: @martecultural e @domingocomteatro  

Dia 26/03 – AtrapaTrupe de Teatro | O Show das Damas

O espetáculo traz duas amigas palhaças que desejam apresentar todas as suas habilidades artísticas em um grande “Show das Damas”. O público poderá acompanhar situações inesperadas e cheias de humor que envolve toda a família.   Agende-se Domingo Com Teatro: AtrapaTrupe de Teatro | O Show das Damas Quando: 26/03/2023, às 11h30 Onde: Cinesystem – Villa Romana Shopping (Av. Madre Benvenuta, 687, Santa Mônica, Florianópolis) Gratuito Classificação: Livre Siga-nos também no Instagram: @martecultural e @domingocomteatro
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Ser um patrocinador cultural permite que você invista em projetos e manifestações artísticas que dêem retorno e causem impacto para a sociedade. Mas patrocinar cultura vale a pena para sua marca? Além de promover discussões, estimular o desenvolvimento do patrimônio do país e fazer com que mais experiências cheguem ao público, a empresa que opta por investir na cultura também ganha visibilidade no mercado e fortalece sua imagem institucional. Ferramentas como a Lei Federal de Incentivo à Cultura, popularmente conhecida como Lei Rouanet, aproximam o relacionamento entre financiador e financiado e facilitam o redirecionamento de recursos para o patrocínio de iniciativas culturais. Ainda não se convenceu? Então confira abaixo três motivos pelos quais patrocinar cultura vale a pena!

Impacto social positivo

Hoje, para conquistar credibilidade no mercado, uma marca precisa se provar verdadeiramente consciente e sustentável. O perfil dos consumidores está mudando e a nova geração possui uma tendência maior a apoiar empresas que realizam ações com impacto positivo na comunidade que a cerca. Segundo estudo realizado em 2019 pela agência Union + Webster, 87% dos brasileiros priorizam a compra de produtos e serviços de marcas sustentáveis. Além disso, 70% dos entrevistados afirmou não se importar em pagar um valor mais elevado por esse atributo. Ou seja, ao financiar eventos culturais como shows, lançamentos de livros e peças de teatro, sua empresa sai na frente dos concorrentes e ganha visibilidade por sua responsabilidade social, estimulando a produção cultural sem deixar de conquistar esse público preocupado com as causas sociais. Quando uma marca impacta positivamente o contexto em que ela está inserida, ela se torna fundamental na construção de uma sociedade mais igualitária. E não importa se a empresa for de pequeno, médio ou grande porte, contanto que ela saiba dialogar com o público e transmitir seus valores através de suas ações. Para isso, o marketing cultural tem sido utilizado como a melhor estratégia para destacar empresas que contribuem com a formação cultural da sociedade ao financiar projetos artísticos. No nosso post sobre o que é marketing cultural, você pode tirar todas as suas dúvidas sobre o tema.

Fortalecimento das relações internas e externas

Além de destacar a marca no mercado, o patrocínio de iniciativas culturais é um dos maiores catalisadores da imagem corporativa de uma empresa.  Ser engajado com ações que contribuem para a comunidade artística é atraente não apenas para aqueles que já são clientes e tem sua fidelização reforçada pela ligação com uma marca investidora.  Financiar projetos através de leis como a Lei Rouanet também incentiva possíveis novos clientes a se interessarem pela sua marca e estabelecerem uma relação inicial de confiança. Durante os eventos patrocinados, é possível, inclusive, criar uma rede de contatos inédita à marca, que será apresentada para um nicho que pode ser completamente diferente do inicial.  Um lançamento de um livro, por exemplo, é a oportunidade perfeita para realizar pesquisas relevantes para a empresa e promover novas ações de relacionamento, como a montagem de estandes que divulguem o produto ou serviço oferecido por seu negócio. Ao buscar projetos que dialoguem com seu perfil institucional, a empresa também tem a oportunidade de criar um ambiente de trabalho mais leve e equilibrado para seus funcionários. Uma pesquisa da Harvard Business Review revelou que funcionários satisfeitos com o lugar em que trabalham são 31% mais produtivos, 85% mais eficientes e 300% mais inovadores. Assim, as ações de um patrocínio cultural podem beneficiar não apenas o público externo da empresa, como também seus colaboradores internos – a distribuição de ingressos e convites, por exemplo, é uma possibilidade de se ampliar esse relacionamento.  

Incentivo à cultura local

Quando mais cultura é oferecida à população e novas manifestações artísticas surgem, é a sociedade quem ganha como um todo.  Os impactos desse incentivo são sentidos imediatamente pela marca, que se torna mais respeitada e valorizada pela comunidade que a cerca e passa a se interessar ativamente por seus produtos ou serviços. Aquecer a cultura de determinada região é se tornar determinante para o desenvolvimento cultural do Brasil, que possui as mais variadas formas de expressão. Essas reverberações, inclusive, não são percebidas apenas a curto prazo. Elas podem se estender continuamente através de pessoas que presenciaram aquela experiência e são transformadas positivamente por elas.  Só em 2020, o setor cultural empregava 4,8 milhões de pessoas, de acordo com dados do IBGE. Ou seja, movimentar essa área é também garantir que a economia se movimente e que mais empregos sejam gerados.  Como esse setor cresce mais a cada ano, patrocinar cultura vale a pena para a empresa que não quer ficar por fora da competitividade do mercado e, ainda por cima, quer garantir que os vínculos criados entre a marca e o consumidor sejam revertidos em futuros clientes. Os valores da empresa serão apenas reforçados pela prática do patrocínio cultural. Com uma boa estratégia de marketing, os frutos colhidos serão imprescindíveis no processo de construção da sociedade.  
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A Lei Federal de Incentivo à Cultura, que se popularizou pelo nome Lei Rouanet, foi sancionada em 1991 e facilitou o patrocínio de iniciativas culturais. No entanto, muitas dúvidas surgem sobre quem se beneficia com a Lei Rouanet. Seja empresa ou pessoa física, seja espetáculo ou exposição, o fato é que os envolvidos, apoiadores ou patrocinadores do incentivo cultural podem fortalecer suas imagens e serem referência quando o assunto é responsabilidade social. E, claro, quanto mais projetos culturais são financiados e beneficiados pela Lei Rouanet, mais cultura chega para a sociedade, que pode se aproximar de novas manifestações artísticas. Siga a leitura para entender quem se beneficia com a Lei Rouanet e com o financiamento cultural que é movimentado a partir dela.  

As empresas saem ganhando

Ao promover uma manifestação cultural pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, a empresa não colabora simplesmente com a difusão da arte no país. Seja de grande, médio ou pequeno porte, a marca que opta por destinar até 4% do IR devido a essas doações ou patrocínios também contribui diretamente com o fortalecimento de sua imagem institucional. Hoje, os consumidores estão se tornando mais conscientes quanto ao que consomem, e ganhar visibilidade por sua responsabilidade social é determinante para se manter em destaque diante dos concorrentes. Com a concorrência no mercado cada dia mais acirrada, apoiar um projeto que dialogue com os valores da sua marca pode fazer a diferença na hora de conquistar as novas gerações que priorizam as questões sociais.  Além de garantir isenção tributária, a empresa pode estreitar seu relacionamento com o nicho beneficiado e atrair um leque de novos clientes ao vincular sua imagem com o marketing cultural e com projetos de valor. Com o custo que seria direcionado ao pagamento de impostos, uma marca pode fazer a diferença na vida da comunidade que a cerca e provar-se realmente sustentável.  Segundo uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas divulgada em 2019, a cada R$ 1 investido e executado via Lei Rouanet, R$ 1,59 é gerado em retorno à economia local – ou seja, o retorno é 59% maior que o valor inicial. E a empresa que opta pelo incentivo é uma das responsáveis diretas por essa devolutiva. Referência no marketing cultural, o Banco Itaú é um dos grandes exemplos quando o assunto é gerar experiências artísticas transformadoras através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Só em 2020, o banco patrocinou 116 projetos em 25 cidades de 13 estados do país. As iniciativas são criteriosamente selecionadas por especialistas e lideranças do Itaú Cultural, organização interna que mapeia e incentiva manifestações artísticas, e do próprio Itaú. No site da empresa, é possível conferir todos os projetos já patrocinados ao longo dos anos. Em outro post, nós apresentamos algumas das empresas que realizam patrocínios através da Lei Rouanet.  

Os artistas não ficam para trás

Projetos que facilitam e aproximam a relação entre artista e financiador são muito mais do que bem-vindos, como é o caso da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A partir do momento em que o projeto do proponente é avaliado e aprovado pela comissão julgadora, os artistas, eventos e até instituições beneficiadas impulsionam seu trabalho e alcançam públicos cada vez maiores. Com isso, o trabalho artístico do beneficiado recebe mais visibilidade e, consequentemente, incentiva outros interessados do meio a buscar o patrocínio através da Lei para fomentar suas produções. Além disso, é importante ressaltar que todo artista pode ser aprovado pela Lei Rouanet, contanto que o projeto se encaixe nos critérios estabelecidos. Ou seja, não importa o porte do evento ou do proponente – mas, sim, sua proposta!  

Pessoas físicas também podem entrar na jogada

Nem só das doações e patrocínios de empresas vive a Lei Rouanet – pessoas físicas também são essenciais para o funcionamento da Lei e o financiamento dos projetos culturais. O investidor se projeta individualmente e contribui de forma direta para a disseminação cultural na sua região, o que aumenta o seu círculo social e empresarial Além disso, desde que se mantenha no limite de 6% do Imposto de Renda devido, o financiador pode ter 100% do valor da contribuição abatido.   

Mas como a sociedade se beneficia?

A cultura é um elemento essencial para a construção de uma comunidade social. Ela permite que a população se expresse sobre seus sentimentos e reflita sobre questões da sociedade. Por isso, manifestações artísticas como exposições, peças de teatro e apresentações musicais cumprem exatamente esse papel para quem as consome. Com o financiamento de projetos por pessoas físicas e jurídicas através da Lei Rouanet, cada vez mais experiências chegam a sociedade, que tem a chance de conhecer novas expressões culturais. Além disso, a propagação da cultura e o investimento em seus projetos não só fortalece socioculturalmente uma comunidade como também movimenta renda e gera empregos para o setor.  De acordo com a pesquisa realizada pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), a economia também é beneficiada, pois, só em 2021, o setor de cultura e entretenimento gerou 268 mil novas vagas de emprego, além de ser responsável por  4,52% do PIB total do país. Assim, é possível pluralizar as vertentes artísticas de uma sociedade e potencializar o Patrimônio Cultural Brasileiro sem deixar a economia parar de girar.  

A cultura transforma vidas

Estar ciente sobre quem se beneficia com a Lei Rouanet pode até parecer complicado, mas, na prática, é mais fácil do que se acredita.  O enriquecimento cultural atinge todos que participam direta ou indiretamente da sua formação, e seu legado pode ser difundido para as próximas gerações da comunidade beneficiada. No fim das contas, quando uma manifestação cultural ganha vida e pode ser exposta para a sociedade, todos saem ganhando – empresas, artistas, instituições, cidadãos. Conheça os benefícios de iniciar estratégias de marketing cultural na sua empresa.  
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Quando?

dezembro de 2023

Onde?

Sala Lindolf Bell-CIC/Florianópolis

Com olhar voltado para questões de identidades em temas como gênero, sexualidade, miscigenação, decolonialidade e o cotidiano, o artista Mauricio Igor é o grande vencedor da 9ª edição do Prêmio AF de Arte Contemporânea. O anúncio foi na última quarta (30), na abertura da exposição oficial com os três finalistas da premiação — Bill Or (Itajaí), Mauricio Igor (Florianópolis) e Lucas Pereira Elias (Sombrio) — no Espaço Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura (CIC), na Capital. Como prêmio, Igor fará uma residência artística de três meses na Cité Internationale des Arts, em Paris. A mostra com obras dos selecionados segue aberta para visitação até 15 de janeiro de 2023. Confira as fotos da premiação!


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O projeto direcionado ao público infantil acontece todos os domingos no Villa Romana Shopping em Florianópolis, com entrada gratuita Para abrir o mês de dezembro, a Cia Pé De Vento Teatro apresenta o famoso espetáculo “Dona Bilica e o Boi de Mamão”, que traz a cultura açoriana como base para divertir toda a família com os personagens mais queridos dos manezinhos. A peça é parte do repertório da Cia Pé de Vento Teatro, de Florianópolis, criada há 28 anos e reconhecida pela pesquisa em busca de uma linguagem própria, popular e universal. Dia 04/12, às 11h30 no Villa Romana Shopping em Florianópolis. No dia 11/12, a diversão fica por conta do artista Diogo Álvares, com o espetáculo “Cara a Cara”, um show de mágicas que se inspirou nas apresentações de rua que acontecem desde épocas remotas por todo o mundo. Diogo traz para os palcos um show com improviso e bastante interação com o público. Um momento para toda a família. A programação do ano encerra com um espetáculo natalino. No dia 18/12, o grupo Pequeninus de Arte apresenta “Ajudante de Papai Noel”, a história de um duende temperamental e teimoso, que foi escolhido para uma tarefa muito importante: colocar os presentes de Natal dentro do trenó. Contada com todo o encanto do Natal, o grupo utiliza o Teatro de Bonecos sem fala, acessível para todas as idades. O Domingo com Teatro é um dos mais importantes projetos de promoção da cultura na infância e formação de plateia de Santa Catarina. Realiza apresentações semanais de espetáculos infantis para curtir em família, sempre em sessões gratuitas. O projeto é totalmente patrocinado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. Com o apoio cultural do Villa Romana Shopping e Cinesystem. A coordenação geral é da Marte Cultural.   Programação – Dezembro de 2022

Dia 4/12 – 04/12 – Dona Bilica e o Boi de Mamão | Cia Pé De Vento Teatro 

Dia 11/12 – Cara a Cara | Diogo Álvares

Dia 18/12 – Ajudante de Papai Noel | Pequeninus Grupo de Arte

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Foram 3 dias de projeções mapeadas, instalações de luz, jam sessions de VJs, live cinema e mais de 20 artistas convidados. A primeira edição do We Light Floripa foi inesquecível! Confira algumas fotos do festival. Fotos de Eduardo Duks.
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Um dos maiores expoentes do hard bop terá concerto especial com participação de virtuoses da música catarinense no dia 11 de novembro, no Villa Romana Shopping. Gratuito A penúltima edição do ano do Sexta Jazz AF, promovido todos os meses pela Aliança Francesa de Florianópolis, apresenta um tributo inédito a Lee Morgan (1938-1972). O trompetista norte-americano é considerado um dos maiores expoentes do chamado hard bop, um subgênero jazz que se desenvolveu nos anos 60, a década mais prolífica do estilo. O concerto reunirá cinco grandes virtuoses da cena instrumental de Santa Catarina, entre eles o trompetista Gabriel Barbalho e o saxofonista Elio Lorenzo. O show será no dia 11 de novembro, às 20h, no Piso G3 (estacionamento) do Villa Romana Shopping, na Capital. A entrada é gratuita.  Um quinteto especial foi montado para o concerto Sexta Jazz AF – Especial Lee Morgan. Além de Gabriel Barbalho no trompete — músico que teve enorme influência de e Lee Morgan em sua formação — e de Lorenzo no sax, também foram convidados Edilson Tatu, no piano, e o baterista gaúcho Bruno Braga. No contrabaixo estará Tiê Pereira. Morgan teve uma carreira meteórica e muito produtiva, embora curta: ele morreu antes de completar 34 anos, assassinado pela própria mulher em 1972. O curador do Sexta Jazz AF, Tiê Pereira, conta que ele foi um dos nomes mais importantes do jazz, especialmente do hard bop. “Esse subgênero foi uma ponte entre o bebop, uma corrente do jazz  mais ‘intelectualizada’, com outros ritmos, como o blues e o soul”, afirma.  Músicos e grupos dessa época já foram homenageados em outras edições do Sexta Jazz AF, como o Jazz Messengers, por exemplo — Lee Morgan, inclusive, integrou a formação original desse conjunto.  “Como instrumentista, Morgan foi um dos grandes virtuoses do jazz mundial. Um trompetista que influenciou e influencia músicos até hoje”, diz Pereira.

Projeto promovido desde 2014 

O Sexta Jazz AF é promovido pela Aliança Francesa Florianópolis desde 2014. Trata-se de um dos mais importantes projetos gratuitos de música instrumental da Capital, com concertos mensais que homenageiam grandes nomes do jazz mundial e valorizam os músicos de Santa Catarina.   O Sexta Jazz AF de novembro de 2022 é viabilizado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis. Apoio cultural do Villa Romana Shopping. Produção da Marte Cultural. Realização da Aliança Francesa de Florianópolis.  

Agende-se Sexta Jazz AF apresenta: Especial Lee Morgan

Quando: sexta, 11/11, 20h Onde: Piso G3 do Villa Romana Shopping (Av. Me. Benvenuta, 687 – Santa Mônica, Florianópolis) Quanto: gratuito.  Sujeito à lotação do espaço Mais informações: www.affloripa.com.br Classificação: Livre  
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Projeto semanal que promove o teatro infantil em Florianópolis. Entrada gratuita para crianças de todas as idades  Para abrir a programação do mês de novembro, a Cia Ospália apresenta o espetáculo “Estapafúrdio”, que conta a história do palhaço Pacacoenco que leva em sua bagagem muitos truques e amores. Com atuação, criação e sonoplastia de Charles Augusto e direção de Márcio Libar, a apresentação é para todas as idades. Dia 6/11, às 11h30, no Cinesystem do Villa Romana Shopping, em Florianópolis, com entrada gratuita.   No dia 13, é a vez de “A sua voz – uma peça sobre Malala”, do Coletivo Mar Cultural, inspirar toda a plateia. A história encantadora da famosa paquistanesa é retratada de forma lúdica, através da contação de histórias encenada pelas atrizes Maria Amélia Gimmler e Raquel Stüpp. A peça foi idealizada em 2019, quando as artistas se juntaram para criar o Coletivo Mar, voltado para criações em artes cênicas de caráter autoral e colaborativo.  Seguindo a programação, o contador de histórias, escritor e músico, Felipe Ferro, apresenta o espetáculo “Histórias da Ilha Escondida”, no dia 20. A peça conta com bichos que assustam, canções e frutas mágicas, além de trazer surpresas e emoções para toda a família. No dia 27, é a vez da Cia Artística Guita apresentar o “Arandua”, espetáculo que conta a história da criação, de acordo com os elementos do cotidiano Guarani. Depois de sonhar com um beija-flor sagrado, Djaxuká sai em busca de uma terra não muito longe, lá ela encontra uma anciã que nos conta as histórias ao redor do fogo e aponta os caminhos de Arandua, a sabedoria ancestral. A peça tem a direção de Rafaela Herran, com atuação de Guilherme Freitas e Tainá Orsi. O Domingo com Teatro é um dos mais importantes projetos de promoção da cultura na infância e formação de plateia de Santa Catarina. Realiza apresentações semanais de espetáculos infantis para curtir em família, sempre em sessões gratuitas. O projeto é totalmente patrocinado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. Com o apoio cultural do Villa Romana Shopping e Cinesystem. A coordenação geral é da Marte Cultural.  

Programação – Novembro de 2022

Dia 6/11 – Estapafúrdio | Cia Ospália 

Dia 13/11 – A sua voz – uma peça sobre Malala | Coletivo Mar Cultural

Dia 20/11 – Histórias da Ilha Escondida | Felipe Ferro  

Dia 27/11 – Arandua | Cia Artística Guita

 
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A abertura do 2º Festival de Circo de Florianópolis contou com o espetáculo do Dalecirco, que fez todo mundo sorrir: dos pequenos até os mais velhos. Teve participação do público, malabares, palhaçada e muito bom humor. Confira algumas fotos!
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Sob a regência de Luiz Gustavo Zago, o concerto “Origens” aconteceu no Teatro Ademir Rosa (CIC), no dia 7 de outubro de 2022. A Orquestra Brasileira é um dos trabalhos dirigidos pelo pianista e produtor musical catarinense, Luiz Gustavo Zago, conhecido pelo pioneirismo em buscar diferentes linguagens sonoras, trabalhando desde formação orquestral junto à Camerata Florianópolis ou Orquestra Sinfônica Brasileira, até o universo da canção popular. Confira algumas fotos do concerto!
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O baterista e compositor Edu Ribeiro, vencedor do Grammy Awards, foi um dos convidados do Sexta Jazz AF de outubro, promovido desde 2014 pela Aliança Francesa Florianópolis. O show teve a presença de outros dois músicos ilustres: Luiz Gustavo Zago no piano e de Sérgio Coelho no trombone. Confira algumas fotos do evento!
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Na programação estão 16 grupos convidados de estados como Santa Catarina, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul Democrático e gratuito, o Festival de Circo de Florianópolis chega a sua segunda edição. Com data marcada para acontecer entre 20 e 29 de outubro, o público poderá conferir as apresentações em diversos locais da cidade: Floripa Shopping, Teatro Pedro Ivo, Teatro Álvaro de Carvalho, Centro Histórico e Parque Jardim Botânico. Com atrações diversas, a programação do Festival conta com espetáculos de curta e longa duração, de artistas locais e nacionais, distribuídos entre linguagens de palhaçaria, acrobacias, mágicas e malabarismo.  Entre os grupos convidados está o Circo Amarillo de São Paulo, companhia fundada em 1997 e referência da linguagem do circo contemporâneo na América do Sul, com os espetáculos “Experimento Circo”, no dia 22 e “Clake”, no dia 23, que mesclam linguagens de expressão teatral, música, dança e técnicas circenses.  De acordo com o diretor e ator da Cia, Marcelo Lujan, eventos que promovem e democratizam a arte circense são fundamentais para incentivar os artistas e atrair novos públicos. “É muito importante ter festivais como esse para fortalecer a arte circense. Estamos muito felizes em poder encontrar o público novamente”.  

Do circo tradicional ao contemporâneo: programação para todos os públicos

A Cia dos Palhaços vem do Paraná para encenar o “Concerto em Ri Maior”, uma comédia musical que surgiu em 2005, a partir de jogos de improvisação de palhaço com a música. Do Rio Grande do Sul, no dia 28, o grupo Máscaras EnCena apresenta “Bando”. “La Perseguida” é o espetáculo do grupo Teatro VagaMundo, que através do Palhaço Rabito incentiva a interação com o público. Os artistas circenses de Santa Catarina ganham destaque na programação. O Grupo Circar com o espetáculo “Iminência do Agora”, Cia Pé de Vento apresenta sua nova comédia “Desajustada”, a Cia Mútua traz o “Le Cirque de Pulgué”, Jorian Peçanha com “Show de Mágicas e Ilusionismo”, Companhia Lona Azul com “Gran Circo” e Diogo Álvares com “Mundo Mágico”, além do “Espetáculo de Encerramento”, com a Circocan. Além dos espetáculos, a segunda edição do Festival de Circo de Florianópolis oferece vivências circenses, a partir da parceria das principais escolas de circo da região e para democratizar o universo do circo, alguns espetáculos serão apresentados em escolas municipais afastadas do centro da cidade. É com esse espírito de diversidade e amor às pessoas que retomamos a realização de um festival único em Florianópolis. Um evento pensado para potencializar a ocupação da cidade pelas artes do circo em suas variadas tendências”, afirma Tailor Morais, diretor de programação da Marte Cultural, idealizadora do evento. Diante do sucesso da primeira edição realizada em outubro de 2019, a expectativa é que a segunda beneficie um público superior a 10 mil pessoas.  O Festival de Circo de Florianópolis é patrocinado pelo município de Florianópolis e pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura nº 3659/91. Apoio cultural do Floripa Shopping e Hotel Porto da Ilha. Idealização, Organização e Produção da Marte Cultural. Para mais informações, acesse o site oficial: www.floripacirco.com.br
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Sob a regência de Luiz Gustavo Zago, o concerto “Origens” acontecerá no Teatro Ademir Rosa (CIC)  às 20h30 e terá um ensaio aberto no Mercado Público, no dia 5, ao meio dia Foi com o objetivo de dar voz aos instrumentos da música brasileira com a mesma potência e força da música clássica que a Orquestra Brasileira nasceu. O público poderá conferir no próximo dia 5 de outubro, no Mercado Público de Florianópolis, um ensaio do que será o concerto do dia 7, no Teatro Ademir Rosa (CIC), às 20h30, com entrada gratuita. A Orquestra Brasileira é um dos trabalhos dirigidos pelo pianista e produtor musical catarinense, Luiz Gustavo Zago, conhecido pelo pioneirismo em buscar diferentes linguagens sonoras, trabalhando desde formação orquestral junto à Camerata Florianópolis ou Orquestra Sinfônica Brasileira, até o universo da canção popular, com as suas colaborações com Lenine, Toquinho e Paulinho Moska.  Quanto ao projeto, o artista falou sobre a essência inicial: “A ideia é trazer elementos do universo clássico como a valorização da música essencialmente escrita, a organização sistemática do grupo e ensaios, trazendo a nobreza e respeitabilidade dos grupos clássicos“, afirma Zago. Entre as músicas do programa estão desde “Noturno”, de Frederic Chopin e “Corta jaca” de Chiquinha Gonzaga, até “Samba do grande amor” de Chico Buarque e “Qui nem jiló” de Luiz Gonzaga/Humberto Teixeira.Tendo como base o conjunto regional, violões 6 e 7 cordas, bandolim, cavaquinho, flauta, clarinete e percussão, somados ao acordeon e piano, contrabaixo e bateria, o concerto amplia o acesso do público à cultura e incentiva a formação de plateia.  
Origens: das raízes à ascensão da música instrumental brasileira
Dividido em duas partes, o concerto apresenta peças consideradas originárias da música popular brasileira, gestada pela Europa e África, mas que em pouco tempo ganhou contornos próprios que nos fez pensar que o cavaquinho e o violão são brasileiros, pois pertencem à nossa identidade musical. Nesta investigação, a Orquestra Brasileira traz no repertório, desde a gestação, até o amadurecimento da nossa música instrumental. Na formação, estão Luiz Gustavo Zago na regência e piano, Eduardo Pimentel e Filipe Müller nos violões, Tiê Pereira no contrabaixo acústico. No cavaquinho, Duh Romão, no bandolim, Lucas Martinez. Rafael Petry no acordeon e Richard Montano na bateria. A percussão é com Alexandre Damaria. Na flauta transversal Ana Luisa Remor e na flauta/sax, Elio Vistel. Arranjos de Luiz Gustavo Zago e Alexandre Lunardelli. A Orquestra Brasileira é patrocinada pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Prefeitura Municipal de Florianópolis – Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Lei de Incentivo à Cultura de Florianópolis. Com apoio cultural da Escola da Ilha e Corporate Park, coordenação e co-produção da Marte Cultural e realização de Luiz Gustavo Zago. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados pelo Sympla.  

AGENDE-SE

Orquestra Brasileira – Origens

Concerto Sexta-feira (07/10), às 20h30 Teatro Ademir Rosa (CIC) Entrada Gratuita, com retirada de ingressos 1 hora antes. Classificação: livre. Ensaio Aberto Sexta-feira (05/10), às 12h00 Mercado Público de Florianópolis  Entrada Gratuita
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Edição do dia 14/10 apresenta repertório do disco Baixo ao Lado, do contrabaixista catarinense Rafael Calegari, um dos grandes nomes da música instrumental de SC; pianista Luiz Gustavo Zago e do trombonista Sérgio Coelho também são convidados. Gratuito! O baterista e compositor Edu Ribeiro, vencedor do Grammy Awards, é um dos convidados do próximo Sexta Jazz AF, promovido desde 2014 pela Aliança Francesa Florianópolis. Em outubro, o projeto será diferente e abre o palco para que Rafael Calegari, um dos nomes mais importantes da música instrumental de Santa Catarina, apresente o repertório do belíssimo Baixo ao Lado, álbum lançado no ano passado. O Especial Calegari convida Edu Ribeiro terá ainda a presença de outros dois músicos ilustres: Luiz Gustavo Zago no piano e de Sérgio Coelho no trombone. Imperdível. Dia 14 de outubro, às 20h, no Piso G3 (estacionamento) do Villa Romana Shopping, na Capital.   O concerto Baixo ao Lado – Ao Vivo apresenta toda a versatilidade de Rafael Calegari como compositor. As faixas evocam as influências do jazz e da música brasileira, sul-americana e contemporânea e, principalmente, as vivências do músico, produtor e arranjador. Ao juntar no mesmo palco mestres da música brasileira — todos nascidos em Santa Catarina, vale dizer, mostrando a vocação do estado para esse estilo —, a proposta do espetáculo é reverberar a música instrumental que está sendo desenvolvida na cena do Sul do país. Baixo ao Lado é um disco lançado em 2021, feito remotamente e com 10 faixas e 10 convidados. Este ano, apresentamos o resultado desse trabalho em um circuito de apresentações por 10 cidades da Grande Florianópolis junto ao Luiz Gustavo Zago e ao Sérgio Coelho. Foi tão bonito que resolvi manter essa formação de trombone, piano e baixo para o show no Sexta Jazz AF e ainda convidar o grande baterista Edu Ribeiro para uma versão em quarteto — afirma Rafael Calegari.  

Edu Ribeiro, um virtuose nascido em SC

Nascido em Florianópolis, Edu Ribeiro tem mais de 25 anos de carreira e 15 álbuns lançados, tanto como líder como junto aos grupos Trio Corrente e Vento em Madeira e em colaborações. Em 2014, o disco Song For Maura, produzido pelo seu Trio Corrente com o cubano Paquito d’Rivera, foi vencedor do Grammy Awards de melhor álbum latino de Jazz. Em 2019, Edu foi nomeado ao Grammy pelo disco Folia de tReis, do qual é líder, na categoria de Melhor Álbum Instrumental.  — Estamos já no 9º ano de projeto, temos pessoas que nos acompanham desde há muitos anos e vemos também que a cada edição o público se renova. Esta edição será especial: teremos Rafael Calegari, um dos músicos mais importantes do estado e com um longo trabalho como compositor, que convida um dos músicos brasileiros mais importantes em atividade — diz o músico e curador do projeto, Tiê Pereira.

Música e solidariedade 

Esta edição do Sexta Jazz AF terá, mais uma vez, parceria com o Conselho Comunitário do Córrego Grande (CCCG), da Capital, e arrecadará alimentos e brinquedos para doá-los a famílias em situação de vulnerabilidade social. Para participar da campanha, basta levar alimentos não perecíveis e brinquedos novos ou usados em bom estado no dia do evento.   Para quem curte cerveja artesanal, haverá venda de chope no local.  Também serão vendidos vinhos. Não é permitido entrar com bebidas. O Sexta Jazz AF 2022 é viabilizado pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Florianópolis. Apoio cultural do Villa Romana Shopping. Produção da Marte Cultural. Realização da Aliança Francesa de Florianópolis.  

Agende-se Sexta Jazz AF apresenta: Especial Calegari convida Edu Ribeiro